Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

AD Alagoas / Lições Bíblicas

18/02/2024

Lição 7 - O MINISTÉRIO DA IGREJA

Comentário da lição bíblica para o fim de semana com Pr. Jairo Teixeira Rodrigues


INTRODUÇÃO

Nesta lição, estudaremos sobre os “dons ministeriais”; pontuaremos cada um [apóstolo, profeta, evangelista, pastor e mestre] com suas especificidades; falaremos também sobre as funções do presbítero e mencionaremos a diferença entre o diaconato e a diaconia, mostrando que o primeiro é uam função eclesiástica para alguns escolhidos e o segundo um serviço para todo os crentes.

I - A ESTRUTURA MINISTERIAL DO GOVERNO DA IGREJA:

1. O ministério quíntuplo.

1.1. Deus pôs na Igreja apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres (Ef 4.11)

1.2. Apóstolo

  • O termo deriva-se do grego e significa literalmente “enviado” (Lc 6.13; 9.10). Paulo foi comissionado diretamente pelo próprio Senhor (1Co 9.1; 15.8), depois de sua ascensão, para levar o evangelho aos gentios” (At 9.1-15) (VINE, 2002, p. 407). O título “apóstolo” se aplica a certos líderes cristãos no NT. O verbo: “apostello” significa: “enviar alguém em missão especial como mensageiro e representante pessoal de quem o envia. O título é usado para Cristo (Hb 3.1), os doze discípulos escolhidos por Jesus (Mt 10.2), o apóstolo Paulo (Rm 1.1; 2Co 1.1; Gl 1.1) e outros (At 14.4,14; Rm 16.7; Gl 1.19; 2.8,9; 1Ts 2.6,7).
  • O termo apóstolo no sentido especial e no sentido geral. No sentido geral, efere-se àqueles que viram Jesus após a sua ressurreição e que foram pessoalmente comissionados por. Ele a pregar o evangelho e estabelecer igrejas (os Doze, Paulo e outros). Eles tinham autoridade ímpar na igreja, no tocante à revelação divina e à mensagem original do evangelho, como ninguém mais até hoje. O ministério de apóstolo nesse sentido restrito é exclusivo, e dele não há repetição (1Co 15.8). Já os apóstolos no sentido geral refere-se àqueles que são enviados pelo Senhor Jesus e pela Igreja para levar as boas novas de salvação a outros povos (Rm 10.13-17). Nesse sentido, existem homens que exercem um trabalho apostólico. Podemos dizer que todo aquele que realiza a obra missionária pode ser denominado, nesse aspecto apóstolo (Mt 28.19,20; Mc 16.15-20).

a. Alguém enviado em uma missão (Mt 10.2; Lc 22.14; At 13.2)

b. Alguns requisitos podem ser destacados para alguém ser um apóstolo:

. Ter estado com o Senhor Jesus (At 1.21,22)

. Ter sido uma testemunha da ressurreição de Jesus (At 1.22)

c. Ter visto o Senhor (At 9.1-5)

d. Ter operado sinais e maravilhas (2Co 12.1-5)

1.3. Profeta

  • A palavra hebraica para profeta é: “navi”, que vem da raiz verbal: “nava”. Essa palavra significa: “anunciador”. Os temos hebraicos: “roeh” e “hozeh” também são usados para profeta. Ambos significam “aquele que vê”, ou seja, “vidente” (1Cr 29.29). A palavra grega comumente usada é: “prophétes” (Mt 1.22; 2.5,16; Mc 8.28; Lc 1.70,76; Ap 10.7; 11.10). O substantivo “propheteia”, siginifica: “profecia”. Essas palavras derivam do grego: “pro”, “antes” e, “phemi”, “falar por outrem” (CHAMPLIN, 2004, p. 424).
  • Diferença entre o dom de profeta e o dom de profecia. Quanto ao dom de profecia (1Co 12.10-b) precisamos fazer algumas observações porque no AT, havia um “ministério profético”, reconhecido e considerado por toda nação. Hoje, não existe esse ministério nas igrejas cristãs. Existem pessoas ou mensageiros de Deus, que possuem o “dom de profecia”, usado em determinadas ocasiões, com propósitos definidos (BERGSTEIN, 1993, 113,115,116).

a. O profeta era alguém inspirado e autorizado para falar em nome de Deus.

. Nesse aspecto, ele era um porta-voz de Deus

b. No Novo Testamento, o profeta:

. Exortava e consolava (At 15.32) e

. Trazia revelação do futuro (At 11.27-29)

c. Contudo, a Escritura distingue o ministério de profeta do dom da profecia

. Somente alguns eram chamados para ser profetas (Ef 4.11)

. Porém, todos poderiam exercer o dom da profecia (1Co 14.5,31)

1.4. Evangelista

  • A palavra evangelista vem do grego: “euangelistes”, que literalmente significa: “mensageiro de boas novas” formado de “eu” que é “bem”, e “angelos” que é “mensageiro” (At 8.5,26,40; 21.8). Por isto, podemos dizer que os missionários são verdadeiros evangelistas por serem essencialmente pregadores do Evangelho. Paulo era um evangelista (1Co 1.17), bem como também Timóteo (2Tm 4.5). Uma das características de quem recebe este dom ministerial é a dedicação ao evangelismo: “Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo” (Fp 3.7).
  • A diferença do ministério de evangelista da função de evangelizador. Evangelista é um termo encontrado apenas três vezes no NT: “Felipe, o evangelista [...]” (At 21.8); “Ele mesmo concedeu uns para evangelistas [...]” (Ef 4.11) e, “Faze o trabalho de um evangelista [...]” (2Tm 4.5). A primeira referência é um homem como evangelista, a segunda, ao dom de evangelista e a terceira, ao trabalho de evangelista. A chamada especial de Deus para o ministério de evangelista está reservada a alguns crentes (Ef 4.11), mas a chamada geral para ganhar almas é feita a todos os crentes (Mc 16.15,19; At 1.8,9)

a. É alguém cujo ministério é centrado na salvação de almas (At 8.5; 21.8)

1.5. Pastores e mestres

a. O pastor possui a função de apascentar (Jo 21.16)

b. O mestre possui a função de ensinar (Rm 12.7)

  • No hebraico, “raah” tem o sentido de “pastor”. No seu sentido literal, “um pastor” é alguém que cuida dos rebanhos de ovelhas. Os pastores eram conhecidos como profissionais que alimentavam e protegiam os rebanhos (Jr 31.10; Ez 34.2), que procuravam as ovelhas perdidas (Ez 34.12) e que livravam dos animais ferozes as ovelhas que estivessem sendo atacadas (Am 3.12)” (CHAMPLIN, 2004). Na igreja local, o pastor é um guia espiritual do povo de Deus. O termo pastor do grego “poimēn” no Novo Testamento tem o significado de “apascentador de ovelhas”.
  • Entre os dons ministeriais concedidos a igreja, encontra-se o dom de pastor (Ef 4.11). O pastor é o responsável pela direção e pelo apascentamento do rebanho. É “o anjo da igreja” (Ap 2.1). Serve sob a direção do Bom Pastor, a quem pertence a Igreja (1Pd 5.2,4), e deve andar nas suas pisadas (Jr 17.16) e sob a sua direção (Jr 3.15). Cabe ao pastor velar pelas ovelhas, como quem tem de dar conta delas (Hb 13.17) (BERGSTÉN, 2007, p. 116).
  • A necessidade de um pastor para a igreja e as suas muitas atribuições. “Sua missão é múltipla e polivalente. Um pastor agi como ensinador, conselheiro, pregador, evangelizador, missionário, profeta, juiz de causas complexas, fazer as vezes de psicólogo, conciliador, administrador eclesiástico dos bens espirituais e de recursos humanos sob seus cuidados, na igreja local; é administrador de bens materiais ou patrimoniais; gestor de finanças e recursos monetários, da igreja local” (RENOVATO, 2014, p. 114). Algumas outras atribuições do pastor são: “(a) cuidar da sã doutrina, refutar a heresia (Tt 1.9-11); (b) ensinar a Palavra de Deus e exercer a direção da igreja local (1Ts 5.12; 1Tm 3.1-5); (c) ser um exemplo da pureza e da sã doutrina (Tt 2.7,8) e, (d) esforçar-se no sentido de que todos os crentes permaneçam na graça divina (Hb 12.15; 13.17; 1Pd 5.2) (STAMPS, 1995, p. 1815).
  • O termo mestre deriva-se do grego “didáskalos”, que significa: “instrutor”, “doutor” ou “mestre”. É aplicado a Jesus (Mt 8.19; 12.38; 17.24; Mc 5.35; 14.14; Jo 11.28); aos mestres da Lei (Mt 9.11; 10.24,25; Lc 2.46; 6.40; Jo 3.10); a João Batista (Lc 3.12); e ao apóstolo Paulo (1Tm 2.7). A atividade primordial do mestre, doutor ou ensinador é cuidar do ensino fundamental das Sagradas Escrituras. Os mestres são aqueles que têm de Deus um dom especial para esclarecer, expor e proclamar a Palavra de Deus, afim de edificar o corpo de Cristo (Ef 4.11,12) (STAMPS, 1995, p. 1814).
  • O “dom ministerial” de Mestre ou Doutor é, sem dúvida, um dos mais importantes e necessários à Igreja do Senhor Jesus. Por isso, ele é mencionado nas três listas dos dons (Rm 12.6-8; 1Co 12.28; Ef 4.11). O ensino da Palavra de Deus é indispensável e de fundamental importância para o crescimento e a edificação da Igreja do Senhor Jesus (Rm 15.4; Cl 1.28; 2.7; 3.16). Por isso, Ele mesmo vocacionou e comissionou alguns para serem doutores ou mestres (Ef 4.11-13). Alguns escritores erroneamente confundem o “dom ministerial” de mestre com o “dom de ensinar” (serviço). Mas, é importante salientar que o dom ministerial de mestre ou doutor é exclusivo para obreiros (At 13.1-3; Ef 4.11). Já o dom de ensinar, como dom de serviço (Rm 12.6-8) está acessível a todo cristão.

CONCLUSÃO

Assim podemos ver o ministério sob diferentes aspectos. Foi o próprio Jesus que deu e dar Dons aos homens. Foi Deus que pôs na Igreja alguns para o exercício de determinadas funções específicas. Esses ministérios devem ser vistos como dons de Deus à Igreja. Ore pelo seu Pastor. Ore pelo governo da Igreja. Ore para que governem NAO gemendo (hebreus 13:17).



O conteúdo e as opiniões expressas são de inteira responsabilidade de seu autor.

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.