Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

AD Alagoas / Lições Bíblicas

11/03/2023

LIÇÃO Nº 11 – O AVIVAMENTO E A MISSÃO DA IGREJA

Comentário da lição bíblica para o fim de semana com Pr. Jairo Teixeira Rodrigues


Texto: Marcos 16.14-20

INTRODUÇÃO: A Igreja nasceu no pentecostes, cheia do ESPÍRITO SANTO, falando em línguas, atuando nos Dons do mesmo ESPÍRITO SANTO, guiada e orientada pelo mesmo ESPÍRITO SANTO, capacitada pelo mesmo ESPÍRITO SANTO, ensinando e pregando por meio do ESPÍRITO SANTO. Era o evangelho do ESPÍRITO SANTO. O livro de atos deveria se chamar "Livro dos atos do ESPÍRITO SANTO através dos apóstolos e primeiros discípulos de CRISTO". Era o continuar da vida de CRISTO através do ESPÍRITO SANTO. JESUS continuava salvando, curando, libertando e agora batizando no ESPÍRITO SANTO. Lucas escreveu o evangelho narrando sobre os fatos da vida de JESUS CRISTO na Terra, como homem. Continuou escrevendo, agora em Atos, sobre a continuação da obra de JESUS CRISTO, agora através do ESPÍRITO SANTO nos apóstolos e discípulos. Em tudo imitavam a JESUS, até mesmo nos açoites, perseguições, prisão, orações, jejuns, pregações, ensinos, sinais, prodígios e maravilhas. Tudo isso, para dar continuidade à Missão, Eles dependiam em tudo do Espírito Santo. Neste tempo marcado pela falta de fé, a Igreja só pode cumprir a sua missão se estiver imersa no avivamento espiritual.

I- O AVIVAMENTO APÓS A RESSURREIÇÃO DE CRISTO

1- O desânimo dos discípulos

1.1. Após a morte de Cristo os discípulos ficaram:

a. Desanimados (Mc 16.10)

b. Incrédulos (Mc 16.11-13)

2- A aparição de Jesus aos discípulos

2.1. Jesus, após haver ressuscitado, apareceu aos onze:

a. Trouxe uma saudação de paz (Lc 24.36)

b. Mostrou-lhes as mãos e os pés feridos (Lc 26.37,40)

2.2. Com toda essa revelação, eles não creram que era Cristo ressuscitado (Lc 26.41)

3- O avivamento após a ressurreição

3.1. Depois da ressurreição, Jesus deu aos discípulos o mandato da “Grande Comissão” (Mc 16.15,16)

3.2. Jesus prometeu que sinais e milagres autenticariam seu ministério (Mc 16.17)

a. Depois do Pentecostes, os discípulos pregaram com unção, (At 3.6-10; 5.15,16; 8.7-8)

b. Paulo e Silas foram poderosamente usados por Deus (At 16.14,15)

c. Filipe curou muitos enfermos (At 8.6-7)

3.3. Vários outros fatos demonstraram que a Igreja de Jesus recebera o avivamento espiritual, indispensável para proclamar o Evangelho sob o Poder do Alto (At 9.34-42; 14.8-10)

4. O AVIVAMENTO E A IGREJA CUMPRINDO SUA MISSÃO:

  • Segundo Horton (2006, pp. 299,300), “a Igreja é uma comunidade formada por Cristo em benefício do mundo. Cristo entregou-se em favor da Igreja, e então a revestiu com o poder do dom do Espírito Santo a fim de que ela pudesse cumprir o plano e propósito de Deus”. 
  • Muitos itens podem ser incluídos tais como: a evangelização, a adoração, a edificação e a responsabilidade social. Mas, em se tratando especificamente da evangelização, há cinco textos onde o Senhor Jesus comissiona seus discípulos para esta sublime tarefa, são eles: (Mt 28.18-20; Mc 16.15-20; Lc 24.46-49; Jo 20.21,22 e At 1.8). 
  • Esta missão que tem por objetivo proclamar o evangelho, seguida da mensagem de fé e arrependimento visando o homem em sua plenitude. Ela representa a responsabilidade da Igreja em promover o reino de Deus em meio à sociedade. Como representante do reino nesse mundo, a Igreja deve utilizar todos os meios legítimos para expansão do reino de Deus.
  • A Igreja existe para evangelizar. Acerca de um dos propósitos pelo qual a igreja existe, afirmou o apóstolo Pedro: “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1Pe 2.9). A Igreja tem diversas atribuições, no entanto, a mais excelente delas é a que justifica a sua presença aqui na terra: a sublime tarefa da evangelização. Segundo Horton (2006, p. 300), “na adoração, a Igreja volta-se para Deus; na edificação, atenta (corretamente) para si mesma; e, evangelização, a Igreja focaliza o mundo”.
  • A Igreja é ordenada a evangelizar. A palavra “ordenar” segundo o Aurélio significa: “mandar, decretar”. A tarefa de evangelizar é uma ordenação divina a todo discípulo de Cristo e não somente aos apóstolos (Mt 28.19; Mc 16.15). “A ordenança bíblica da proclamação do Evangelho em todo o mundo (Mt 28.19,20; Mc 16.15) sinaliza o seu caráter universal, ou seja, o direito que todos os povos têm de ouvi-lo de forma clara e consciente para crerem no Senhor Jesus Cristo, arrepender-se de seus pecados e ter a certeza da vida eterna” (GILBERTO, 2008, p. 418).
  • A Igreja se realiza evangelizando. Pedro não podia deixar de falar daquilo que tinha visto e ouvido, mesmo sofrendo afronta e açoites do Sinédrio (At 4.20; 5.40-42). Paulo tinha a evangelização como uma obra que lhe foi imposta (I Co 9.16). Ele se realizava em pregar o evangelho ainda que lhe custasse à vida (At 20.24). “O verdadeiro movimento pentecostal, missionário, ora pelas missões; contribui para as missões; promove as missões! É um movimento que vai ao campo missionário. A igreja que não evangeliza, muito breve deixará de ser evangélica” (ibidem, 2008, p. 184).
  • A Igreja só pode continuar a existir se evangelizar. Como a Igreja poderá crescer em número senão evangelizar? Sua existência depende da prática da evangelização, do contrário não irá perdurar. No livro dos Atos dos apóstolos, percebemos claramente os apóstolos inflamados pelo poder pentecostal, pregando o evangelho e o pequeno grupo de quase cento e vinte discípulos aumentando de forma extraordinária. 
  • Na primeira pregação do apóstolo Pedro, por ocasião do Pentecostes, quase três mil almas se decidiram por Cristo (At 2.41). 
  • Já na segunda mensagem mais de cinco mil pessoas se converteram (At 4.4). 
  • O relato de Lucas disse que a igreja tinha um crescimento extraordinário, porque o evangelismo se tornara uma prática constante. Sem o evangelismo a Igreja morre.

 CONCLUSÃO: 

  • Os cristãos avivados demonstram compromisso com Deus, com Cristo, e com a missão da Igreja. Eles têm amor pela obra de Deus e cooperam com a evangelização local, regional e transcultural. 
  • Em várias igrejas cristãs, mesmo hoje, que há demonstrações de avivamento espiritual, com a manifestação dos dons do Espírito Santo e o fervor na busca pelas almas perdidas. Essa é a missão maior da Igreja do Senhor Jesus Cristo. Sem ela a igreja NÃO está cumprindo sua missão primordial(Mc 16:15).


O conteúdo e as opiniões expressas são de inteira responsabilidade de seu autor.

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.