Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

AD Alagoas / Lições Bíblicas

10/02/2024

Lição 6 - IGREJA ORGANISMO E ORGANIZAÇÃO

Comentário da Lição Bíblica para o fim de semana com o Pr. Jairo Teixeira Rodrigues


INTRODUÇÃO

Nesta lição, abordaremos o conceito de igreja e suas definições como organismo e organização. Veremos que as Escrituras nos apresentam essas verdades de maneira inconteste, pois não se pode existir um organismo, sem que ele venha precedido de uma organização.

- Na sequência do estudo da Eclesiologia, veremos a dupla dimensão da Igreja enquanto organismo e organização.

- A Igreja é tanto um organismo quanto uma organização.

I – DEUS É UM DEUS ORGANIZADO:

- Na sequência do estudo da Eclesiologia, falaremos hoje a respeito da ordem que deve existir na Igreja, ordem esta que se revela numa dupla faceta: o organismo e a organização.

- Nosso Deus é um Deus de ordem, como diz conhecido hino de autoria do compositor Alceu Pires, “é ordeiro”. O apóstolo Paulo fez questão de afirmar que Deus não é Deus de confusão, senão de paz em todas as igrejas dos santos (I Co.14:33).

- A criação de todas as coisas mostra claramente este caráter divino, pois tudo foi criado e é mantido em perfeita harmonia e equilíbrio, seguindo uma ordem estabelecida pelo próprio Senhor (Sl.19:1-6).

- Por isso mesmo, a todo este universo existente se costuma utilizar uma expressão grega, que dá ideia precisamente desta ordenação, desta ordem, que é a expressão “cosmos”, que se contrapõe a outra, chamada de “caos”, que é exatamente esta circunstância de desordem, de confusão, de anarquia.

- Por causa disto, aliás, existem os defensores da teoria da “recriação”, que entendem que, sendo Deus ordeiro, a circunstância de que “a terra era sem forma e vazia” constante de Gn.1:2 é uma desordem causada pela rebelião de Satanás, pois só assim se entenderia uma situação desta natureza. Deus teria, então, reordenado todas as coisas.

- Mas sem adentrar neste aspecto, que não é o objeto nem o objetivo de nosso estudo, tem-se que, em sendo Deus um Deus de ordem, um Deus ordeiro, efetivamente a Igreja não poderia ser diferente, já que tem origem divina e é o povo de Deus, que está em comunhão com o Senhor.

- Por ser Deus o Senhor de todas as coisas, e, como sabemos, em relação aos salvos é Senhor por três motivos, quais sejam, o de ser nosso Criador, nosso Sustentador e nosso Redentor, não há como deixarmos de reconhecer que existe uma ordem, uma ordenação na Igreja, estabelecida diretamente pelo Seu Edificador.

- Aliás, quando vemos as imagens bíblicas da Igreja, nela notamos sempre a presença da ordem. A Igreja é comparada a um edifício, assim o foi no momento da revelação de seu mistério por Cristo em Cesareia de Filipe (Mt.16:18) e qualquer edifício nada mais é que uma ordenação de materiais segundo um plano previamente estabelecido (I Cr.28:11-13; II Cr.7:11).

- A Igreja também é comparada a um corpo (I Co.12:27; Ef.4:12) e o corpo, sabemos todos, é um organismo, ou seja, um ser vivo que está bem ordenado e que, pela sua ordenação, vai sobrevivendo, crescendo e se desenvolvendo.

- A Igreja também é comparada a uma lavoura (I Co.3:9) e sabemos que toda lavoura é cultivada, cuidada pelo lavrador, que toma todas as providências e tudo organiza para que se obtenha uma boa colheita (Is.5:1,2; Jo.15:1-6).

I I – DEFININDO OS TERMOS:

1. O vocábulo igreja é formado por duas palavras gregas: pelo prefixo “ek”, “a partir de, dentro de” ou “para fora de”; e, “klesis”, que significa “chamada, convocação, convite”. Literalmente quer dizer “chamados para fora”. O termo ainda é usado para designar um “grupo local de cristãos” (Mt 18.17; At 5.11; Rm 16.1,5); ou a Igreja universal à qual todos os servos de Cristo em todos os tempos estão ligados (At 9.31; 1Co 12.28; Ef 1.22). A palavra ‘igreja’ significa, literalmente, ‘chamados para fora’ e era usada para designar ‘assembleia’ ou ‘ajuntamento’ dos cidadãos de uma localidade na antiguidade grega” Declaração de Fé das Assembleias de Deus (2017, p. 120),

2. Como organismo, Forma individual de vida [...] qualquer corpo constituído por órgãos, organelas ou outras estruturas que interagem fisiologicamente, executando os diversos processos necessários à vida”. Houaiss (2001, p. 2079).

3. Como organização, Ato ou efeito de organizar, composição, estrutura, inter-relacionamento regular das partes que constituem um ser vivo. Entidade que serve à realização de ações de interesse social, político, administrativo etc.; instituição, órgão, organismo, sociedade.” Houaiss (2001, p. 2079). Segundo Chiavenato (2011, p. 26), um dos autores nacionais mais conhecidos e respeitados na área da administração de empresas e recursos humanos, organização “é uma entidade social composta de pessoas e de recursos, deliberadamente estruturada e orientada para alcançar um objetivo comum”.

4..Como organismo, ela é o Corpo de Cristo – Segundo Horton (2021, p, 544), Figura bíblica de máxima relevância para apresentar a Igreja é o “Corpo de Cristo”. Era a expressão predileta de Paulo, que frequentemente comparava os inter- relacionamentos e funções dos membros da igreja como partes do corpo. Como corpo, Paulo nos lembra a verdadeira união, que é essencial na igreja ( I Co 12.12). Da mesma forma que o Corpo de Cristo tem o propósito de funcionar eficazmente como uma só unidade, também os dons do Espírito Santo são dados para equipar o corpo “pelo Espírito... o mesmo Senhor... o mesmo Deus que opera tudo em todos... para o que for útil (1 Co 12.4-7). Por esta razão, os membros do corpo de Cristo devem agir com grande cautela “para que não haja divisão no corpo, mas, antes, tenham os membros igual cuidado um dos outros” (1 Co 12.25; Rm 12.5). Embora deva existir união no corpo de Cristo, não se constitui antítese enfatizar que é necessária a diversidade para o bom funcionamento do corpo. No mesmo contexto em que Paulo enfatiza a união, também declara: “Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos”1 Co 12.14). Referindo-se a mesma analogia, em outra epistola ele declara: “Assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação...” (Rm 12.4). Dessa maneira, há uma “unidade na diversidade” dentro do corpo de Cristo.

CONCLUSÃO:

Aprendemos que a igreja do Senhor Jesus, é tanto um organismo como uma organização. Como organismo, a igreja é universal ou invisível, e consiste em todos os discípulos de Cristo, quer estejam vivos ou mortos em todo o mundo e em todos os tempos. Sinta-se feliz em pertencer a igreja como organismo e organização.(1Co 12.12).Amém.



O conteúdo e as opiniões expressas são de inteira responsabilidade de seu autor.

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.