Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

AD Alagoas / Lições Bíblicas

17/04/2021

Lição 3 - DONS DE REVELAÇÃO

Comentário da lição bíblica para o fim de semana com Pr. Jairo Teixeira Rodrigues


1 Coríntios 14:26

INTRODUÇÃO:

Vamos estudar sobre os Dons de Revelação, nome dado para estudarmos didaticamente os dons que nos revelam algo oculto tanto no passado, como no presente, quanto no futuro; também nos revela a fonte de manifestações malignas nas pessoas e nos concede poder para libertar essas mesmas pessoas.

Palavra de sabedoria são revelações sobrenaturais do ESPÍRITO SANTO a respeito do futuro.

Palavra de Conhecimento são revelações sobrenaturais do ESPÍRITO SANTO a respeito de algo oculto tanto no passado, quanto no presente.

Discernimento de espíritos são revelações sobrenaturais do ESPÍRITO SANTO a respeito do reino espiritual de Satanás, sobre a ação de demônios e capacita o crente a expulsar esses demônios. Vivemos dias trabalhosos, e necessitamos desses Dons espirituais pra realizarmos a Obra de Deus com eficácia.

Os dons são concedidos pelo nosso desejo em dar espaço ao ESPÍRITO SANTO de agir em nossa vida e trabalho na obra de DEUS.

A vontade de DEUS não exclui de modo algum o desejar por parte do crente estes dons, de fato Paulo diz várias vezes para ambicionar os dons espirituais: "Desejai ardentemente os maiores dons" (1 Cor. 12:31), "procurai abundar neles, para edificação da igreja" (1 Cor. 14:12), diz Paulo. Estes dons devem ser objeto de busca por parte de todos nós, ninguém está excluído. Não há uma categoria de crentes que está excluída desta busca. Todos devem estar envolvidos nela.

Quem não os deseja na realidade não quer que a Igreja seja edificada pela manifestação do ESPÍRITO, este não quer que a Igreja de hoje seja edificada por meio dos dons, como o era a igreja antiga.

- A PALAVRA DA SABEDORIA

-Este dom é uma palavra (uma proclamação, uma declaração) de sabedoria, dada por DEUS através da revelação do ESPÍRITO SANTO, para satisfazer a necessidade de solução urgente dum problema particular. Não se deve confundi-lo, portanto, com a sabedoria num sentido amplo e geral. Não depende da habilidade cultural humana de solucionar problemas, pois é uma revelação do conselho divino.

HORTON. Stanley. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. Editora CPAD.

1-DONS DE REVELAÇÃO (REVELAM ALGO OCULTO OU DESCONHECIDO SOBRENATURALMENTE).

São três - Palavra de sabedoria, Palavra de conhecimento ou da ciência e Discernimento de espíritos.

Essas manifestações do ESPÍRITO SANTO são sobrenaturais, não devemos confundir os dons com sabedoria adquirida com estudo de livros, revistas, pesquisas na internet ou cursos de homilética, hermenêutica, lingüística ou qualquer outra disciplina.

(Atos 16.16-24)

16 - E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem que tinha ESPÍRITO de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores. 17 - Esta, seguindo a Paulo e a nós, c/amava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do DEUS Altíssimo. 18 - E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao ESPÍRITO: Em nome de JESUS CRISTO, te mando que saias dela. E, na mesma hora, saiu.

-Os dons de revelação constituem parte da revelação de DEUS, concedida ao homem salvo, para que, por eles, a “multiforme sabedoria” divina seja manifestada no meio da Igreja, e os crentes em JESUS sejam protegidos das sutilezas do Adversário e das maquinações humanas contra a fé cristã.

Sem a presença física de CRISTO, após sua Ascensão aos céus, os salvos, reunidos em igrejas locais, precisam, de maneira indispensável, dos dons espirituais, tanto para cumprirem a Missão confiada por CRISTO, quanto para lutar e vencer “as hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais” (Ef 6.12). Sem eles, a igreja local não passa de uma comunidade humana, uma associação religiosa, como um “vale de ossos”, transformados em corpos com tecidos humanos, mas sem vida. Tem estruturas humanas, ministeriais, denominacionais, intelectuais, políticas e administrativas, mas não tem o poder de DEUS em sua vida institucional. Os dons espirituais propiciam a provisão divina para a igreja cumprir a sua missão, concedida por CRISTO, de proclamar o evangelho por todo o mundo e a toda a criatura.

Dentre esses, os chamados “dons de revelação” aparecem como categoria de grande valor e necessidade, no meio das igrejas locais. No tempo de Paulo, havia confusões, mistificações doutrinárias, ensinos heréticos e tantos outros tipos de informações, que chegavam aos ouvidos dos crentes, que muitos se desviaram, iludidos pelos “ventos de doutrina” (Ef 4.14). O gnosticismo ameaçava a integridade da fé cristã. Os judaizantes queriam impor seus ensinos legalistas e ultrapassados. A igreja precisava de recursos espirituais sobrenaturais para não ser esmagada pelas heresias, muitas delas travestidas de verdades absolutas. Só a revelação de DEUS, manifestada de forma incisiva, poderia evitar a derrocada do cristianismo.

E, nos dias presentes, será que não há necessidade da revelação especial de DEUS, através de sua palavra e de dons ou carismas que façam a diferença, para que os cristãos saibam discernir o “joio do trigo”? Certamente hoje, mais do que nunca, a igreja de JESUS, em toda a parte, necessita desses recursos. Os dons de revelação podem identificar a origem, os meios e os propósitos de muitas falsas doutrinas que surgem a cada dia, no meio evangélico. 

-Palavra - Pequena parte (fragmento).

-Sabedoria - de DEUS - onisciência e presciência - a respeito do futuro.

-Uma revelação por escrito ou falada sob inspiração do ESPÍRITO SANTO e a respeito do futuro.

-É uma manifestação sobrenatural do ESPÍRITO SANTO, através de um crente, pela graça de DEUS, sempre revelando o futuro.

2. A BÍBLIA E A PALAVRA DE SABEDORIA.

Porque tu, DEUS meu, revelaste ao ouvido de teu servo que lhe edificarias casa; pelo que o teu servo achou confiança para orar em tua presença. 1 Crônicas 17:25

E a mim me foi revelado este segredo, não porque haja em mim mais sabedoria do que em todos os viventes, mas para que a interpretação se fizesse saber ao rei e para que entendesses os pensamentos do teu coração. Daniel 2:30

Respondeu o rei a Daniel e disse: Certamente, o vosso DEUS é DEUS dos deuses, e o Senhor dos reis, e o revelador dos segredos, pois pudeste revelar este segredo. Daniel 2:47

senão o que o ESPÍRITO SANTO, de cidade em cidade, me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações. Atos 20:23

Mas FALAMOS A SABEDORIA DE DEUS EM MISTÉRIO, outrora oculta, a qual DEUS preordenou desde a eternidade para a nossa glória. (1 Co 2.7)

Mas DEUS NO-LO REVELOU PELO ESPÍRITO; porque o ESPÍRITO a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de DEUS. (1 Co 2.10)

porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de DEUS falaram inspirados pelo ESPÍRITO SANTO. (2 Pedro 1:21)

II - PALAVRA DA CIÊNCIA

-É manifestação da ciência ou do conhecimento de DEUS, concedido ao homem salvo. Pode ser dado por sonho, por visão, por revelação especial, por voz de DEUS na mente, operando na esfera humana, no seio da igreja; sendo um conhecimento sobrenatural propiciado por DEUS. Paulo fala de “todos os mistérios e toda a ciência” (1 Co 13.2), que só têm valor se for sob a graça do amor de DEUS. Através desse dom, o crente penetra nas profundezas do conhecimento de DEUS (cf. Ef 1.17-19). “Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que DEUS preparou para os que o amam. Mas DEUS no-las revelou pelo seu ESPÍRITO; porque o ESPÍRITO penetra todas as coisas, ainda as profundezas de DEUS” (1 Co 2.9).

 1. O QUE É?

-Palavra = pequena parte do conhecimento de DEUS, revelação de coisa conhecida no passado ou no presente; tem a ver com onipresença de DEUS. (pode ser coisa conhecida por pessoas em outra parte ou localidade, que é revelada aqui onde estamos).

-JESUS viu Natanael debaixo de uma figueira sem nem mesmo estar na mesma cidade. Eliseu sabia todas as estratégias de guerra do inimigo sem nem mesmo estar perto de seu acampamento.

-Quando a revelação vem em sonhos futurísticos é palavra de Sabedoria, mas quando o sonho vem com revelação atual é palavra de Conhecimento.

Exemplos:

JESUS:

Jo 1.48 Perguntou-lhe Natanael: Donde me conheces? Respondeu-lhe JESUS: Antes que Felipe te chamasse, eu te vi, quando estavas debaixo da figueira.

João 4:16-19 JESUS disse à mulher samaritana: "Vai, chama o teu marido e vem cá. A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe JESUS: Disseste bem: Não tenho marido; porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isso disseste com verdade. Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta"

JESUS enxergava a fé dentro das pessoas.

-De acordo com o registro bíblico, quando este dom era exercido, o extraordinário acontecia, como mostram os exemplos que se seguem:

- O rei de Israel foi avisado do perigo de destruição por parte do rei da Síria: (2 Rs 6.9- 12.).

-E, quanto às jumentas que há três dias se te perderam, não ocupes o teu coração com elas, porque já se acharam. E para quem é todo o desejo de Israel? Porventura, não é para ti e para toda a casa de teu pai? (1 Samuel 9:20).

III - DOM DE DISCERNIR OS ESPÍRITOS

-Saber de onde vem e o que está operando numa pessoa. Tem a ver com a onipotência de DEUS (Aqui se expulsa demônios e se vence forças e ideias malignas). Paulo enxergou um demônio falando a verdade a seu respeito, mas com o intuito de ganhar crédito para suas adivinhações.

Para julgar profecias esse dom é imprescindível.

1Co 14.26 - "E falem dois ou três profetas, e os outros julguem".

O julgamento de manifestações espirituais é uma ordenança bíblica. O apóstolo João escreveu: "Amados, não creiais em todo ESPÍRITO, mas provai se os espíritos são de DEUS, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo"(1Jo 4.1). O discernimento é uma necessidade para a igreja dos dias atuais, pois há um verdadeiro bombardeio de modismos doutrinários, heresias e misticismos antibíblicas. Em meio a essa confusão da espiritualidade pós-moderna, a "profecia", ou melhor, a profetada é um dos meios em que muitas heresias têm sido geradas.

Como saber se determinada manifestação espiritual vem do ESPÍRITO de DEUS, do ESPÍRITO humano ou de Satanás? Somente com o discernimento dado pelo ESPÍRITO SANTO.

A própria pregação e/ou ensino deve ser ouvida e julgada para se discernir entre a pregação/ensino que vem de DEUS ou a que vem do homem ou a que vem do Diabo. Porém esse discernimento não é feito pelo intelecto humano, mas é uma revelação sobrenatural.

1. O DOM DE DISCERNIR OS ESPÍRITOS.

-Dom concedido pelo ESPÍRITO SANTO, pela graça de DEUS, ao crente que vive em santificação e em contínua batalha espiritual contra Satanás e seus demônios. 

-Capacitação sobrenatural tanto para descobrir, como para expulsar demônios e interromper suas ações. Muitos chegam até a ver os demônios onde estão no corpo de outra pessoa. 

-Alguns sabem a intenção das pessoas e até sabem o que estão pensando ou falando em segredo com outros. 

-Alguns recebem revelação de trabalhos de macumba e feitiçaria feitos para prejudicar pessoas. São muitas as manifestações e modos de operar deste Dom do ESPÍRITO SANTO.

Exemplo:

JESUS:

"E JESUS, vendo-lhes a fé, disse ao paralítico: Filho, perdoados são os teus pecados."(Mc 2:5).

E JESUS, conhecendo logo em seu ESPÍRITO que assim arrazoavam entre si, lhes disse: Por que arrazoais sobre estas coisas em vosso coração? (Marcos 2:8).

-Paulo e a pitonisa:

" E fazia isto por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao ESPÍRITO: Eu te ordeno em nome de JESUS CRISTO que saias dela. E na mesma hora saiu."(At 16:18)

CONCLUSÃO:

Como pudemos ver, os dons de Revelação são extremamente necessários à Igreja do Senhor Jesus. Por intermédio deles, o crente é capaz de resolver causas difíceis, com a sabedoria de Deus; ter conhecimento de fatos e situações, que estão além da visão e conhecimento humano; e discernir a origem das manifestações espirituais. A PALAVRA DA SABEDORIA É UMA PEQUENA PARTE DA SABEDORIA DE DEUS SOBRE O FUTURO QUE NOS É REVELADA.

PALAVRA DA CIÊNCIA É UMA PEQUENA PARTE DA ONIPRESENÇA DE DEUS SOBRE O PASSADO OU PRESENTE QUE NOS É REVELADA.

DISCERNIMENTO DOS espíritos É A REVELAÇÃO DA FONTE VERDADEIRA POR DETRÁS DE UMA MENSAGEM OU DE UMA MANIFESTAÇÃO. TEM A VER COM EXPULSÃO DE DEMÔNIOS.

Busquemos os dons do ESPÍRITO SANTO que nos ajudarão na condução da obra maravilhosa e poderosa de DEUS. Todos os Dons do ESPÍRITO SANTO estão a nossa disposição. Busquemos com excelência.



O conteúdo e as opiniões expressas são de inteira responsabilidade de seu autor.

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.