Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

AD Alagoas / Lições Bíblicas

29/07/2022

Lição 5 - A SUTILEZA DO MATERIALISMO E DO ATEÍSMO

Comentário da lição bíblica para o fim de semana com Pr. Jairo Teixeira Rodrigues


“Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder como a sua divindade, se entendem e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis. ” (Rm 1.20)

- Tanto o materialismo quanto o ateísmo são expressões máximas de um coração endurecido pelo pecado e de olhos cegados por Satanás.

INTRODUÇÃO

- Nesta lição traremos definições de alguns termos. O propósito desta lição é apresentar o perigo e a incompatibilidade da cultura materialista moderna com os princípios da fé cristã. 

- Assim mostraremos o perigo da filosofia materialista e ateísta e como a igreja deve se comportar diante delas. 

- Veremos assim a sutileza de satanás nesses movimentos contemporâneos, que surgiram para confrontar a Igreja.

I – DEFININDO AS TEORIAS:

1.O Materialismo é uma doutrina que ensina ser a matéria a realidade última do Universo. É a negação sistemática das realidades espirituais (ANDRADE, 2006, p. 262). A maioria dos materialistas acredita que a matéria sempre existiu. O universo material é autossustentado e autocriado. É provavelmente eterno, mas, se surgiu, então surgiu sozinho, sem ajuda externa. Portanto, a matéria é eterna, ou então surgiu do nada espontaneamente (GEISLER, 2002, p. 549).

2. O Ateísmo é uma doutrina que nega, de maneira sistemática e persistente, a existência de Deus (ANDRADE, 2006, p. 66). Geisler (2002, p. 83) assevera que “os verdadeiros ateus acreditam que apenas o cosmos existe. Deus não criou o homem; as pessoas criaram Deus”.

3. O Teísmo é uma doutrina segundo a qual tudo quanto existe foi criado por Deus, porém Deus não mais controla a sua criação (ANDRADE, 2006, p. 119). 

4. O criacionismo bíblico é a doutrina segundo a qual Deus criou, a partir de sua Palavra, tudo quanto existe (Sl 33.6; 

Jo 1.1-3; Ef 3.9; Cl 1.16; Hb 1.2; 11.3; Ap 4.11). 

- A Bíblia nos mostra Deus como criador do céu, da Terra e do Universo (Is 40.26; 45.18; Is 43.5; 45.18; Jo 1.3; At 17.24; Rm 11.36), e de todos os homens (Sl 102.18; 139.13-16; Is 43.1,7). 

- O criacionismo fundamenta-se na Bíblia Sagrada (Rm 1.20; Sl 119.1-6).

-Afirmamos assim, que, o posicionamento da Igreja de Cristo, é totalmente contrária a visão do mundo, visto que eles têm um pressuposto, negar o que diz a Palavra de Deus. Se alguém com a visão de mundo, que defende que o homem é só matéria, tiver a oportunidade de criar leis, planejar a cultura, e etc., fará isso solapando os valores espirituais, a sacralidade da vida e da Criação. É o que estamos vendo na questão dos assuntos contemporâneos do aborto, eutanásia e ortotanásia, etc.


-A partir da Bíblia, procuremos compreender os pensamentos que dominam o mundo. E não percamos de vista que o nosso objetivo é ter um olhar sobre a Bíblia diante de uma cultura que precisa ser lida e compreendida por nós. Por isso, à luz da Bíblia, e de acordo com o contexto em que vivemos, entendamos a gravidade de uma visão materialista e ateísta aplicada à vida das pessoas. Por exemplo, regimes totalitários como os da antiga União Soviética, os campos de concentração perpetrados por Hitler etc.

II –RESPOSTAS AO MATERIALISMO E AO ATEÍSMO:

1- Afirmando as verdades da Bíblia. 

- Qualquer resposta ao Materialismo e ao Ateísmo, e a seus derivados, como o neoateísmo, precisa partir das Escrituras Sagradas. 

- É na Bíblia que encontramos as verdades sobre Deus de uma forma precisa e sem erros. 

- Deus, portanto, se revelou nas páginas das Escrituras. 

- As Escrituras mostram Deus como o Criador (Gn 1.1,2), sustentador e mantenedor do universo (Hb 13). 

- A mesma Bíblia diz que “pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente” (Hb 11.3). 

- É pelas Escrituras que ficamos sabendo que Deus se revelou de forma especial na pessoa bendita de Jesus Cristo, nosso Salvador (Hb 1.1-3).

2- Fazendo uso correto da razão. 

- O Ateísmo E O Materialismo dizem recorrer ao uso da ciência para fundamentar seus pressupostos. 

- Contudo, convém dizer que aquilo que eles denominam de “ciência”, na verdade, é um cientificismo, ou seja, a ciência usada fora de seus parâmetros e princípios para confirmar uma crença ou ideologia já previamente adotada. 

- Isso porque a ciência, na verdade, não nega a existência de Deus, mas a confirma. 

- O cristão, portanto, não precisa negar a sua racionalidade para acreditar em Deus. 

- As Escrituras afirmam que somos “espírito, e alma, e corpo” (1Ts 5.23). Isso significa que somos seres integrais. 

- A razão faz parte de nosso ser. 

- Devemos usar nossa fé e também a nossa razão quando expressamos nossa confiança em Deus.

- A Igreja se posiciona diante do Materialismo e do Ateísmo afirmando as verdades bíblicas e fazendo o uso correto da razão.

Em quem você vai CONFIAR? 

- Você vai acreditar nas ideias do homem falível de que não existe Deus, ou confiar em sua perfeita Palavra, nos sessenta e seis livros da Bíblia que dizem que Deus existe. 

- O estimulante em ser cristão é saber que a Bíblia não é apenas outro livro religioso, mas, conforme afirma, é a Palavra do Deus Criador. 

- Só a Bíblia explica por que existe beleza e feiura; vida e morte; saúde e doença; amor e ódio. 

- Só a Bíblia fornece relato verdadeiro e confiável da origem de todas as entidades básicas da vida e de todo o universo” (HAM, Ken. Criacionismo: Verdade ou Mito? 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2011, p.28).

- Realmente vivemos dias de ATAQUES CONTRA A IGREJA DE CRISTO – As Sutilezas de Satanás, nestes Dias que Antecedem a Volta de Jesus Cristo, são descaradas.

CONCLUSÃO

- Vimos que as ideologias do Materialismo e do Ateísmo têm se revigorado nestes últimos tempos como sutilezas do engano que procuram espreitar a Igreja de Cristo. 

- Como crentes não podemos “fazer vista grossa” a essa realidade nem tampouco negá-la. 

- Estamos em melhor posição de combate porque já sabemos pelas Escrituras de onde elas procedem e, portanto, estamos em boa situação para combatê-las. 

- Somente o Evangelho de Jesus Cristo, conforme revelado nas Escrituras Sagradas, pode romper a falsa blindagem posta no coração humano pelo Materialismo e Ateísmo, e dar o verdadeiro sentido da vida ao ser humano.

 - Satanás tem usado escolas, faculdades e centros acadêmicos, para difundir suas ideias, principalmente nesses ambientes, a fim de demolir das crianças, adolescentes e jovens a crença no Criador e Sua revelação na Pessoa de Cristo. 

- É preciso que se aplique à nossa vida, a verdade de que nós somos a imagem do Criador. Essa afirmação teológica clássica traz a dimensão da dignidade do ser humano. Só podemos falar de dignidade humana pressupondo a existência de um Deus cuja referência de sua natureza é o amor. Sem Ele, não há dignidade humana.

- As antigas teorias, que nunca se comprovaram, são facilmente refutadas, pelas modernas descobertas científicas e pela eterna Palavra de Deus (Gn 1:1; Sl 33:3-6).



O conteúdo e as opiniões expressas são de inteira responsabilidade de seu autor.

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.