Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

AD Alagoas / Lições Bíblicas

04/09/2021

Lição 10 - O Cativeiro de Israel: Reino do Norte.

Comentário da lição bíblica para o fim de semana com Pr. Jairo Teixeira Rodrigues


Oseias 6:1

INTRODUÇÃO: 

O REI DA ASSÍRIA... TRANSPORTOU A ISRAEL PARA A ASSÍRIA. Em 722 a.C., depois de 210 anos de idolatria, de rebeldia espiritual e de corrupção moral, DEUS decretou a queda final e o exílio de Israel (i.e., as dez tribos do Reino do Norte). O avanço implacável do mal entre o povo de DEUS, chegara ao ponto culminante irreversível. Transbordara sua medida de iniqüidade. O recurso único de DEUS foi aplicar um julgamento, que dissolveu a nação; restou apenas um remanescente crente e fiel para presenciar o cumprimento das promessas de DEUS (cf. Rm 9.27).

Tudo que dantes foi escrito foi para ensino e aviso nosso. Portanto estudemos essa lição tirando precios ensinos para nossas vidas.

I - ISRAEL sob o reinado de Jerroboao II.

-A queda de Samaria e a deportação de sua população foram o claro resultado dos pecados cometidos contra o Senhor (2Rs 17.7). -O povo de Deus tornou-se infiel para com o Senhor que os livrara do Egito, adorando e servindo a outros deuses (2Rs 17.15-17). 

-E fizeram isto apesar dos constantes avisos dos profetas de Deus de que tal atitude consistia em grave traição. O resultado inevitável foi o julgamento de Deus, um juízo que se manifestou na forma de exílio, expulsando os israelitas de sua terra prometida. 

-A idolatria no Reino do Norte perdurou sem dificuldade por quase dois séculos. Finalmente, a paciência de Deus esgotou-se e Ele permitiu que os assírios destruíssem a capital de Israel (2Rs 17.6,7)

-O motivo do cativeiro do reino do Norte foi sua  à forte idolatria, à injustiça social e à degradação moral do povo de Israel.

-Por esse motivo o Senhor disse-lhe que o reino lhe seria tirado, embora não durante a sua vida: “Assim diz o Senhor: ... Israel certamente será levado cativo” (Am 7.17). 

-Por intermédio de Isaías, que começou a profetizar pouco antes da queda de Samaria, o Senhor se referiu aos assírios como “a vara da Minha ira”: “A Minha indignação é como bordão nas suas mãos” (Is 10.5). 

-No reino de Israel, também chamado de reino do Norte ou reino de Samaria, praticamente, houveram 19 Reis, e nenhum rei “justo” diante de Deus. 

 - Jeroboão I, que se tornou para todas as gerações subsequentes um modelo de iniquidade e mau comportamento. 

-Sob o comando de Salmaneser, Oséias o rei de Israel, foi preso e Samaria foi sitiada por três anos, antes de finalmente sucumbir em 722 a.C (2Rs 17.5,6).

II – A ORIGEM DOS SAMARITANOS.

 -Os samaritanos são um pequeno grupo étnico-religioso originários da Samaria. A Samaria é o nome histórico e bíblico de uma região montanhosa do Oriente Médio, constituída pelo antigo reino de Israel, situado em torno de sua antiga capital, Samaria, e rival do vizinho reino do sul, o reino de Judá. Um estudo de 2019 produzido pela comunidade samaritana estima o seu número em 820 pessoas.[1] Atualmente, habitam no distrito de Holon em Telavive e Nablus na Cisjordânia situadas em Israel e na Palestina.

-A Origem dos samaritanos é de descendência assíria e mistura de povos dominadores hostis a casa de Israel e que, na época, estavam decididos a dominar toda a terra, porém um grande exílio os dispersou e eliminou.

-A Mistura de gente é o Sincretismo: O processo de sincretismo mais conhecido e mais estudado é o sincretismo religioso. O sincretismo religioso é a mistura de uma ou mais crenças religiosas em uma única doutrina. Este modelo de sincretismo, assim como o cultural, nasce a partir do contato direto ou indireto entre pessoas com crenças distintas.

-DEUS sempre abominou o sincretismo religioso no meio do seu povo; porque nele a verdade de DEUS se mistura com a mentira da idolatria. No sincretismo, partes das crenças e dos rituais de religiões distintas são combinadas em uma só prática.

Escreva no quadro ou prepare um slide com a seguinte proposição: "O que representa o sincretismo religioso nos dias de hoje?" Recomponha sua classe em três ou quatro grupos. Cada grupo deverá relatar um episódio bíblico em que o sincretismo se evidencia, e relacioná-lo à realidade de hoje, em muitos segmentos religiosos. Depois, reúna os grupos e analise com eles todas as respostas.

- O Senhor disciplinou Israel através de sua misericórdia e justiça.

-Nossa natureza pode produzir perversão e maldade, porém, cabe a nós combater essas atitudes dia a dia e extingui-las de nossas vidas.

-O Senhor não divide a sua glória com ninguém. Quando colocamos algo ou alguém acima de DEUS, o desonramos. 

- A mistura entre os povos, suas culturas e religiões podem enfraquecer a fé e a doutrina.

CONCLUSÃO:

A lição deixa claro que DEUS não tolerará nenhuma forma de idolatria.

(1) Ele advertia frequentemente contra ela no AT. 

a) Nos dez mandamentos, os dois primeiros mandamentos são contrários diretamente à adoração a qualquer deus que não seja o Senhor DEUS de Israel (ver Êx 20.3,4 notas). 

b) Esta ordem foi repetida por DEUS noutras ocasiões (e.g., Êx 23.13,24; 34.14-17; Dt 4.23,24; 6.14; Js 23.7; Jz 6.10; 2 Rs 17.35,37,38). 

c) Vinculada à proibição de servir outros deuses, havia a ordem de destruir todos os ídolos e quebrar as imagens de nações pagãs na terra de Canaã (Êx 23.24; 34.13; Dt 7.4,5; 12.2,3). Como Israel foi avisado e não obedeceu foi aprender a obediência no cativeiro. Que Deus nos ajude a servir somente a Deus(1Tss 1:9,10).



O conteúdo e as opiniões expressas são de inteira responsabilidade de seu autor.

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.