Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

AD Alagoas / Lições Bíblicas

15/04/2023

Lição 3 - Ciúme, O Mal Que Prejudica A Família

Comentário da lição bíblica para o fim de semana com Pr. Jairo Teixeira Rodrigues


INTRODUÇÃO:

Vamos aprender nesta lição que O ciúme é uma obra da carne e só o fruto do ESPÍRITO é capaz de superar as consequências ruins dessa emoção.

– (Pv 6.34) O ciúme desperta a fúria das pessoas. 

– (1 Co 3.3) Onde há ciúme há carnalidade 

– (Mc 15.10) Pessoas perseguiram JESUS por causa do ciúme.

– (Gl 5.25) rejeitando o ciúme de maneira convicta

 – (Fp 4.8; Pv 4.23) protegendo a mente e o coração do ciúme.

 – (1 Co 13.4) O antídoto do perfeito entendimento do amor.

I - A FALHA NO TRATAMENTO DOS FILHOS:

•1- A preferência de Jacó.

•Em Gênesis 37, lemos que “Jacó amava a José mais do que a todos os seus filhos” (Gn 37.3). É possível que o patriarca tenha percebido que havia algo especial em relação a José. Entretanto, independentemente de ser o filho da sua velhice, José era um dos muitos filhos que ele havia gerado. Naturalmente, quando são conscientes do seu papel paterno e materno dentro do lar, os pais percebem as diferenças de personalidade e de temperamento de cada um dos filhos. Por isso, é preciso muita atenção no relacionamento com eles. Na lição 2, estudamos a respeito do problema que foi gerado pela predileção de Isaque e Rebeca entre Esaú e Jacó. Aqui, na história de José, veremos que a predileção de Jacó produziu o ciúme e a inveja entre os irmãos, as consequências graves dessa prática dentro da família.

•2- O ciúme em meio à preferência.

•Jacó não mediu as consequências ao presentear seu filho José com “uma capa de várias cores” numa clara atitude de preferência. Isso provocou ciúmes nos demais filhos, os quais entenderam que o pai não lhes dava o devido valor. Ora, José era o décimo primeiro filho de Jacó, e quando os mais velhos se sentiram alijados do amor do pai, encheram-se de fúria. Eles viam que esse traje especial significava o favoritismo da parte do pai e, por isso, “aborreceram-no” (v.4).

II - DEFININDO O CIÚME:

- CIÚME: Está entre as obras da carne (Gl 5.20).

⁃Pode ser bom, quando tiver o sentido de zelo por algo de DEUS.

(lado bom) E os seus discípulos lembraram-se do que está escrito: O zelo da tua casa me devorará. João 2:17

-“Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes? “Tiago 4:5

-Antídoto para os ciúmes e invejas: AMOR.

-“O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece, não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”. (1 Coríntios 13:4-7).

-“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança”. Gálatas 5:22

     *(qin’ah):

1) ardor, zelo, ciúme

1a) ardor, ciúme, atitude ciumenta (referindo-se ao marido) 1a1) paixão sexual

1b) ardor de zelo (referindo-se ao zelo religioso)

1b1) de homens por Deus

1b2) de homens pela casa de Deus

1b3) de Deus pelo seu povo

1c) ardor de ira

1c1) de homens contra adversários

1c2) de Deus contra os homens

1d) inveja (referindo-se ao homem)

1e) ciúme (que resulta na ira de Deus)

qana’

1) invejar, ter ciúmes de ser invejoso, ser zeloso 1a) (Piel)

1a1) ter ciúmes de

1a2) ter inveja de

1a3) ter zelo por

1a4) incitar à ira ciumenta

1b) (Hifil) provocar ira invejosa, causar inveja

φθονος phthonos (Grego)

1) inveja

2) por inveja, i.e., motivado pela inveja

ζηλοω zeloo (Grego)

1) arder em zelo

1a) estar cheio ou ferver de ciúme, ódio, raiva

1a1) num bom sentido, ser zeloso na busca do bem

1b) desejar sinceramente, procurar

1b1) desejar sinceramente, esforçar-se muito por ocupar-se de alguém 1b2) empenhar-se por alguém (para que não seja arrancado de mim) 1b3) ser o objeto do zelo de outros, ser zelosamente procurado

1c) enciumar

ζηλος zelos (Grego)

1) excitação de mente, ardor, fervor de espírito

1a) zelo, ardor em abraçar, perseguir, defender algo 1a1) zelo no interesse de, por uma pessoa ou coisa

1a2) fúria de indignação, zelo punitivo

1b) rivalidade invejosa e contenciosa, ciúme.

-“O ciúme é uma emoção humana que pode levar a grandes proporções. Todas as pessoas sentem ciúmes em algum momento da vida; às vezes é por alguém da família, outras vezes é por amigos ou por algum bem que é considerado precioso. Há pessoas que sentem ciúmes por cargos e funções e isso pode acontecer tanto no ambiente profissional como no ambiente eclesiástico. ”

III - OS MALES E CONFLITOS CAUSADOS PELO CIÚME:

-O ciúme doentio faz com que a pessoa desenvolva uma série de pensamentos e sentimentos negativos. E isso acaba privando o outro de sua liberdade e privacidade, passando a ser controlado de forma doentia.

-No ciúme patológico as emoções estão desequilibradas tais como: ansiedade, depressão, raiva, vergonha, insegurança, humilhação, perplexidade e culpa.

-O ciúme surge como um sinal de alerta, quando acreditamos que algo não está indo bem ou como desejamos. Pode ser um problema real ou estar presente apenas no imaginário. Só que faz parte do nosso instinto querer eliminar toda e qualquer ameaça que nos tornam inseguros, desprotegidos ou em desvantagem.

-Existem vários tipos de ciúmes: veja as diferenças para se auto avaliar:

•Ciúme normal: Geralmente surge em breves momentos quando uma pessoa sente-se insegura da possibilidade de perder seu companheiro. ...

•Ciúme exagerado: Acontece em pessoas que são inseguras, que têm medo de perder e têm baixa autoestima. 

•Ciúme obsessivo: Ele passa a ser patológico, doentio, altamente prejudicial.

⁃Ciúme: o agente do conflito familiar. Os irmãos de José sentiam -se ignorados pelo pai. Por outro lado, em razão de desfrutar do favoritismo do pai, José agiu com inexperiência, imaturidade e arrogância. Seus irmãos, com o orgulho ferido por causa da preferência paterna por José, não aceitavam sequer ouvir o filho preferido de Jacó. Por isso, encheram-se de rancor e ódio, desejando até mesmo acabar com a vida do irmão.

•O ciúme é uma emoção que tem origem no egoísmo. É como uma infecção que se espalha no corpo doente. A inveja, o rancor e o ódio, geralmente, têm no ciúme o nascedouro, como o sábio Salomão declarou: “ […] o ciúme desperta o furor […]” (Pv 6.34). No Novo Testamento, o apóstolo Paulo mostra que tudo 0 que provoca contenda e dissenções tem como origem a carne (1 Co 3.3). O ciúme é uma obra da carne.

•O ciúme pode causar tragédias familiares. Não são poucas as notícias de tragédias conjugais em que o ciúme é a causa. Não são poucos os casos em que pessoas prejudicam as outras por causa do ciúme. Não foi diferente no tempo de Jesus, em que a casta sacerdotal ficou enciumada e invejosa por causa da extensão do ministério terreno do nosso Salvador (Mc 15.10).

CONCLUSÃO:

Você pode Vencer o ciúme. Em primeiro lugar é preciso alimentar a mente com as coisas de Deus (Fp 4.8). O que pensam os e o que está em nosso coração determinam as nossas ações (Pv 4.23). Em segundo lugar, é muito importante saber se a emoção do ciúme está impactando e comprometendo a qualidade de vida. Se a constatação for afirmativa, é importante procurar a ajuda pastoral que, com base na Palavra, aconselhar com sabedoria. E, finalmente, considere com muita atenção o que o apóstolo Paulo ensinou a respeito do amor: “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece” (1 Co 13.4). A Palavra de Deus ainda é o melhor antídoto para tratar as emoções negativas. Amém.



O conteúdo e as opiniões expressas são de inteira responsabilidade de seu autor.

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.