Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

AD Alagoas / Lições Bíblicas

10/06/2023

LIÇÃO Nº 11 – OS PREJUÍZOS DA MENTIRA NA FAMÍLIA

Comentário da lição bíblica para o fim de semana com Pr. Jairo Teixeira Rodrigues


INTRODUÇÃO

- Na sequência do estudo dos relacionamentos familiares, abordarem os prejuízos da mentira na família.

- A mentira destrói as famílias. Nesta lição vamos analisar um exemplo trágico em uma família, “Ananias e safira”, uma família que foi destruída por causa de uma mentira. Que aprendamos a defender a verdade em nossos relacionamentos familiares. Desde a infância os pais devem ensinar seus filhos a falar a verdade.(3Joao vv. 2,3)”Porque muito me alegrei quando os irmãos vieram, e testificaram da tua verdade, como tu andas na verdade.

Não tenho maior gozo do que este, o de ouvir que os meus filhos andam na verdade.

I -QUE SIGNIFICA A MENTIRA

- Na sequência do estudo sobre os relacionamentos familiares à luz de exemplos da Palavra de Deus, abordaremos os prejuízos da mentira na família.

- A mentira é a primeira filha do diabo. Jesus diz que o diabo é o pai da mentira, porque não há verdade nele e, quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso (Jo.8:44).

- Sabemos que o primeiro pecado foi a soberba. Quando o querubim ungido quis ser igual a Deus e subir ao Seu trono (Is.14:13,14), foi achada iniquidade no interior daquele ser (Ez.28:15), surgindo, então, como realidade, o mal, o pecado, que, até então, era apenas uma possibilidade, já que Deus havia criado os anjos com livre-arbítrio e, portanto, o poder entre escolher o bem e o mal.

- Depois da soberba, o pecado a surgir é, precisamente, a mentira, pois, para realizar o seu intento de ser semelhante a Deus, de pôr seu trono acima do Altíssimo, Satanás teria de convencer os demais anjos a segui-lo, a efetuar uma rebelião nos céus.

- Para tanto, precisaria trazer argumentos, defender pontos de vista e circunstâncias que não eram reais, que não correspondiam à realidade, que eram contrários a Deus, que é a verdade (Jr.10:10). Eis o surgimento da mentira, que, como diz o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, é “o que se afirma como verdade mesmo com a consciência de que não está conforme a realidade”.

- Por isso o Senhor Jesus diz que o diabo é mentiroso, o pai da mentira, pois foi o primeiro a mentir e toda a sua existência, a partir de então, passou a ser a de contrariar a verdade, que é Deus, motivo pelo qual sempre está a trabalhar com a mentira.

- A mentira é tão terrível que se trata de pecado que leva para a perdição não só quem o comete, mas que ama o seu cometimento, pois ficarão de fora da cidade santa os que amam e cometem a mentira (Ap.22:15).

- Quando tentou Eva, o diabo mentiu, dizendo que a ingestão do fruto da ciência da árvore do bem e do mal não causaria a morte, como dissera o Senhor, mas, ao revés, faria com que os olhos fossem abertos e eles fossem como Deus, sabendo o bem e o mal (Gn.3:5).

- Notemos que, realmente, quando o primeiro casal ingeriu o fruto, os seus olhos foram abertos, como disse Satanás (Cf. Ap.3:7) e passaram eles a experimentarem, a conhecerem o bem e o mal (Ap.3:22), mas não ficaram iguais a Deus, mas, pelo contrário, se tornaram em escravos do pecado (Jo.8:34) e, como Deus havia dito, morreram, pois não tinham mais comunhão com Deus (Gn.3:10).

- Vemos, pois, que toda mentira sempre tem um lastro de verdade, sempre apresenta elementos que são verídicos, sem o que não se terá credibilidade a ela e toda mentira é dita para ser crida, para enganar as pessoas, de modo a que acreditem que o que está sendo dito é a realidade, quando não no é.

- O diabo, por ser mentiroso, engana todo o mundo (Ap.12:9) e, em virtude disto, tem levado muitos à perdição eterna. Devemos ter todo cuidado para não cremos na mentira, mas, sim, crermos na verdade, que é Deus e a Sua Palavra (Cf. Jo.17:17). Os que preferirem crer na mentira, sofrerão terrível juízo da parte do Senhor (II Ts.2:10-12).

  • O primeiro erro de Ananias e Safira foi mentir. Eles deveriam ter dito: vendemos a propriedade por “x” e trouxemos “y”. Porém, eles tentaram enganar os apóstolos dizendo ter trazido todo o valor da venda. Por isso, o apóstolo Pedro, ao repreender Ananias, disse: “[...] por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? [...] Não mentiste aos homens, mas a Deus” (At 5.3,4). Como podemos observar, a atitude daquele casal foi uma influência do pai da mentira (Jo 8.44).

II - A BÍBLIA NOS ENSINA SOBRE A MENTIRA

• Faz parte integrante dos mandamentos do Senhor a proibição de mentir: “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo (Êx 20.16); “Não furtareis, nem mentireis, nem usareis de falsidade cada um com o seu próximo”. (Lv 19.11); “Guarda a tua língua do mal e os teus lábios, de falarem enganosamente” (Sl 34.13);

• O Justo não pode compactuar com ela: “O justo aborrece a palavra de mentira, mas o ímpio é abominável e se confunde” (Pv 13.5); “A testemunha verdadeira não mentirá, mas a testemunha falsa se desboca em mentiras” (Pv. 14.5 ver ainda Pv 20.17; 21.6);

• O castigo virá sobre os que proferem mentira: “A falsa testemunha não ficará impune; e o que profere mentiras perecerá” (Pv 19.9);

• Deus destruirá os mentirosos: “Destruirás aqueles que proferem a mentira; o Senhor aborrecerá o homem sanguinário e fraudulento” (Sl 5.6);

• A mentira traz dias maus: “Porque quem quer amar a vida e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano; aparte-se do mal e faça o bem; busque a paz e siga-a" (1Pd 3.10-11);

• A mentira destrói as amizades: “O homem perverso levanta a contenda, e o difamador separa os maiores amigos” (Pv 16.28);

• Jesus disse que o diabo é o pai da mentira: “Vós tendes por pai ao diabo e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira” (Jo 8.44);

• Paulo advertiu a igreja em colossos sobre este terrível pecado: “Mas, agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos” (Cl 3.7-9);

• O destino final dos mentirosos é a condenação: “Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira” (Ap 22.15).

CONCLUSÃO: - É tolice, amados irmãos, querer mentir ao Espírito Santo. Deus é onisciente: tudo sabe, tudo vê (Sl.139:11-16). Encobrir pecados de Deus é impossível e pecado é uma transgressão contra o Senhor. De que adianta encobrir pecados da igreja, familiares e da sociedade, se se trata de um assunto exclusivamente entre nós e Deus, de quem nada pode ficar encoberto (Hb.4:13)? O resultado disto será tão somente a morte, salário de todo pecado (Rm.6:23) e a revelação de tudo ao povo de Deus, pois o Senhor não Se deixa escarnecer (Gl.6:7).

- Tanto Ananias quanto Safira receberam a justa retribuição pela sua impiedade, pois não tem escape quem não atentar para a salvação em Cristo Jesus (Is.59:18; Os.9:7; Hb.2:2,3). Tinham inveja de Barnabé, eram movidos por sentimento faccioso, quiseram tomar para si uma glória que era devida somente ao Senhor, deixaram-se dominar pelo diabo. Por causa disso, pereceram e, didaticamente, houve a sua morte física para que todos nós aprendamos a lição.

- Ainda hoje há muitos Ananias e Safiras nas igrejas, que estão a perecer diariamente, tendo a pior das mortes: a morte espiritual. Assim como o primeiro casal, até demoram anos para que sejam notórias suas mortes, mas elas acontecem instantaneamente como ocorreu com Ananias e Safira, ou, no tempo da lei, com Nadabe e Abiú. Que o Senhor nos guarde para que aprendamos a viver e andar na Verdade. (3Joao vv. 2,3)”Porque muito me alegrei quando os irmãos vieram, e testificaram da tua verdade, como tu andas na verdade.

Não tenho maior gozo do que este, o de ouvir que os meus filhos andam na verdade.



O conteúdo e as opiniões expressas são de inteira responsabilidade de seu autor.

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.