Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

AD Alagoas / Lições Bíblicas

18/06/2022

Lição Nº 12 - A Bondade de DEUS em nos Atender

Comentário da lição bíblica para o fim de semana com o Pr. Jairo Teixeira Rodrigues


INTRODUÇÃO:

Nesta lição vemos CRISTO prometendo que o Pai celestial não decepcionará seus filhos. Ele nos ama com um amor maior do que aquele de um bom pai terrestre e quer que lhe peçamos tudo quanto necessitamos. Também CRISTO ensinou que não devemos esperar que a maioria o siga pelo caminho que leva a vida. Por último ensina cautela, prudência e moderação com os falsos profetas, que exteriormente parecem justos, mais interiormente são lobos devoradores.

I – A BONDADE DE DEUS

1. Definição de bondade.

-Primeiro - DEUS bate a nossa porta, ou seja, nos chama para a salvação. Se abrirmos o coração para DEUS Ele entra em nossa vida e nos dá o ESPÍRITO SANTO e todas as bênçãos advindas daí.

Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo. Apocalipse 3:20

Nós entramos pela fé no evangelho sobre JESUS

Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação. 1 Coríntios 1:21

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Efésios 2:8

Segundo - Nós Batemos e DEUS abre.

Mateus 7.7-15 – 7 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. 8 - Porque aquele que pede recebe; e o que busca encontra; e, ao que bate, se abre. 9 - E qual dentre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu

filho, lhe dará uma pedra? 10 - E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente? 11 - Se, vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?

E, naquele dia, nada me perguntareis. Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar. Até agora, nada pedistes em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria se cumpra. Disse-vos isso por parábolas; chega, porém, a hora em que vos não falarei mais por parábolas, mas abertamente vos falarei acerca do Pai. Naquele dia, pedireis em meu nome, e não vos digo que eu rogarei por vós ao Pai,

poiso mesmo Pai vos ama, visto como vós me amastes e crestes que saí de Deus. João 16:23-27

-BONDADE DE DEUS HEBRAICO (Strong Português: chesed )

1) misericórdia, amável, lealdade, Benignidade.

-Literalmente de cabeça curvada.

“Verdadeiramente, bom é Deus para com Israel, para com os limpos de coração”. Salmos 73:1 

“Bom é o Senhor para os que se atêm a ele, para a alma que o busca”. Lamentações 3:25

-BONDADE DE DEUS GREGO (Strong Português:agathos)

 1) bem, bom, saudável, sentir-se bem.

“Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom, senão um, que é Deus. Lucas 18:19

“Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança, nem sombra de variação. Tiago 1:17

-A partir da conversão o cristão pode passar a ter a bondade como qualidade do fruto do ESPÍRITO em sua vida, desde que tenha desejo e disposição para isto.

(porque o fruto do Espírito está em toda bondade, e justiça, e verdade), Efésios 5:9

“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Gálatas 5:22

-O homem bom tira boas coisas do seu bom tesouro, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más. Mateus 12:35

 -DEUS criou o homem para fazer só o que é bom, porém escolheu fazer o mal, devido ao pecado, mas poderá fazer o que é bom, desde que obedeça a DEUS e esteja em comunhão com o ESPÍRITO SANTO.

-Ao insistirmos em pedir, sem levar em conta a vontade de DEUS, podemos incorrer no erro de recebermos o mal ao invés do bem.

Israel pediu um rei e DEUS deu. 

“Ezequias pediu mais tempo de vida e DEUS lhe deu, mas lhe foi por perdição e destruição de sua família e reino. Vai e dize a Ezequias: Assim diz o Senhor , o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas; eis que acrescentarei aos teus dias quinze anos”. (Isaías 38:5).

1-Pedir. Pedir fala da consciente necessidade e da confiança de Deus. A primeira delas é pedir: “Pedi, e dar-se-vos-á [...]. Porque aquele que pede recebe [...]”, isto não significa que Deus não saiba o que nos convém (Mt 6.7,8), mas estabelece uma relação filial mediante a qual sabemos que ele está sempre pronto para atender os nossos pedidos (Mt 21.22). Demonstra, por outro lado, que nenhuma restrição nos é imposta em nossa relação pessoal com o Pai. A qualquer momento as portas do céu estão abertas para aqueles que, confiantemente, se achegam ao trono da graça (Sl 34.15; 1Pd 3.12).

2-Buscar. Buscar fala de fervente petição associada à submissão à vontade de Deus: “[...] e o que busca encontra”. Esta ênfase procura assegurar que jamais seremos abandonados à nossa própria sorte. Todas as vezes que buscarmos ao Senhor de todo o nosso coração vamos encontrá-lo de braços abertos para tratar amorosamente conosco (Sl 37.28; Hb 13.5). Àqueles que se dispõem a buscar, o Senhor jamais se negará a atendê-los (Sl 121.1-8; Jo 5.17).

3-Bater. Bater fala da perseverança em buscar a Deus quando Ele não responde imediatamente: “[...] batei, e abrir-se-vos-á [...] e, ao que bate, se abre”. Esta sequência de termos, no grego, é um recurso poético que determina a certeza da disponibilidade de Deus em nosso favor, de modo que, se estivermos dispostos a depender dEle, nunca seremos decepcionados, mesmo que em alguns momentos tenhamos a impressão de que as coisas não saíram tão bem como esperávamos (2Cr 7.11-15).

II – HÁ PORTAS E CAMINHOS PARA ESCOLHER:

-Quatro portas.

a- Do meu coração – só eu posso abrir para JESUS entrar. Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo. Apocalipse 3:20

Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação. 1 Coríntios 1:21

b- Do céu – Só JESUS pode abrir -

Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. João 10:9

E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi, o que abre, e ninguém fecha, e fecha, e ninguém abre: Apocalipse 3:7

Quando cremos e confiamos em JESUS CRISTO como nosso único Salvador e Senhor, crendo que ELE morreu por nós e ressuscitou, somos salvos. Saímos do reino de Satanás e entramos no reino de DEUS. Agora achamos o verdadeiro alimento – JESUS.

a saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. Romanos 10:9

para lhes abrires os olhos e das trevas os converteres à luz e do poder de Satanás a Deus, a fim de que recebam a remissão dos pecados e sorte entre os santificados pela fé em mim. Atos 26:18

Porque a minha carne verdadeiramente é comida ,e o meu sangue verdadeiramente é bebida. João 6:55

E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome; e quem crê em mim nunca terá sede. João 6:35

Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.

  Mateus 7:13,14

c- Porta estreita - A porta é estreita porque só se pode entrar pelo arrependimento de pecados - e dizendo: O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho. Marcos 1:15

d- Porta Larga – Fácil de entrar porque aceita o pecado, a falsa religião, o falso profeta, o falso pastor, o falso mestre.

-Dois Caminhos

Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem. Mateus 7:13,14

E a este povo dirás: Assim diz o Senhor: Eis que ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte. Jeremias 21:8

 Largo, ou espaçoso, ou da morte - espaçoso, o caminho que conduz à perdição

Estreito, ou apertado, ou da vida - apertado, o caminho que leva à vida

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim. João 14:6

JESUS é o único Caminho para conduzir o pecador à vida eterna com DEUS. Obras não salvam; somente pela graça por meio da fé na obra de JESUS CRISTO.

“Porfiai por entrar pela porta estreita, porque eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão” (Lc 13.24). Significa esforçar-se por crer no evangelho.

Pela porta larga é possível passar as obras da carne (Gl 5.19-21): prostituição, impureza, inimizades, porfias, pelejas e todo tipo de pecado. Contudo, o destino da porta larga e do caminho espaçoso é a eternidade sem DEUS. Porém, os que escolhem o caminho apertado, um dia vão morar no céu e serão como a luz da aurora e como luzeiros no firmamento (Pv 4.18).

-O outro caminho tem uma porta larga. É o caminho em que tudo se permite, em que nada se proíbe. É o caminho que aceita toda e qualquer religião; toda e qualquer conduta; todo e qualquer pecado. O caminho é espaçoso, pois se dá espaço a tudo o que se desejar nele pôr.

- Neste caminho espaçoso, o andar é bem mais fácil, não há qualquer preocupação com transgressão, pois há espaço para todos andarem e se pode andar em qualquer lugar, numa extremidade, ou outra, ou mesmo no centro, no meio da pista. Ninguém se preocupa com regras, todos querem fazer prevalecer as suas concepções, as suas vontades, os seus pontos-de-vista.

- É o caminho em que o grande ausente é o Senhor. Como disse, certa feita, o escritor russo Fiódor Dostoiévski (1821-1891), “se Deus não existe, tudo é permitido”. Deus é completamente ignorado neste caminho e, por isso mesmo, este caminho conduz à perdição. Quem vive sobre a face da Terra como se Deus não existisse, viverá também a eternidade sem o Senhor.

- Jesus, por fim, faz uma constatação: são poucos os que encontram a porta estreita. A grande maioria das pessoas irá se perder. Lamentavelmente, esta é a verdade. São poucos os que crerão em Jesus, que alcançarão a salvação. Lutemos, pois, amados irmãos, para que façamos parte deste “pequeno rebanho” que faz parte do reino de Deus (Lc.12:32).

- Como afirma Jerônimo (347-420): “Falando neste sentido de ambos os caminhos, ele diz que há muitos que andam pelo caminho largo e poucos que andam pelo caminho estreito. Não buscamos o caminho largo nem precisamos encontrá-lo, porque ele se oferece espontaneamente, e é o caminho de quem erra. Mas o caminho estreito não é encontrado por todos, nem os que o encontram entram imediatamente. Muitos depois de terem encontrado o caminho da verdade, cativados pelos prazeres do mundo, desviam-se do meio do caminho.” 

CONCLUSÃO:

O caminho que nos leva ao céu é estreito, difícil e exige renúncia e sacrifício. Quem gosta de pregar facilidades são os falsos profetas. Precisamos estar vigilantes. Neste mundo enfrentamos dores, tentações e dificuldades. Contudo, há uma recompensa para nós: um dia estaremos para todo o sempre junto do Pai. Por isso, não podemos desistir. Também não podemos pegar atalhos. O caminho que conduz ao céu é somente um: 

-JESUS CRISTO. Ele é o único caminho, a única verdade e sem Ele estamos perdidos (Jo 14.6).

1) o primeiro texto "dois caminhos" trata do caminho largo e do estreito, citados por jesus no sermão do monte; 

2) o segundo texto, "os verdadeiros profetas e os falsos" tem como objetivo mostrar a advertência de jesus a respeito dos falsos profetas.

- DEUS é bom e atende aos seus filhos que o invocam em oração.   - JESUS mostrou que existem apenas dois caminhos: o largo e o estreito. E advertiu quanto às mentiras dos falsos profetas.



O conteúdo e as opiniões expressas são de inteira responsabilidade de seu autor.

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.