Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

AD Alagoas / Lições Bíblicas

06/05/2023

Lição 6- Pais zelosos, filhos rebeldes

Comentário da lição bíblica para o fim de semana com Pr. Jairo Teixeira Rodrigues


INTRODUÇÃO:

- Na sequência do estudo dos relacionamentos familiares, abordarem a questão dos pais e filhos diante de Deus.

- Os pais educam, mas não salvam os filhos.

-Aprenderemos também, que “pais zelosos” vem do Latim “zelotypus” que significa: “alguém que tem e demonstra cuidado ou zelo, esmero, atenção e aplicação no que faz; cuidadoso, diligente, cauteloso, precativo, dedicado”. Com origem também no termo grego “zélos”, a palavra expressa “desvelo, são pais com diligência, e afeição íntima”. 

-E que “filhos rebeldes”, vem do Latim “rebellis” ou “rebellare” que significa: “fazer guerra contra”; Ou insurgente, qualidade de quem se rebela; amotinado, revoltoso, obstinado, quem não se submete, não acata ordens ou disciplina, insubordinado, que não se pode domar; domesticar ou controlar, que custa a ceder, são filhos que não obedecem, e que são teimosos”. Como criar filhos em tempos tão difíceis?

I - A FAMÍLIA DE SANSÃO:

-O nome do pai de Sansão vem do hebraico “Manoa.” é um personagem do Antigo Testamento, encontrado no Livro dos Juízes 13.1-23 e 14.2-4. 

-Seu nome tem a mesma raiz do nome “Noah” que significa: “lugar de descanso”. 

-Era da tribo de Dã e morava na cidade de Zorá (Jz 13.2), e se casou com uma mulher que era estéril e foi o pai de um dos juízes de Israel.

-A Bíblia não menciona o nome da mãe de Sansão. Ao referir-se a ela, o autor de Juízes menciona apenas que era: “esposa de Manoá e estéril”. É a única mulher na Bíblia que Deus fez uma aliança de nazireado de maneira explícita (Jz 13.4,7,13). Mulheres na Bíblia como: Hagar, Sara, Isabel (mãe de João Batista) e Maria (mãe de Jesus) foram visitadas pelo Anjo do Senhor para anunciar o nascimento de um filho assim como aconteceu com a mãe de Sansão.

-Sansão. Seu nome vem do hebraico significa:“sol ou brilho”. Foi o 12º juiz de Israel, filho de um Danita (Jz 13.2). Nazireu consagrado a Deus desde o ventre (Jz 3.5). Casou se com uma filisteia (Jz 14.1), e julgou Israel por 20 anos (Jz 15,20; 16.31).

Apesar de seus pais, serem zelosos filhos de Deus, isso não impediu o desvio espiritual de seu filho Sansão.(Pv 22:6) Eles podem até se desviar da igreja, porém nunca dos ensinos recebidos.

II – O NASCIMENTO E FORMAÇÃO DE SANSAO

1- O nascimento e desenvolvimento de Sansão

2- Conforme a promessa, Sansão nasceu de uma mulher estéril (Jz 13.24)

3- Ele cresceu debaixo da bênção do Senhor

4- Foi um grande milagre executado pelo Altíssimo na vida de sua mãe

5- A vida de Sansão estava sob a vontade soberana de Deus (Cf. Rm 12.2; Jz 13.25)

III - SANSAO SUBESTIMOU O PODER DOS INIMIGOS:

1-Sansão sabia da unção que estava sobre a sua vida para vencer seus inimigos.

a. Ex: Sansão matou os mil soldados com uma queixada de jumento (Jz 15.15,16).

b. Ex: Rasgou um leão pelo meio (Jz 14.5,6)

2- Sansão acostumou-se com as vitórias, mas um dia seria a vítima (Jz 16.18-22)

a. Sempre devemos vigiar (1Pe 5.8)

b. Não subestime as circunstâncias que rondam a sua vida.

IV – OS PAIS DEVEM EDUCAR OS FILHOS

- Na sequência do estudo dos relacionamentos familiares, abordaremos a questão dos pais e filhos diante de Deus.

- Ao abordarmos o relacionamento entre pais e filhos segundo o modelo bíblico, ou seja, o papel dos pais como nossa primeira autoridade terrena, o que se espera de um pai e de um filho segundo as Escrituras Sagradas.

- A questão do relacionamento pai e filho diante de Deus, ou seja, o papel dos pais como primeiros e principais instrutores da doutrina do Senhor para os seus filhos e o fato de a salvação, é individual.

- A família, é uma instituição criada por Deus e que tem por objeto promover a comunhão entre os homens como também entre homem e Deus. Feita para impedir a solidão humana (Gn.2:18), a família também serve de ambiente primeiro para que se tenha o aprendizado para esta vida comunitária, tanto que é na família que se deve ter o ensino da socialização, ou seja, é em família que se aprende a conviver com o outro, como também é em família que se deve aprender a ter um relacionamento com Deus, a adorá-l’O e servi-l’O.
- Esta dupla realidade já encontramos na primeira família humana, a família de Adão e Eva. Os cônjuges tinham um relacionamento compartilhado, uma vida em comum, tanto que um não se envergonhava do outro, não tinham qualquer segredo para si, mas tudo compartilhavam (Gn.2:25) e, na viração do dia, tinham um momento de intimidade com o Senhor (Gn.3:8).

- O pecado trouxe, como consequência, a degeneração destes dois aspectos da família, pois trouxe a imediata separação entre o primeiro casal e Deus, tanto que o casal, ao notar a chegada do Senhor, d’Ele se escondeu (Gn.3:10), como também o compartilhamento em todas as coisas se tornou acusação e tentativa de imputação de culpa ao outro (Gn.3:12).

- Entretanto, apesar do pecado, o Senhor providenciou para que a família não desaparecesse, seja fazendo com que o casal junto passasse a viver penosamente sobre a face da Terra, na esperança da salvação (Gn.3:20-23; 4:1), como também os ensinou como deveriam buscar a Sua presença dali para a frente, ensino este que passaram para seus filhos, que foram ensinados a oferecer sacrifícios ao Senhor (Gn.4:3,4).

- A família continuou a ser, assim, o primeiro ambiente em que se teria a comunhão entre os homens e a comunhão entre o homem e Deus.

- Embora tivesse desobedecido a Deus, introduzindo o pecado no mundo (Rm.5:12; I Co.15:21), o primeiro casal creu na promessa da salvação que lhe foi dada, tanto que Eva muito se alegrou ao ter tido Caim como filho, pensando que já estaria diante do Salvador (Gn.4:1), tendo, como já se disse, ambos ensinado os filhos a adorar a Deus. Mesmo assim um Ainda escolheu ser rebelde, a exemplo de Sansão.

CONCLUSÃO: Assim, vemos que toda a derrocada espiritual de um filho, sempre é resultado de suas próprias escolhas, e, muitas vezes, acontece contra a própria advertência e vontade de seus pais. Não se pode, pois, lançar qualquer culpa em Manoá e sua mulher e aqui temos um nítido exemplo de que os pais não salvam os filhos, mas têm o dever de criá-los na doutrina e admoestação do Senhor.

- A salvação é individual, mas os pais têm este dever de criação dos filhos e, se o tiverem cumprido, são inocentes da perdição de seus filhos, caso ela venha a ocorrer. Sabemos que Sansão se arrependeu, foi ouvido pelo Senhor e, na sua morte, matou mais filisteus do que em toda a sua vida, cumprindo, assim, apesar de todos seus desatinos, sua missão que era a de começar a livrar Israel das mãos dos filisteus.

- Como pais, não podemos abandonar o dever que temos, criar nossos filhos no temor do Senhor, sabendo que a escolha para a Salvação, é individual.

-(Jr 18:12)”Mas eles dizem: Não há esperança, porque andaremos segundo as nossas imaginações; e cada um fará segundo o propósito do seu mau coração.”



O conteúdo e as opiniões expressas são de inteira responsabilidade de seu autor.

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.