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AD Alagoas / Lições Bíblicas

02/10/2021

LIÇÃO 1 - O MUNDO DO APÓSTOLO PAULO

Comentário da Lição Bíblica para o fim de semana com Pr. Jairo Teixeira Rodrigues


INTRODUÇÃO:

-Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis, e dos filhos de Israel.” (At 9.15)

“Segundo a sua soberana vontade, DEUS usa as circunstâncias para fazer uma grande obra”.

Veremos o mundo cultural de Paulo, a língua mundial daqueles dias era o grego, o mundo cultural do apóstolo Paulo, a influência da filosofia grega.

-Precisamos saber como o mundo de hoje é uma porta aberta para o Evangelho.

I - O MUNDO DE PAULO NO IMPÉRIO ROMANO:

-Paulo de Tarso, da tribo de Benjamim, Judeu, que falava Hebraico, Aramaico, Grego e latim (na minha opnião, pois era a língua falada peos romanos).

Paulo, o maior imitador de CRISTO. Também chamado "Paulo, o velho" (Fm 1:9), "O prisioneiro de CRISTO" (Fm 1:9).

Paulo escreveu mais da metade dos livros do NT.

Considero Hebreus escrito por Paulo.

Paulo influenciou a escrita do evangelho de Lucas.

Paulo era usado em todos os dons do ESPÍRITO SANTO

Pedro abriu a porta, mas quem percorreu todos os cômodos da casa e se instalou nela foi Paulo.

Foi Paulo usado por DEUS para transformar a "seita dos nazarenos" em Igreja de CRISTO.

Paulo usava escrituras, livros e pergaminhos.

Anotava sempre o que ia recebendo de DEUS.

É o maior instrumento do ESPÍRITO SANTO para nossos ensino, sempre baseado nós ensinos de JESUS CRISTO.

No tempo de JESUS e de Paulo (eram contemporâneos, com diferença de idade entre 9 e 12 anos) o Império romano se impõe como reino que não tem adversário a altura.

Politicamente e belicamente não havia concorrentes.

A cultura grega dominava, mas prevalecia a autoridade Romana.

II - O MUNDO, UM CAMPO MISSIONÁRIO

Saulo começa a refletir sobre o mundo que o rodeava. Embora só o conhecesse parcialmente, sabia que o Império Romano se estendia para além dos Portões da Cilícia, em direção ao ocidente. Em suas fronteiras, havia milhões de pessoas.

Que mundo de trevas era aquele!

Os ídolos eram adorados por toda a parte. As cidades encontravam-se repletas de estátuas, altares e templos. Tateando, as pessoas andavam à procura de algo real. Seus corações estavam vazios; seus olhos, voltados para os grandes blocos de granito e mármore. Se os gentios pudessem enxergar o vazio de seus templos! Se soubessem que somente CRISTO podia satisfazê- los!

Saulo compreende que será mais fácil convencer os gentios do que os judeus. Ele alegra-se por ter sido escolhido pelo Senhor para levar o Evangelho da graça salvadora de DEUS aos gentios.

- A “pax romana”, a geografia e os meios de transporte urbanos e do campo do império romano contribuíram para a propagação do Evangelho.

-O grego koinê era a principal língua do tempo do apóstolo e, como mola propulsora da cultura grega, ela contribuiu para a propagação da mensagem escrita do Evangelho.

 - O apóstolo Paulo se identifica como judeu, pois ele foi criado dentro da fé judaica.

-Esta lição nos mostra os três “mundos” do apóstolo Paulo: o romano, o grego e o judeu. O apóstolo teve certa liberdade para peregrinar dentro do império. Ele também se comunicou na língua predominante da época, o grego koiné, bem como fez uso da vasta literatura de seu tempo. Paulo também era judeu. A moral judaica estava presente em algumas partes do império por meio das sinagogas. A soma de tudo isso serviu ao ESPÍRITO SANTO para que a vida do apóstolo fosse usada integralmente para a causa do Evangelho no mundo gentílico. Por isso, sugerimos que você introduza o assunto desta lição perguntando aos alunos acerca da contribuição cultural, política e religiosa que o mundo atual nos dá para pregar o Evangelho. 

III-QUAIS AS NECESSIDADES QUE O MUNDO DE HOJE APRESENTA

-Como o Evangelho pode preenchê-las?

“À medida que o cristianismo se expandia no mundo romano, a Igreja Primitiva enfrentava muitas questões e desafios novos. Os pais escreveram e ensinaram, individualmente e em reuniões de concílios, no esforço de responder a essas questões. 

Muitas de suas soluções ainda formam um fundamento essencial para a reflexão teológica, a organização da igreja e a vida cristã.

Entre as contribuições da Igreja Primitiva para a formação de uma cosmovisão cristã, quatro áreas foram particularmente importantes: 

1) autodefinição, quer dizer, a compreensão do que significa ser cristão em referência ao judaísmo, 

2) a relação do cristianismo com a cultura não- cristã [grega], segundo reflexões feitas pelos apologistas ou defensores da fé, 

3) a visão cristã de DEUS e de JESUS CRISTO nos primeiros concílios ecumênicos, e 

4) a relação do cristianismo com o governo”(PALMER, Michael D. (Ed). Panorama do Pensamento Cristão. Rio de Janeiro: CPAD, 2001, p.113).

CONCLUSÃO:

Aqui Vemos Paulo, um homem carente da graça, como todo judeu, pensava alcançar a justiça de Deus pela obediência da Lei, até que confrontado por Cristo, entendeu que o homem é justificado pela fé e não pelas obras “[...] não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé” (Fp 3.9-b). Paulo se tornou o principal instrumento para transmitir o pleno significado da graça em Cristo. Não é de admirar que mais tarde ele viesse a ser conhecido como “o apóstolo da graça”. Com maestria, ele nos falou sobre a graça de Deus de forma abundante (Rm 1.5,7; 3.24; 4.4,16; 5.2). Ele afirmou que pela graça foi salvo (1Tm 1.13,14); que pela graça de Deus era o que era (1Co 15.10-a); e, por fim, que trabalhou mais que os outros apóstolos (1Co 15.10-b).

Esta lição nos mostrou os três “mundos” do apóstolo Paulo: o romano, o grego e o judeu. Vimos que o apóstolo se comunicou na língua predominante da época, o grego koiné, bem como fez uso da vasta literatura de seu tempo e, a soma de tudo isso serviu ao Espirito Santo para que a vida do apóstolo fosse usada integralmente para a causa do Evangelho. 



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