Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

AD Alagoas / Lições Bíblicas

02/07/2022

Lição 1 - “As Sutilezas de Satanás contra a Igreja de CRISTO”

Comentário da lição bíblica para o fim de semana com Pr. Jairo Teixeira Rodrigues


TEXTO ÁUREO

“Mas o ESPÍRITO expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios.” (1 Tm 4.1)

VERDADE PRÁTICA

- De forma sutil e sorrateira, o Diabo desfere ataques à Igreja. 

- É preciso que cada crente saia ao combate com as armas espirituais dadas por DEUS.

INTRODUÇÃO:

- Neste trimestre, estudaremos sobre as investidas de Satanás contra a Igreja de CRISTO. 

- Temos visto que nos últimos dias os servos do Senhor têm sido atacados por toda sorte de sofismas e pensamentos contrários aos valores do Reino de DEUS. 

1- A palavra “sutileza” denota uma qualidade que identifica o comportamento inteligente, perspicaz, discreto e delicado. 

- Muitas vezes, os ataques de Satanás direcionados à igreja de CRISTO, não ocorrem de maneira explícita por meio de perseguições e oposições. 

- Muito a contrário, as artimanhas do Diabo são impelidas de maneira velada e discreta, de tal forma, que, em algumas ocasiões, podem até mesmo passar despercebidas.

- Nesta primeira lição, seus alunos verão que os ataques à Igreja ocorrem em razão de que estamos vivendo os dias que antecedem à Vinda do Senhor, também chamados na Bíblia de “tempos trabalhosos” (2 Tm 3.1). 

- DEUS revelou aos Seus servos, mediante o ESPÍRITO SANTO, que tais ataques ocorreriam em decorrência do impacto espiritual provocado pelo anúncio do Evangelho neste mundo. 

- Sendo assim, a oposição de uma sociedade cada vez mais secularizada e distante de DEUS não é novidade.

- A declaração de nosso Senhor ao apóstolo João na ilha de Patmos cabe devidamente em nossos dias: “Quem é injusto faça injustiça ainda; [...] e quem é santo seja santificado ainda” (Ap 22.11). 

- À medida que o tempo passa, as pressões deste mundo aumentarão sobre a Igreja, seja no campo espiritual bem como na estrutura moral, a fim de que os crentes percam o brilho do ESPÍRITO e tornem-se insípidos (Mt 5.13,14). 

“Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens.

"Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. ”

2- Os ataques de natureza espiritual ocorrem justamente na tentativa de enganar a igreja do Senhor, tentando confundi-la por meio de falsos ensinamentos ou manifestações espirituais de ordem duvidosa.

OS ÚLTIMOS DIAS!

1- Serão marcados por apostasias. 

- O termo apostasia vem do grego “apostásis” e significa “o abandono premeditado e consciente da fé cristã”. 

- O termo grego “aphistemi” é definido por: “apartar, decair, desertar, retirar, rebelião, abandonar, afastar-se daquilo que antes se estava ligado” (STAMPS, 1995, p. 1903). 

- É o desvio de parte ou totalidade dos ensinos de Cristo e dos apóstolos (1Tm 4.1; 2Tm 4.3). 

- Nestes últimos dias os falsos obreiros apresentam uma salvação fácil e uma graça divina sem valor, desprezando as exigências do arrependimento, à separação da imoralidade, e à lealdade a Deus e seus padrões (2Pe 2.1-3,12-19). 

- Os falsos “evangelhos”, voltados a interesses humanos, necessidades e alvos egoístas, gozam de popularidade por sua mensagem fácil e agradável.

2- Serão marcados por falsas doutrinas humanas e demoníacas. 

- A falha dos apóstatas, Paulo explica, é devida a obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios; noutras palavras, detecta nela os estratagemas maléficos de Satanás e seus aliados, assim como discernira sua influência operante na oposição em Corinto (2Co 2:11) e, de modo mais geral, na resistência que os homens opõem à verdade (2Co 4:4; Ef 2:2). Estes demônios, no entanto, empregam agentes humanos; logo, a apostasia é realizada pela hipocrisia dos que falam mentiras, e que têm cauterizada a própria consciência. (KELLY, 2010, p. 94).

2.3. Serão marcados por hipocrisia. "Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis" (Mt 7:15-20). Esses falsos mestres pregam uma coisa, mas praticam outra. Dizem a seus discípulos o que fazer, mas eles próprios não o fazem. Satanás trabalha "pela hipocrisia dos que falam mentiras" (1 Tm 4:2). Uma das características do verdadeiro servo de Deus é sua honestidade e integridade; ele pratica o que prega. Isso não significa que seja absolutamente perfeito, mas que procura sinceramente obedecer à Palavra de Deus. Procura manter uma boa consciência (ver 1 Tm 1:5, 19; 3:9). (WIERSBE, 2010, p. 293).

- O ESPÍRITO SANTO revelou explicitamente que haverá, nos últimos tempos, uma rebeldia organizada contra a fé pessoal em JESUS CRISTO e da verdade bíblica (cf. 2 Ts 2.3; Jd 3,4). 

“Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, ”...

-“Amados, embora estivesse muito ansioso por lhes escrever acerca da salvação que compartilhamos, senti que era necessário escrever-lhes insistindo que batalhassem pela fé uma vez por todas confiada aos santos.

Pois certos homens, cuja condenação já estava sentenciada há muito tempo, infiltraram-se dissimuladamente no meio de vocês. Estes são ímpios, e transformam a graça de nosso Deus em (dissolução) libertinagem e negam Jesus Cristo, nosso único Soberano e Senhor...”

1) muitos crentes se desviarão da fé porque deixarão de amar a verdade (2 Ts 2.10), e de resistir às tendências pecaminosas dos últimos dias (cf. Mt 24.5,10-12; ver 2 Tm 3.2,3, notas). 

-“E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. ”...

-“Pois muitos virão em meu nome, dizendo: 'Eu sou o Cristo!' e enganarão a muitos.”...

-“Nesse tempo muitos hão de se escandalizar, e trair-se uns aos outros, e mutuamente se odiarão.

Igualmente hão de surgir muitos falsos profetas, e enganarão a muitos; e, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. ”

-“Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, (2 Timóteo 3:2,3)

- Por isso, o evangelho liberal dos ministros e educadores modernistas encontrará pouca resistência em muitas igrejas (1Tm 4.1; “O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios...”

-(2 Tm 3.5); “tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se também destes...”

-(2Tm 4.3)”Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos.”

2) A popularidade dos ensinos antibíblicos vem sobretudo pela ação de Satanás, conduzindo suas hostes numa oposição cerrada à obra de DEUS. 

- A segunda vinda de CRISTO será precedida de uma maior atividade de satanismo, espiritismo, ocultismo, possessão e engano demoníacos, no mundo e na igreja (Ef 6.11,12). 

“Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.”

3) A proteção do crente contra tais enganos e ilusões consiste na lealdade total a DEUS e à sua Palavra inspirada, e a conscientização de que homens podem enganar-se, e enganar os outros com sua mistura de verdade e falsidade. 

- Essa conscientização deve estar aliada a um desejo sincero do crente praticar a vontade de DEUS (Jo 7.17) e de andar na justiça e no temor de DEUS (Sl 25.4,5,12-15). 

4). Os crentes fiéis não devem pensar que pelo fato da apostasia predominar dentro do cristianismo nesses últimos dias, não poderá ocorrer reavivamento autêntico, nem que o evangelismo segundo o padrão do NT não será bem-sucedido. 

- DEUS prometeu que nos "últimos dias" salvará todos quantos invocarem o seu nome e que se separarem dessa geração perversa, e que Ele derramará sobre eles o seu ESPÍRITO SANTO (At 2.16-21,33,38-40)

3- Com relação aos ataques de ordem moral, os crentes não devem ser coniventes com comportamentos que se assemelham às práticas daqueles que não conhecem o Evangelho. 

- O comodismo E a falta de compromisso com a sã doutrina é também um sinal da sutileza de Satanás na conduta dos crentes que não expressam compromisso real com os valores do Reino.

- Em contrapartida, a igreja deve reagir contra tais investidas por meio da fidelidade aos ensinamentos basilares da fé cristã e pela preservação dos valores do Reino de DEUS que são inegociáveis (2 Pe 1.10,11).”Portanto, irmãos, empenhem-se ainda mais para consolidar o chamado e a eleição de vocês, pois se agirem dessa forma, jamais tropeçarão,

e assim vocês estarão ricamente providos quando entrarem no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.”

- Trata-se de um exercício contínuo de aquisição de conhecimento, reflexão e prática dos ensinamentos bíblicos. 

- Assim sendo, a Igreja estará fortalecida pelo poder do ESPÍRITO para permanecer firme contra as astutas ciladas de Satanás (Ef 6.13).”Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo.”

- A Igreja de CRISTO precisa estar em estado de alerta contra as Sutilezas de Satanás nesta reta final. 

- Podemos classificar o ataque de Satanás a partir de duas naturezas: a sobrenatural e a moral. 

 - Podemos classificar o ataque de Satanás contra a Igreja em duas esferas: a religiosa e a social. 

 - O apóstolo Paulo menciona pelo menos duas armas que a igreja deve usar contra esse ataque: a Palavra de DEUS e a Oração.

- TENHA CUIDADO!

“O apóstolo insiste que devemos andar no JESUS que recebemos para ficarmos arraigados, edificados e firmados de maneira como fomos ensinados. 

- Entretanto, a mensagem dos agentes de Satanás é sempre contra tudo o que cremos, pregamos e praticamos.

- Depois de expor o modus operandi dos falsos mestres, ou seja, o uso de alguns métodos que eles usavam para desviar o povo da fé cristã, o apóstolo faz uma séria advertência: ‘tende cuidado’ (Cl 2.8). 

- Devemos cuidar da liberdade que recebemos em CRISTO JESUS. 

- A mensagem do evangelho é simples, e qualquer ser humano independente de seu preparo intelectual, de sua cultura ou origem, e de seus pendores, consegue entender, basta dar lugar ao ESPÍRITO SANTO, que convence o homem ‘do pecado, e da justiça e do juízo’ (Jo 16.8)” (SOARES

- TENHA DISCERNIMENTO!

“DEUS deu a Israel profetas legítimos, que falaram inspirados pelo ESPÍRITO SANTO. 

- Mesmo no reino dos profetas, DEUS permitiu o surgimento de falsos profetas (2 Pe 1.19-21; 2.1). 

- Como identificar o falso do verdadeiro? O texto sagrado diz: ‘profeta ou sonhador... te der um sinal ou prodígio’ (Dt 13.1). Isso fala de sinais grandiosos, que podem impressionar os incautos. 

- O termo: ‘Vamos após outros deuses’ (Dt 13.2) mostra tratar-se de milagres estranhos. 

- Qualquer um, portanto, mesmo com o mínimo de discernimento, tem condições de discernir a fonte desses aparentes milagres. 

- Quem realmente experimentou o poder de DEUS na vida não pode ser levado por impostores”.

CONCLUSÃO:

1. Como ocorre a perseguição à Igreja nos dias atuais? A perseguição à igreja atualmente ocorre por meio da normalização de comportamentos e práticas contrárias à fé cristã.

2. Segundo a lição, o que significa a expressão “últimos tempos”? A expressão “últimos tempos” é uma referência ao período compreendido como sendo a era da Igreja.

3. Em qual esfera se encontram os comportamentos “hipócrita” e “mentiroso”? Na esfera da moral.

4. Qual expressão bíblica que caracteriza o ataque à Igreja na esfera social? “ Que proíbem o casamento” (1 Tm 4.3).

“Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência cauterizada e proíbem o casamento e o consumo de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ação de graças pelos que crêem e conhecem a verdade. ”

5. Segundo a lição, quais as duas importantes armas ou ferramentas capazes de neutralizar os ataques do Diabo? 

A Palavra de DEUS e a Oração.



O conteúdo e as opiniões expressas são de inteira responsabilidade de seu autor.

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.