“Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel. (Emanuel traduzido é: Deus conosco).” (Mt 1.23).
VERDADE PRÁTICA
Na dispensação da graça, a Igreja deve refletir os valores do Reino de Deus no mundo.
LEITURA DIÁRIA:
O pecado entrou no mundo por Adão, mas pela pessoa de Cristo veio a salvação
A mensagem do Reino de Deus tem um forte apelo ao arrependimento
Os filhos do Reino devem expressar os valores cristãos no dia a dia.
A expiação de Cristo libertou o homem da maldição da lei
A remissão de pecados é para o louvor e glória de Deus
Os que não obedecem ao Evangelho estão debaixo de maldição
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Mateus 1.21-23; Gálatas 4.3-7.
Mateus 1
21 — E ela dará à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.
22 — Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz:
23 — Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel. (Emanuel traduzido é: Deus conosco).
Gálatas 4
3 — Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo;
4 — mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,
5 — para remir os que estavam debaixo da lei, afim de recebermos a adoção de filhos.
6 — E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.
7 — Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.
1. INTRODUÇÃO
-A Igreja de Cristo é a expressão visível do Reino de Deus no mundo.
-Nesse sentido, há um contraste entre os que representam os valores do Reino e os que representam os valores do Mundo.
-Por isso, nesta lição, temos a oportunidade de refletir a respeito do nosso papel diante de um mundo dominado pelo “espírito” da Babilônia. -Ainda assim, Deus permanece agindo no mundo por meio da Igreja de Cristo, a expressão visível do Reino de Deus.
2. APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da Lição:
I) Esclarecer a respeito do Reino de Deus no mundo;
- A expressão Reino de Deus ou Reino dos Céus.
- Nos evangelhos de Marcos e Lucas a expressão “Reino de Deus” aparece com frequência.
-Todavia, no Evangelho de Mateus, a expressão mais usada pelo evangelista (aparece cerca de trinta e quatro vezes) é “Reino dos Céus”.
-A maioria dos eruditos bíblicos concorda que o emprego da expressão “Reino dos Céus” foi aplicado por Mateus devido à rejeição do povo israelita ao usoindiscriminado do nome de Deus.
-Logo, as expressões “Reino de Deus” e “Reino dos Céus”, quando comparadas entre os Evangelhos sinóticos de Mateus, Marcos e Lucas, são sinônimos e intercambiáveis (Mt 5.3; 13.10,11; Mc 4.10,11; Lc 6.20).
II) Pontuar as bênçãos de uma vida no Reino;
III) Assinalar os males de uma vida no Mundo.
B) Motivação: Os valores do Reino de Deus são opostos ao do Mundo. R
-Nesse sentido, o domínio próprio, a honestidade, a sinceridade, o compromisso conjugal, dentre outros, são valores que manifestam a ética do Reino de Deus.
3. CONCLUSÃO:
A) Aplicação: Quero Estimular você a viver de acordo com os valores do Reino de Deus, dizendo que a melhor a forma de resistir ao “espírito” desse tempo é viver sob a direção do Espírito Santo, manifestando assim a ética e os valores do Reino de Deus, que estão expressos no desenvolvimento do Fruto do Espírito.
- Os judeus aguardavam um reino literal para libertá-los da opressão política, social e econômica.
-Cristo os corrigiu e afirmou que o “Reino de Deus não vem com aparência exterior” (Lc 17.20), isto é, não seria terreno, mas espiritual.
- O reino literal ainda será implantado.
- Nesse aspecto, Cristo veio para resgatar o homem do pecado.
- Isso requer arrependimento e fé no sacrifício da cruz.
- Os que recusam a ética e a moral do Reino são condenados à morte eterna.
- Assim, os valores cristãos devem ser observados pela Igreja, cuja missão é anunciar o Reino de Deus num mundo dominado pelo Império do Mal.
INTRODUÇÃO
-As Escrituras revelam que haverá um futuro reino literal, porém, na presente dispensação da graça, esse reino é espiritual: “o Reino de Deus está entre vós” (Lc 17.21).
-Nesta lição, que encerra o atual trimestre, estudaremos a respeito da implantação do Reino de Deus no mundo, do contraste entre quem vive sob a égide desse reino e os que vivem de acordo com os valores do mundo. -Assim, o propósito é lembrar como Deus age para habitar conosco e reforçar que, embora vivamos grandes desafios, o Reino de Deus permanece agindo no mundo por meio da Igreja (Mt 5.16).
-Palavra-Chave: “REINO”
I. O REINO DE DEUS NO MUNDO
1. A encarnação de Cristo.
-Mateus assevera que a profecia messiânica se cumpriu no nascimento de Jesus (Mt 1.21,22; Is 7.14).
-Esse evento se deu pela concepção de nosso Senhor pelo Espírito Santo no ventre da virgem Maria em que os Evangelhos ratificam que Ele é “filho do Altíssimo” (Lc 1.32) e que o “Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1.14), ou seja, nosso Senhor é o Emanuel, o Deus conosco (Mt 1.23).
- Assim, no tempo determinado, Cristo se fez homem (Gl 4.4), de modo que Ele participou da nossa natureza para expiar os nossos pecados (Hb 2.14-18).
2. A mensagem do Reino.
-Após a tentação no deserto, nosso Senhor deu início ao seu ministério: “desde então, começou Jesus a pregar e a dizer: arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus” (Mt 4.17). -Aqui, fica claro que a mensagem do Reino de Deus contém um apelo ao arrependimento (Mt 3.2), em que o termo grego para arrependimento é metanoia, que significa mudança de mente, abrange o abandono do pecado e o voltar-se para Deus (Lc 24.46,47); compreende uma nova atitude espiritual e moral, bem como uma nova conduta (At 26.20; Ef 4.28).
-Somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Cristo podem restaurar o pecador diante de Deus (At 3.19; Rm 3.23-25; 2Co 7.10). -Por conseguinte, é papel da Igreja proclamar a mensagem do Reino em todo o mundo (Mt 24.14).
3. Os valores do Reino.
-No Sermão do Monte, Cristo revela a ética e a moral do Reino, onde destacam-se: o necessário controle da ira (Mt 5.21,22);
a fuga da imoralidade sexual (Mt 5.27,28);
o casamento indissolúvel (Mt 5.31,32);
a honestidade no falar (Mt 5.33-37);
o não revidar as ofensas (Mt 5.38-44);
a esmola, a oração e a jejum a partir de um coração sincero (Mt 6.1,5,16);
o não julgar os outros (Mt 7.1,2);
o alerta sobre os dois caminhos (Mt 7.13,14);
a advertência contra os falsos profetas (Mt 7.15-23);
e a exortação para a prática desses valores (Mt 7.24-35).
- Nesse sentido, o sermão nos chama para uma vida de perfeição em Cristo (Mt 5.48) e nos convida a priorizar o Reino de Deus e sua justiça (Mt 6.33). -Assim, os filhos do Reino devem expressar esses valores em seu viver diário (Ef 5.8).
*SINOPSE I
-O Reino de Deus no mundo se caracteriza pela encarnação de Jesus Cristo, além da propagação de sua mensagem e valores.
“O REINO DE DEUS ESTÁ ENTRE VÓS”
-De acordo com Jesus, a natureza do reino de Deus é espiritual, não material ou política.
-Muitas pessoas perdem os propósitos de Deus para suas vidas porque não estão dispostas a deixá-lo mudá-las de dentro para fora.
-O fato de que ‘o Reino de Deus não vem com aparência exterior’ (v.20) significa que ele não vem como um poder terreno político, e não podemos ganhar um lugar nele pelos nossos próprios bons esforços.
-Tornar-se parte do reino de Deus exige uma transformação do coração e da mente que somente Deus pode produzir à medida que confiamos a nossa vida a Ele.
-Assim que os propósitos do reino de Deus começam a se desenvolver dentro de uma pessoa, ela começa a desenvolver um caráter semelhante ao de Cristo, que inclui ‘justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo’ (Rm 14.17).
-Através do poder do Espírito, podemos demonstrar o poder do reino de Deus ao vencermos as forças do pecado, as doenças e Satanás, e não por vencermos reis e conquistarmos nações.
- Quando Jesus vier à terra pela segunda vez, o reino de Deus será revelado em seu pleno poder e glória (v.24; cf. Mt 24.30), triunfando sobre reis, nações e todo o mal (Ap 11.15-18; 19.11-21)”.
II. AS BÊNÇÃOS DE UMA VIDA NO REINO:
1. Remissão dos pecados.
- Aos Gálatas, Paulo retrata a nova posição dos crentes em Cristo.
-O apóstolo afirma que “éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo” (Gl 4.3).
-Isso quer dizer que, antes do Evangelho do Reino, a percepção espiritual tanto de judeus quanto de gregos era limitada, legalista e supersticiosa.
-Entretanto, no tempo assinalado, “Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei” (Gl 4.4) para remir a humanidade da escravidão do pecado (Gl 4.5a).
-Desse modo, a morte expiatória de Cristo libertou o homem da maldição da lei e da potestade das trevas (Gl 3.13; Cl 1.13).
-Assim, como pecadores, outrora escravos, e agora perdoados, fomos elevados à condição de filhos por adoção e herdeiros de Cristo (Gl 5.4,5b).
2. Adotados e Herdeiros de Cristo. -Noutro tempo, éramos estranhos e inimigos, mas agora somos filhos reconciliados em Cristo (Cl 1.21).
-Deus concedeu aos filhos a dádiva de um novo nome e uma nova imagem:
a imagem de Cristo (Rm 8.29; Ap 2.17). - Como resultado de nossa adoção, agora como filhos, somos “também herdeiros de Deus por Cristo” (Gl 4.7).
-Nessa herança estão inclusas as promessas à Abraão (Gl 3.29) e a vida eterna (Tt 3.7; Ef 3.6).
- Ao ser aceitos, fomos transformados em filhos para o seu louvor e glória (Ef 1.6).
- O propósito da remissão de pecados, a filiação e a herança, não tem outro alvo senão louvar e glorificar a Deus (Ef 1.6,12,14).
-Portanto, a Igreja nunca terá glória em si mesma; toda a glória é exclusivamente tributada para Deus por intermédio da obra de Cristo (Sl 115.1; Jo 13.31,32).
- Assim, a Igreja é o campo onde se exterioriza o Reino de Deus aqui no mundo (Ef 3.10-12).
*SINOPSE II
-A remissão do pecado, adoção e o tornar-se herdeiros de Cristo são bênçãos de uma vida no Reino.
III - CARACTERÍSTICAS DOS SEGUIDORES DE CRISTO:
- O NT tem muito a dizer a respeito do papel do povo fiel de Deus no seu reino. -Os seguidores de Cristo têm o privilégio e a responsabilidade de buscar constantemente os propósitos e o modo de vida que agrada a Deus em tudo o que fazem, para que a sua presença e o seu poder sejam evidentes as pessoas que estiverem à sua volta.
-Isto requer fome e “sede espiritual profunda” pela presença e pelo poder de Deus, tanto em suas próprias vidas como na comunidade cristã (Mt 5.10; 6.33).
- Jesus transmite informações adicionais sobre a natureza e o caráter daqueles que se tornam parte do seu reino.
-Em Mateus 11.12 Jesus indica que “pela força” as pessoas se apoderam do reino dos céus.
-Isto se refere às pessoas que estão corajosamente comprometidas a romper com os costumes do mundo, que são pecaminosos e desafiam a Deus, e que buscam intensamente um conhecimento mais profundo de Cristo, da sua Palavra e dos seus perfeitos propósitos (1Jo 2.15-17).
-Não importa o custo ou a dificuldade, essas pessoas buscam intensamente o reino, com todo o seu poder.
-Tudo isto quer dizer que vivenciar o reino dos céus e todos os seus benefícios exige um esforço sincero e persistente para crescer na fé e para resistir às más influências de Satanás, do pecado e de uma sociedade corrupta.
-Os benefícios supremos do reino de Deus não se destinam aos que não têm fome sede de justiça.
-O reino de Deus não é para os que negligenciam a Palavra de Deus, ou que fazem concessões aos comportamentos ímpios e aos modos de vida do mundo.
CONCLUSÃO
-Os judeus aguardavam um reino literal para libertá-los da opressão política, social e econômica. Cristo os corrigiu e afirmou que o “Reino de Deus não vem com aparência exterior” (Lc 17.20), isto é, não seria terreno, mas espiritual.
-O reino literal ainda será implantado. Nesse aspecto, Cristo veio para resgatar o homem do pecado.
-Isso requer arrependimento e fé no sacrifício da cruz.
-Os que recusam a ética e a moral do Reino são condenados à morte eterna. Assim, os valores cristãos devem ser observados pela Igreja, cuja missão é anunciar o Reino de Deus num mundo dominado pelo Império do Mal. Glória
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