Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

AD Alagoas / Lições Bíblicas

29/01/2021

Lição 5 - O FRUTO DO ESPÍRITO; O EU CRUCIFICADO.

Comentário da lição bíblica para o fim de semana com Pr. Jairo Teixeira Rodrigues


Texto: Gálatas 5:22-25

Introdução: Demonstrar que o Fruto do ESPÍRITO é um dos temas mais vibrantes da vida cristã. Fruto do ESPÍRITO e dons espirituais não deveriam ser exclusivistas, mas duas realidades complementares que revelam todo o conselho de DEUS. Quem é cheio do ESPÍRITO deve desejar o Fruto do ESPÍRITO na mesma intensidade que deseja os dons espirituais. Se os dons são sinais poderosos para a evangelização e edificação da igreja, o fruto do ESPÍRITO é o testemunho poderoso de uma natureza purificada em meio à geração corrompida. Ora, no meio das trevas quem é luz é como quem segura uma tocha iluminada a meia-noite. Assim, o fruto do ESPÍRITO é o testemunho do "eu crucificado" com CRISTO. Esse "eu" não é mais regido pelos instintos primitivos e animalescos da Carne, mas pela direção harmoniosa, calma e serena do ESPÍRITO SANTO.

I - O FRUTO DO ESPÍRITO NA VIDA DO CRENTE

1. Definição.

O fruto do ESPÍRITO SANTO é a dádiva de DEUS para nós, para que possamos viver a vida de JESUS neste mundo. O amor de DEUS é derramdo em nossos corações.

O apóstolo Paulo nos revela as 9 qualidades ou aspectos do Fruto do ESPÍRITO SANTO. (amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança)

E, porque sois filhos, DEUS enviou aos nossos corações o ESPÍRITO de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Gálatas 4:6

Esse termo fruto no Novo Testamento é a tradução do original “karpos”, que tanto pode significar “o fruto”, quanto “dar fruto”, “frutificar” ou ser “frutífero” (Mt 12.33; 13.23; At 14.17). (...) Para que o fruto seja gerado, é necessário que haja uma relação de interdependência entre o tronco e seus ramos (ARRINGTON; STRONSTAD, 2003, p. 15). 

fruto do Espírito é o que resulta da vida de plena comunhão com Cristo. “Quem permanece em mim, e eu nele, esse dá muito fruto”, Jo 15.5. (Boyer, 1996, p.336). No novo testamento, o fruto é mostrado como o fator determinante e relativo de um caráter (ANDRADE, 1999, p. 163).

II - ANDAR NA CARNE X ANDAR NO ESPÍRITO:

1. O que é a carne?

Ela é a sede dos apetites carnais (Mt 26.41). É a atração pelo sistema mundano de viver em pecado.

CARNE (Dicionário Strong)

σαρξ sarx - Natureza animal com desejo ardente que incita a pecar .

A carne, denotando simplesmente a natureza humana, a natureza terrena dos seres humanos separada da influência divina, e por esta razão inclinada ao pecado e oposta a DEUS.

CARNE (Enciclopédia Ilúmina)

A natureza humana deixada à vontade e dominada pelos seus desejos e impulsos (Gl 5.19; 6.8; v. CARNAL).

CARNE (Dicionário Almeida)

O ser humano fraco e mortal (Sl 78.39). - A natureza humana deixada à vontade e dominada pelos seus desejos e impulsos (Gl 5.19; 6.8; v. CARNAL).

CARNE (Dicioário teológico - Claudionor Correa de Andrade)

[Do hb. basar ; do gr. sarx ; do lat. carnem ] Nas Sagradas Escrituras, o termo é usado tanto para descrever a natureza humana, como para qualificar o princípio que está sempre disposto a oporse ao espírito. Este último sentido foi desenvolvido como doutrina pelo apósto- lo Paulo (Rm 7.7-25). O crente carnal, segundo muito bem explica ele em suas epístolas, é o que dá inteira guarida ao pecado.

CARNE (Dicioário Português)

Natureza humana, do ponto de vista da sensibilidade: A carne é fraca. Concupiscência.

O crente pode ser Carnal ou Espiritual.

CARNAL (Dicionário Almeida)

O que pertence à natureza humana deixada à vontade nos seus pensamentos e desejos em contraste com os pensamentos e desejos espirituais, que vêm de DEUS. Quando não está sujeito a DEUS, o ser humano tem inclinação para o pecado. O salvo pode ser “carnal” ou “espiritual” (1Co 2.14—3.1; 1Pe 2.11). Algumas coisas que a natureza humana produz são mencionadas em Gl 5.19-21; o que o ESPÍRITO produz é referido nos vers. 22 e 23.

  1. O que é Andar no ESPÍRITO? (v.16).

Significa andar submisso ao ESPÌRITO SANTO. Ouvir sua voz, entender sua vontade e a ela se submeter.

E porei dentro de vós o meu ESPÍRITO e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis. Ezequiel 36:27

E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo ESPÍRITO SANTO de anunciar a palavra na Ásia. Atos 16:6

Se vivemos no ESPÍRITO, andemos também no ESPÍRITO. Gálatas 5:25

E repousará sobre ele o ESPÍRITO do Senhor, e o ESPÍRITO de sabedoria e de inteligência, e o ESPÍRITO de conselho e de fortaleza, e o ESPÍRITO de conhecimento e de temor do Senhor. Isaías 11:2

JESUS era guiado, conduzido pelo ESPÍRITO SANTO.

Então, foi conduzido JESUS pelo ESPÍRITO ao deserto, para ser tentado pelo diabo. Mateus 4:1

E JESUS, cheio do ESPÍRITO SANTO, voltou do Jordão e foi levado pelo ESPÍRITO ao deserto.(Lc 4:1).

III - AS OBRAS DA CARNE, um contraste do viver no Espíirto

1-As obras da carne é o contraste entre o modo de vida do crente cheio do Espírito e aquele controlado pela natureza humana pecaminosa. Carne do grego “sarx” é a natureza pecaminosa com seus desejos corruptos, a qual continua no cristão após a sua conversão, sendo seu inimigo mortal (Rm 8.6-8,13; Gl 5.17,21). Aqueles que praticam as obras da carne não poderão herdar o reino de Deus (Gl 5.21). Por isso, essa natureza carnal pecaminosa precisa ser resistida e mortificada numa guerra espiritual contínua, que o crente trava através do poder do Espírito Santo (Rm 8.4-14; ver Gl 5.17). Paulo diz: “Porque as obras da carne são manifestas [...]” (Gl 5.19). A palavra traduzida por “conhecidas”, significa “claro e manifesto”. “A carne propriamente dita, ou seja, a natureza pecaminosa é secreta e invisível; mas as suas obras, as palavras e atos pelos quais se manifesta, são públicos e evidentes” (STOTT, 2007, p.134). Por mais que alguém tente negar a pecaminosidade do homem, as obras da carne é a clara evidência da sua existência.

 2-As obras da carne(vv.19-21).

É aquilo que nos domina e escraviza, prejudicando nossa comunhão com DEUS e destruindo nossa saúde.

São 16 as obras da carne apresentadas por Paulo em Gálatas 5. Outras listas aparecem em outras epístolas paulinas (Rm 1.29-31; 1 Co 6.9,10; 1 Tm 1.9,10). “e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de DEUS” (v.21) é uma ideia de que existem muitas outras obras da carne. 

Podemos classificar esses vícios em três categorias: 

a) sexo ilícito: prostituição, impureza e lascívia; 

b) pecados de ordem religiosa: idolatria e feitiçaria; 

c) pecados de ordem social: inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices e glutonaria.

IV - O QUE É O FRUTO DO ESPIRITO:

-Em Filipenses 2:5, Paulo escreveu: “Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus" (NVI). É disso que precisamos! Podemos ter a mente de Cristo quando o Espírito Santo habita dentro de nós.

Mas como é o caráter sagrado, justo, puro e perfeito de Deus em desenvolvimento em uma pessoa? Quais são as virtudes, atributos, características e qualidades que a natureza de Deus expressa? Deus inspirou Paulo a listar nove virtudes fundamentais do caráter de Deus em Gálatas 5:22-23: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio” (ARA).

Em Gálatas 5:22, a palavra grega traduzida como “fruto” está no singular porque se refere coletivamente a nove virtudes — isto é, o produto do Espírito ou o que o Espírito produz — na vida de um cristão em quem habita esse Espírito. No entanto, às vezes nos referimos a isso no plural, “frutos do Espírito”, quando estamos nos concentrando em virtudes individuais.

As pessoas poderiam ter essas virtudes sem o Espírito Santo? 

Até certo ponto, as pessoas podem demonstrar amor, alegria, paz, longanimidade, amabilidade, bondade, fidelidade, gentileza e autocontrole sem a ajuda do Espírito Santo. Anteriormente, mencionamos algumas das muitas influências que moldam o caráter e a personalidade de cada pessoa, seja para o bem ou para o mal.

Entretanto, sem a ajuda do Espírito Santo, essas boas qualidades serão mais superficiais, mais inermes, menos confiáveis e menos consistentes. Embora algumas pessoas possam ter algumas dessas virtudes, é muito menos provável que elas tenham todas as nove virtudes.

A passagem de Gálatas 5:22-23 é muito inspiradora, já que o “fruto do Espírito” se refere às virtudes geradas pelo Espírito Santo, e não por meros esforços humanos. Com o Espírito Santo, é possível ter muito mais dessas virtudes do que apenas através do esforço humano. E saber isso deveria motivar quem não foi batizado a buscar o batismo, para que possa receber mais do Espírito de Deus.

CONCLUSÃO: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne (Gl 5.16). O texto original apresenta ‘andai (peripateite) em Espírito’. Esta frase reflete uma expressão idiomática comum em hebraico, na qual ‘andar’ significa ‘conduzir a própria vida’. 

Os judaizantes disseram aos gálatas que conduzissem as suas vidas observando a Lei. Mas Paulo argumentou que a lei não tem papel algum na vida do cristão. A pessoa que procura ser ‘justificada pela lei’ (5.4) cai da graça, e se separa de Cristo como a fonte da vida justa. Em Romanos 7.4-6, Paulo vai ainda mais adiante, e diz que a natureza pecadora (sarx, a carne) na verdade é energizada (ou estimulada) pela Lei. Então, o que o cristão deve fazer? O cristão deve conduzir sua vida observando não a Lei, mas o Espírito de Deus. Pois, Paulo promete, a pessoa que olhar para o Espírito (confiar nEle) ‘não cumprirá a concupiscência da carne [sarx]’” (RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. RJ: CPAD, 2012, p.412). Para vencermos o conflito existente entre a carne e o Espírito, precisamos tão somente nos encher do Espírito Santo e crucificar a nossa carne com suas paixões e concupiscências (Gl 5.24; Ef 5.18). Permita que o Espírito Santo guie você pelo caminho certo e que Ele controle os seus desejos de modo que o fruto seja evidenciado em sua vida.



O conteúdo e as opiniões expressas são de inteira responsabilidade de seu autor.

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.