Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

AD Alagoas / Lições Bíblicas

03/06/2023

Lição 10 - Quando Os Pais Sepultam Seus Filhos.

Comentário da lição bíblica para o fim de semana com Pr. Jairo Teixeira Rodrigues


INTRODUÇÃO:

Nesta lição veremos as perdas na vida, que se abateu sobre a vida de Jó. A partir desse drama temos a oportunidade de refletir a respeito do sofrimento, quando os pais perdem seus filhos, entes queridos, qual o modelo de comportamento que o cristão deve ter para a própria vida diante das adversidades. A realidade de Jó, muitas vezes, pode tornar-se um espelho na vida de muitos cristãos. O que nos deve levar a reagir conforme o que o Senhor Jesus ensinou aos seus discípulos. Em nenhum momento nosso Senhor negou que teríamos sofrimento na vida. Nesse aspecto, a grande diferença entre quem tem confiança em Cristo, está na forma como se passa pelo caminho das perdas.

I – PERDAS DE NATUREZA FAMILIAR

1. Filhos.

Agora Satanás atinge os filhos de Jó - Ele perdeu em um só dia seus dez filhos de forma calamitosa – sete filhos e três filhas.

Será que Satanás podia matar os filhos de Jó?

Os filhos de Jó eram filhos de belial como os filhos de Eli (Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?

Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial e não conheciam o Senhor;

Porém seus filhos não andaram pelos caminhos dele; antes, se inclinaram à avareza, e tomaram presentes, e perverteram o juízo.

1 Samuel 8:3) e de Davi (Tamar 2 Samuel 13:1-14, Absalão, mata seu irmão Amnon. 2 Samuel 13: 23-32, Absalão

Amnon, estuprou sua irmã persegue Davi, com o intuito de tomar seu reinado. 2 Samuel 15, Absalão, teve relação sexual com as mulheres do pai em praça pública. (2 Samuel 16:22) outros servos de DEUS. (1 Samuel 2:12), de Samuel (como de tantos)”E iam seus filhos e faziam banquetes em casa de cada um no seu dia; e enviavam e convidavam as suas três irmãs a comerem e beberem com eles. Sucedia, pois, que, tendo decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Porventura, pecaram meus filhos e blasfemaram de DEUS no seu coração. Assim o fazia Jó continuamente. Jó 1:4,5

E sucedeu um dia, em que seus filhos e suas filhas comiam e bebiam vinho na casa de seu irmão primogênito, que veio um mensageiro a Jó e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pasciam junto a eles;

e eis que deram sobre eles os sabeus, e os tomaram, e aos moços feriram ao fio da espada; e eu somente escapei, para te trazer a nova. Jó 1:13-15

O texto sagrado diz: “Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa de seu irmão primogênito, eis que um grande vento sobreveio dalém do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, a qual caiu sobre os jovens, e morreram” (vv.18,19).

Os filhos de Jó eram beberrões e glutões. Isso é mostrado nos textos acima que dizem: "comendo e bebendo vinho"

Seus banquetes eram cotidianos (já deveriam ser alcóolatras) - "em casa de cada um no seu dia".

Além de viverem de festa em festa, convidavam suas irmãs - "enviavam e convidavam as suas três irmãs a comerem e beberem com eles"

Seus pais nunca estavam nessas festas. Veja que toda tragédia aconteceu no dia em que festejavam e as notícias foram levadas a Jó e sua esposa que não estavam na festa.

Os filhos de Jó eram malandros, não trabalhavam - Veja que toda tragédia aconteceu no dia em que festejavam e os trabalhadores estavam no campo trabalhando.

Depois de cada festa Jó tinha que santificar seus filhos - santificar quem já estava santo? Jó oferecia sacrifícios por seus filhos - Indica que seus filhos haviam pecado.

Sucedia, pois, que, tendo decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Porventura, pecaram meus filhos e blasfemaram de DEUS no seu coração. Assim o fazia Jó continuamente. Jó 1:4,5

Um filho só já faz com que alguns percam a sobriedade, muitos até quebram financeiramente e alguns até chegam a se suicidar por isso. Imagine perder dez filhos de uma vez só, num dia só! Somente Jó mesmo para aguentar firme e permanecer fiel a DEUS.

A exemplo de Jó, o crente deve se refugiar em DEUS. É preciso que a família abra a Bíblia em casa e leia junto com seus membros e busque o Senhor em estudo e muita oração.

Pode ser que um tufão, enviado por Satanás, tenha caído sobre a casa dos filhos de Jó.

Não estamos afirmando, mas pelas características do fenômeno que atingiu Jó e sua fazenda, podemos concluir que poderia ser um Tufão enviado por Satanás. Sobre poder de satanás sobre a natureza, tendo DEUS permitido veja

Ap 13.13 E operava grandes sinais, de maneira que fazia até descer fogo do céu à terra, à vista dos homens;

Temos caso de tufão que matou mais de 800 pessoas e devastou toda uma região. Tufão: é o nome que se dá aos ciclones formados no sul da Ásia e na parte ocidental do Oceano Índico, entre julho e outubro. É o mesmo que furacão, só que na região equatorial do Oceano Pacífico. Os tufões surgem no mar da China e atingem o leste asiático.

Para ver mais sobre tufão, entre em https://pt.wikipedia.org/wiki/Tuf%C3%A3o

A Bíblia diz que Jó se apartava do mal. Por que será que Jó e sua esposa não andavam nas festas dos filhos? O natural seria que Jó e sua esposa fossem convidados para essas festas e que lá estivessem e que fossem os mais honrados nessas festas, não é? ***Ef 6.1 Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. 2 Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa),3 para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.*** Parece que nesses versículos encontramos a resposta para o fim dos filhos de Jó.

 O termo tufão é o nome regional no noroeste do Pacífico para um ciclone tropical grave (ou maduro), [3] ao passo que o furacão é o termo regional no nordeste do Pacífico e no norte do Atlântico. [4] Em outros lugares, isso é chamado de ciclone tropical, ciclone tropical grave ou tempestade ciclônica severa

 2. Esposa. A Esposa de Jó.

A frase “Amaldiçoa a DEUS e morre” (Jó 2.9), atribuída à esposa de Jó, é uma das mais chocantes do livro.

Realmente a mulher de Jó dá conselhos a Jó para que amaldiçoasse a DEUS e morresse. Será que algum de nós não pensasse que o DEUS de Jó não fosse realmente o DEUS certo? A mulher de Jó conhecia seu marido intimamente e sabia de sua integridade. Como ouvir de seu marido que tudo aquilo vinha de DEUS e não se desesperar, e não aceitar este DEUS?

e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor. Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a DEUS falta alguma. Jó 1:21,22

Quanto a dizer para Jó morrer, o próprio Jó disse que seria melhor morrer do que permanecer naquela situação.

Quem dera que se cumprisse o meu desejo, e que DEUS me desse o que espero! E que DEUS quisesse quebrantar-me, e soltasse a sua mão, e acabasse comigo! Jó 6:8,9

A mulher de Jó se desesperou como qualquer outra mulher se desesperaria, ficaria meio louca. Sendo as mulheres mais emotivas que os homens, ainda acho que ela até que não se desesperou tanto assim para que a condenemos.

Esta mulher não deixou seu marido quando ficou pobre, como muitas fazem.

Esta mulher não deixou seu marido quando perdeu todos seus funcionários, como muitas fazem.

Esta mulher não deixou seu marido quando perdeu todos seus filhos, como muitas fazem esta mulher não deixou seu marido quando ficou a beira da morte com uma doença mal cheirosa e repugnante, como muitas fazem.

A reação de Jó foi pensar que ela havia ficado meio louca devido às calamidades e a perca dos filhos. Não a condenou e nem a deixou.

Então, sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a DEUS e morre. Mas ele lhe disse: Como fala qualquer doida, assim falas tu; receberemos o bem de DEUS e não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios. Jó 2:9,10

3. O fato.

Um vento forte soprou sobre os filhos de Jó, matando-os. Os pais não são responsáveis pela fé dos filhos, mas devem educá-los lendo a Bíblia para eles e sendo exemplo para os mesmos. Deve conduzi-los a uma igreja, congregando juntamente com os mesmos. Os pais têm o dever de orar por seus filhos. Os pais devem ser exemplos de fé, leitura da bíblia e oração, para seus filhos.

Ainda hoje, “fortes ventos” continuam a “soprar” em famílias inteiras. O resultado desses “ventos” é a degradação familiar, divórcios, drogas etc.

A exemplo de Jó, o crente deve se refugiar em DEUS. (Sl 46:1)

II – QUE FAZER DIANTE DAS PERDAS:

Vejamos o que a Bíblia diz. Às Escrituras não se opõem ao luto, mas, sim, à atitude de se deixar ser consumido pelo luto. Nas palavras do apóstolo Paulo, podemos ficar “abatidos, mas não destruídos”. E mais: podemos ser “atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados; perseguidos, mas não desamparados” (2Co 4.8,9). Em Deus encontramos conforto para as nossas dores e sofrimentos (Sl 46.1; Na 1.7). Vejamos algumas atitudes que devemos tomar quando estamos enfrentando o luto:

1-Devemos buscar o consolo divino. Quando Jesus disse aos discípulos que estaria partindo, eles ficaram entristecidos, todavia prometeu-lhes que não os deixaria órfãos, prometeu-lhes enviar o Consolador (Jo 15.26). Do gr “parakletos” que significa literalmente “chamado para o lado de alguém”, ou seja, sugere a capacidade para prestar ajuda. Sob este título, o Espírito Santo apresenta-se como aquele que nos proporciona conforto (Jo 14.16). As consolações ministradas por ele, podem vir das seguintes fontes: Palavra de Deus, oração e comunhão com os santos (Sl 119.50; Fp 4.6; 1Pd 5.7; Rm 12.15; Gl 6.2).

2-Devemos aceitar a vontade de Deus. A vontade soberana de Deus pode ser definida como a predisposição inquestionável e irrevogável dele em fazer concretizar os seus planos e decretos na história e na vida particular de cada um dos seus filhos (Dt 32.39; 1Sm 2.6). Logo, se ele decide que alguém morrerá, não devemos questionar, pois é Senhor e faz o que quer, e os seus pensamentos são maiores que os nossos pensamentos (Jó 1.21; Is 55.8,9). Outra coisa deve ser destacada: é que Deus, embora permita a morte do ímpio, Ele não tem prazer nisso, antes seu desejo é que o ímpio se converta (Ez 18.32). Porém, quanto ao justo sua morte é preciosa (Sl 116.15).

3-Devemos ter esperança. O apóstolo Paulo quando escreveu aos tessalonicenses deixou claro que os discípulos de Cristo não devem se entristecer com a morte, como os demais homens que não tem esperança, pois a ressurreição de Jesus é a garantia de que nós ressuscitaremos (1Ts 4.13,14). A fé cristã transcende o túmulo, ela não está limitada as coisas desta vida (1Co 15.19). Ela nos remete a uma vida porvir onde a morte, o pranto, e a dor não mais existirão (Ap 21.4).

Conclusão: Sendo assim, o que, tanto o crente, Como o NAO crente deve fazer, é elaborar o luto. Vejamos algumas estratégias que auxiliam no processo de luto e aceitação da perda:

  1. Perceber-se;
  2. Perceber o tempo necessário para processar o luto;
  3. Conscientizar-se que a vida significa também se arriscar;
  4. Entender que perda não significa o fim do mundo e que se pode sobreviver depois dela. Que Deus nos ajude a superar as perdas da vida.(Fl 4:11-13).


O conteúdo e as opiniões expressas são de inteira responsabilidade de seu autor.

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.