Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

AD Alagoas / Lições Bíblicas

23/10/2021

LIÇÃO 04 – PAULO, A VOCAÇÃO PARA SER APÓSTOLO

Comentário da Lição Bíblica para o fim de semana com Pr. Jairo Teixeira Rodrigues


INTRODUÇÃO

(At 9.15-22)

Nesta lição vamos aprender que existe um chamado, uma vocação, um envio, cuidado do Senhor é uma exigência. Por último, estudaremos os requisitos bíblicos para servir na obra de Deus. E revelar aos crentes, que Deus vocaciona atualmente pessoas para fazer a sua Obra.

I – REQUISITOS PARA SER UM VOCACIONADO

  1. Primeiro o Chamado tem haver com a presciência de Deus(AT 9:15).
  2. Segundo é necessário que haja uma transformação na vida daquele que foi chamado( Jo 1:42).
  3. Terceiro um encontro pessoal com Cristo(AT 9:3-6).
  • Quando olho para a formação de Paulo, o maior missionário da história da Igreja de Cristo, aprendo algumas lições preciosas quanto ao cuidado com a obra de Deus (obra missionária):
  • Veja quanto cuidado Deus tem com a sua obra (obra missionária) é que antes de fazer a obra de Deus precisamos conhecer o Deus da obra. Paulo antes de sair no mundo a fora falando de Cristo, ele, primeiro, foi ter um conhecimento profundo de Cristo. Ele foi aprender de Cristo e com Cristo. Por isso, em momento algum podemos nos esquecer da grande comissão. Mas antes do ide (ou à medida que vão) há um vinde (Mc. 1:17, 3:13-14). Ir sem que você tenha ouvido o vinde e aprendei de mim (Mt.11:29) e se comprometido com Jesus é uma tragédia . Sem ter uma experiência pessoal profunda com o Senhor Jesus você não pode ir! O que temos que entender é: para que eu seja abençoador, primeiro tenho que ser abençoado! Howard Hendricks, em seu livro “Ensinando para transformar vidas” diz: “Se quisermos ensinar a outros, precisamos primeiro pedir a Deus que nos ensine. Ele deseja abençoar outros por nosso intermédio, mas antes é necessário que nos abençoe, que opere em nós. Quer usar-nos como instrumento seus, mas primeiro precisa purificar-nos e afiar-nos para que sejamos uma ferramenta em suas mãos!”
  • No sentido secular, Conforme o dicionarista Antônio Houaiss ser um vocacionado, significa: Ato ou efeito de ser chamado, denominado. Ter um Apelo ou inclinação para o sacerdócio, para a vida religiosa. Ter Disposição natural e espontânea que orienta uma pessoa no sentido de uma atividade, uma função ou profissão; pendor, propensão, tendência. É ter um Chamamento de alguém para exercer certa função obrigatória ou para a posse de um direito (HOUAISS, 2001, p. 2877).
  • Biblicamente ser um vocacionado vem do latim: “vocatione”, Um chamado. Um escolhido. A vocação divina pode ser compreendida de dois modos distintos: a geral e a específica. (a) Vocação Geral: Toda a humanidade, de maneira indistinta, é convocada a participar gratuitamente dos benefícios do Evangelho(Jo 3.16; Mt 11:28). (b) Vocação Específica: Embora todos sejam convidados a usufruir dos meios da graça nem todos serão convocados a exercer ministério(Mt 4:19; Ef 4.8-11). Depende única e exclusivamente dos desígnios e da soberania de Deus. (ANDRADE, 1998 p. 289)

II - A PREPARAÇÃO DE PAULO NO DESERTO:

-Foi quando aconteceu sua conversão no caminho de Damasco. Paulo tinha cerca de 28 anos quando ocorreu seu encontro pessoal com Jesus. Depois de ter se tornado um fervoroso discípulo do Nazareno, viveu algum tempo na comunidade cristã damasquina, até ser expulso pelos judeus.

-Paulo Realizou diversas expedições missionárias pregando o evangelho de Jesus Cristo. Em 44, após pregar durante três anos, em Tarso, segue para Antioquia, capital da província da Síria, então a terceira cidade do império, logo após, segue para Roma e Alexandria.

-Texto Base: " Depois, passados catorze anos, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também comigo Tito. " Gl 2:1

-Deus não forma homens da noite para o dia para realizar a sua obra! Ex.:

- Moisés, foi preparado durante 40 ANOS no deserto para se tornar líder dos hebreus. Pense nisso! Ele não avistou a sarça ardente senão aos oitenta anos. Isso mesmo, o-i-t-e-n-t-a!;

- Davi, após ser ungido rei assumiu o trono aos 30 anos após cerca de 13 anos. Sim! Treze anos vivendo como fugitivo, caçado e perseguido por Saul;

- José do Egito, após ser vendido como escravo pelos seus irmãos aos 17 anos só foi governador do Egito aos 30 anos. Isso mesmo! 13 anos anos de espera, vivendo como escravo, mordomo e presidiário;

- João Batista, antes de começar o seu ministério foi treinado durante anos no deserto;

- Jesus, iniciou o seu ministério com 30 ANOS de idade;

III -Que lições podemos tirar com a formação de Paulo?

1-A primeira lição que aprendemos com a formação de Paulo é que precisamos aprender, aprender e aprender. Precisamos nos aprofundar no conhecimento. Devemos ser bem instruído para não sermos enganados por ninguém. Perceba que na vida de Paulo o conhecimento sempre foi buscado. Ele sempre buscou entender o Senhor e o mundo, o contexto no qual ele vivia. Ele sempre procurou crescer, progredir no conhecimento (ele foi o homem dos livros-pergaminhos - das muitas letras ). E ele ensinou que devíamos crescer até chegarmos ao pleno conhecimento (veja estes textos: Col.1: 9,10; 3:10; Fp. 1:9-10);

2-A segunda lição é que quanto mais preparado mais usado por Deus – Perceba que no começo a sua pregação consistia apenas numa declaração de que aquele a quem ele perseguia era o filho de Deus (At.9:20), mas depois do preparo, do entendimento que teve, Paulo demonstrava que Jesus é o Cristo (At.9:22 ). Perceba que demonstrar é mais que afirmar. Demonstrar é provar o que se afirma. Demonstrar demanda um exame acurado, uma investigação precisa e uma análise profunda . É só depois de todo o preparo: educação com os pais, com os mestres, com a cultura, línguas, Leis, e todo aprofundamento de Cristo e com Cristo é que Paulo passa a ser poderosamente usado por Deus na obra dele! Por isso, que ser instrumento nas mãos de Deus se prepare o máximo que puder! Portanto, quanto mais preparado, quanto mais conhecimento eu tenho, mas edificação eu trago a pessoa e a mais pessoas!

3-A terceira lição quanto ao cuidado com a obra de Deus (obra missionária) é não ter pressa —Jesus levou quase três anos com os apóstolos para que de fato eles transtornassem o mundo. Paulo além de seu preparo secular levou ainda, no mínimo, 14 anos para ser o grande missionário que conhecemos. Não podemos nos precipitar. Não podemos ir despreparado. Não podemos enviar neófitos para o campo missionário, pois eles não estão realmente preparados para enfrentar de modo adequado as dificuldades e o trabalho missionário. Novato não sabe como plantar uma nova igreja. Por isso devemos enviar somente os mais preparados. Envie pessoas bem preparadas. Dê o Melhor para Missões – Dê as primícias! Sirvamos o Deus excelente com excelência!

CONCLUSÃO:

O que aprendo com a Vocação de Paulo é que nessa caminhada de formação (lapidação), A quem Deus chama, prepara, a quem prepara envia, a quem envia Ele cuida e a quem cuida exige. Assim Deus vai usando os seus instrumentos: Pessoas , circunstâncias (solidão, isolamento, sofrimento, perseguição), lugares e etc. Por isso, eu preciso ser humilde para entender quem são os instrumentos de Deus na minha vida. Precisamos de discipuladores. Paulo foi discipulado, discipulou e ensinou os seus discípulos a fazerem outros discípulos (2Tm.2:2)! Que Deus levante obreiros para sua Seara!



O conteúdo e as opiniões expressas são de inteira responsabilidade de seu autor.

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.