Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

AD Alagoas / Lições Bíblicas

27/05/2023

Lição 09 - UMA FAMÍLIA NADA PERFEITA

Comentário da lição bíblica para o fim de semana com Pr. Jairo Teixeira Rodrigues


TEXTO: (2Sm 3.2-5; 5.13-15; 12.10-13a)

INTRODUÇÃO:

Disse certo escritor que Famílias Saudáveis, Não são Famílias Perfeitas. 

Isso é o que muitos precisam entender. É necessário que, dentro das famílias que querem ser saudáveis, se formem bons hábitos físicos, mentais e espirituais. Isso tem tudo a ver com a formação do modelo mental, que contribui com relações familiares saudáveis. Nesta aula Família, nada perfeita, temos muito a aprender como ter uma família dentro do ideal divino.

- SEGUINDO O MODELO FAMILIAR DIVINO:

-Apenas o criador da família poderia apresentar o modelo ideal e, a partir dele, poderemos guiar as nossas famílias. Por isso, precisamos olhar para a criação da família no Éden.

-Tudo o que Deus criou era perfeito. Nem uma sombra de mal havia em toda a Terra até então. Vamos observar o trecho da Bíblia que descreve os momentos fi nais da semana literal da criação, focando sobre a criação da família.

“E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele” (Gênesis 2:18). Embora tudo fosse perfeito, ainda faltava algo para que fi casse completa a criação. O “não bom” era uma referência ao fato de ainda faltar algo. Havia uma coisa “não boa” na criação perfeita: o homem estava só. Adão estava na companhia de todos os animais, dos próprios anjos e poderia ter a presença de Deus face a face. Mesmo assim, ainda sentia falta de algo. A companhia de Deus e dos anjos não era sufi ciente para Adão. “O homem não foi feito para habitar na solidão; ele deveria ser um ente social. Sem companhia, as belas cenas e deleitosas ocupações do Éden teriam deixado de proporcionar perfeita felicidade. Mesmo a comunhão com os anjos não poderia satisfazer seu desejo de simpatia e companhia. Ninguém havia da mesma natureza para amar e ser amado”. Também chama a atenção o fato de que, embora Deus soubesse que o homem sentiria falta da mulher, deixou o homem sentir falta primeiro, para só então criá-la. Essa foi a estratégia divina. (v. 19-20).

“Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada” (Gênesis 2:21-23).

Assim estava formada a primeira família da Terra, a partir da qual todas as outras seriam formadas e para a qual todas as outras deveriam olhar. A descrição da família edênica deve estar na mente de todos aqueles que buscam ter uma família saudável em nossos dias. No Éden, Deus estabeleceu as bases sobre as quais nossas famílias seriam felizes. É fundamental também reforçar que a felicidade está intimamente ligada com as escolhas que fazemos.

Família saudável.

-Em um mundo dominado pelo pecado, a única maneira de se manter saudável é estando em constante contato com o médico da alma, Jesus Cristo. Ele mesmo se apresentou assim quando disse: “Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes” (Mateus 9:12). As famílias que estão doentes, podem e devem se aproximar de Cristo para que recebam cura.

-A família ideal e perfeita, criada no Éden, não pode ser alcançada por nós nesse momento. A imperfeição, imposta pelo pecado, nos impede de chegarmos à perfeição. Porém, isso não indica que devemos nos conformar com famílias infelizes. Famílias perfeitas não existem, mas as famílias reais felizes, sim.

A família real, que é feliz, tem seus problemas, enfrenta seus desafios, mas nunca se desvincula da fonte da verdadeira felicidade, Jesus Cristo. A consciência de que os problemas chegarão e de que a família será imperfeita gera expectativas reais e evita frustrações grandes que podem afetar a saúde da família.

-É aqui que o assunto da formação dos hábitos e a saúde da família se tocam. Uma família só será realmente saudável se o hábito da busca diária por Cristo for uma realidade em seu cotidiano. Não existe a possibilidade de mentalidade saudável no ambiente familiar se a base filosófica dessa mentalidade não estiver em Deus e na Sua Palavra.

II - PROBLEMAS DE INCESTO E ESTUPRO, NA FAMÍLIA DE DAVI. 

2.1. Houve o pecado de incesto do filho mais velho de Davi contra a própria irmã Tamar (2 Sm 13.1).

a. Amnom tem sua história envolvida em mentiras (2Sm 13.11,12,14,15)

b. Depois de tudo conseguido, Amnon desprezou Tamar.

2.2 Poligamia (união conjugal com várias mulheres). Embora tenha ocorrido alguns casos de poligamia no AT, ela nunca foi estabelecida por Deus. Ao instituir a família, Deus estabeleceu um princípio monogâmico, ou seja, “uma mulher para um homem” (Gn 2.18-24). Davi possuiu muitas mulheres e concubinas (2Sm 3.2-6; 5.13), desobedecendo ao mandato do Senhor (Dt 17.17) e tornando-se um mal exemplo para seus filhos. Salomão, por exemplo, chegou a possuir 700 mulheres e 300 concubinas (1Rs 11.3).

2.3 Incesto (união sexual ilícita entre parentes sanguíneos). Amnom, filho de Davi, foi aconselhado, por um amigo chamado Jonadabe, possuir sua irmã, Tamar, mesmo contrariando a vontade dela, (estupro).( 2 S m 1 3 . 1 - 1 7 ) . Davi soube mais NAO tomou nenhuma atitude, mostrando sua falta de atitude. Absalão, revoltou-se, e chamou seus moços para que o matassem (2Sm 13.22-30).

2.4 A Negligência. Depois de mandar matar Amnon,Absalão fugiu e ficou três exilado em Gesur (2Sm 13.38). Depois, Davi mandou trazê-lo para Jerusalém, mas não o corrigiu, e mandou que ele fosse pra sua casa (2Sm 14.24); durante dois anos, mesmo morando em Jerusalém, Absalão não viu a face do rei (2Sm 14.28). Somente depois de dois anos Davi mandou chamar a Absalão, mas, o encontro foi formal e Davi não lhe falou sobre o assunto. Ao invés de corrigi-lo e repreendê-lo, Davi preferiu o silêncio e a omissão (2Sm 14.33)

2.5- Faltou autoridade paterna. E o rei Davi? Soube do fato, irou-se, mas não fez nada contra Amnom.(2 Sm 13.27-29)

  • Mais tarde Absalão morre precoce ao rebelar-se contra o rei Davi (2Sm 18.14)
  • O rei chorou amargamente a morte de seu filho, Absalão (2 Sm 18.33)

2.6-Precisamos de Vigilância, proximidade e exemplo.

-Infelizmente, não estamos livres de deparar-nos com problemas morais difíceis na família.

-Essa história, do problema moral na família de Davi, nos traz muitas lições. -Precisamos vigiar dentro do nosso lar

-Precisamos de proximidade com a nossa família

-Precisamos, constantemente dar exemplos de vida dentro do lar!

CONCLUSÃO: Os sérios problemas na família de Davi, foram causados, principalmente, por causa de sua negligência e falta de autoridade.

Fale bem de seu cônjuge e filhos sempre que possível. Somos rápidos em falar mal, amaldiçoar e lentos em falar bem, abençoar. Façamos o contrário.

Encha a sua mente com a palavra de Deus (Deut. 6:6-8), de tal forma que sua visão de mundo sempre passe pela visão de Deus. Dessa maneira você conseguirá construir uma família que não é perfeita, mas é saudável e feliz.



O conteúdo e as opiniões expressas são de inteira responsabilidade de seu autor.

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.