Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

AD Alagoas / Lições Bíblicas

23/01/2021

Lição 4 - A Atualidade dos Dons Espirituais.

Comentário da lição bíblica para o fim de semana com Pr. Jairo Teixeira Rodrigues


1 Coríntios 12:4

INTRODUÇÃO:

Estamos em plena crise de dons na igreja - enquanto uns pouquíssimos são usados em vários dons, a grande maioria da igreja nem mesmo sabe diferenciar entre um dom e outro. A bíblia afirma: "Todos podeis profetizar...", mas a realidade é que quase nenhum profetiza.

"Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados." - Paulo, (I Coríntios, 14:31)

Os dons são concedidos pelo nosso desejo em dar espaço ao ESPÍRITO SANTO de agir em nossa vida e trabalho na obra de DEUS.

A vontade de DEUS não exclui de modo algum o desejar por parte do crente estes dons, de fato Paulo diz várias vezes para ambicionar os dons espirituais: "Desejai ardentemente os maiores dons" (1 Cor. 12:31), "procurai abundar neles, para edificação da igreja" (1 Cor. 14:12), diz Paulo. Estes dons devem ser objeto de busca por parte de todos nós, ninguém está excluído. Não há uma categoria de crentes que está excluída desta busca. Todos devem estar envolvidos nela. Quem não os deseja na realidade não quer que a Igreja seja edificada pela manifestação do ESPÍRITO. Ele não quer que a Igreja de hoje seja edificada por meio dos dons, como o era a igreja antiga.

I - A NECESSIDADE DOS DONS ESPIRITUAIS HOJE:

1. Exortação a conhecer os dons (v.1).

O ESPÍRITO SANTO através de Paulo exorta a todos nós a que desejemos conhecer claramente a doutrina bíblica sobre os dons. Devemos procurar diligentemente por sermos usados nos dons do ESPÍRITO SANTO. É de suma importância para a Igreja ser usada em dons do ESPÍRITO SANTO para evangelizar, para discipular os crentes e edificar a Igreja. Os dons são dados para utilidade da Igreja.

E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém! Marcos 16:20

Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. 1 Coríntios 14:26

Mas a manifestação do ESPÍRITO é dada a cada um para o que for útil. 1 Coríntios 12:7

Segui o amor e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar. 1 Coríntios 14:1

Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra, enquanto estendes a mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome do teu santo Filho JESUS. E, tendo eles orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do ESPÍRITO SANTO e anunciavam com ousadia a palavra de DEUS. (Atos 4:29-31).

2. Pneumatikós e chárisma.

Espirituais - (Strong Português) - πνευματικος pneumatikos

que pertence ao ESPÍRITO de DEUS, o ESPÍRITO SANTO, alguém que está cheio e é governado pelo ESPÍRITO de DEUS

relativo ao vento ou à respiração; ventoso, exposto ao vento, que sopra

Dons - (Strong Português) - χαρισμα charisma

Dons que denotam poderes extraordinários, que distinguem certos cristãos e os capacitam a servir a igreja de CRISTO. A recepção desses dons é devido ao poder da graça divina que opera sobre seus espíritos pelo ESPÍRITO SANTO

"Dons carismáticos" (carismas) seria a designação mais correta para o termo, porém, como os católicos romanos usam essa designação, nós, pentecostais evangélicos, usamos Dons Espirituais ou Dons do ESPÍRITO SANTO.

3. O que são os dons espirituais?

São capacitações sobrenaturais dadas por DEUS aos crentes para execução de Sua Obra de Salvação. DEUS usa os cristãos nesta tão grandiosa obra. Existem os dons de DEUS PAI (1 Co 12.28; Rm 12.8)

Existem os dons ministeriais de JESUS CRISTO (Ef 4.11)

Todos esses são dons espirituais.

O que chamamos Dons do ESPÍRITO SANTO são os dons que estão alistados em 1 Co 12.4-11. JESUS foi completamente usado por esses dons e os apóstolos eram usados também. O que veremos mais abaixo, no tópico II.

II - A FUNÇÃO DOS DONS ESPIRITUAIS:

Realmente a lista oficial dos dons do ESPÍRITO SANTO está contida em 1 Co 12.8-10, sendo nove o número desses dons, alistados por Paulo, sob a orientação do próprio ESPÍRITO SANTO. Alguns confundem os dons do Pai e do Filho com os dons do ESPÍRITO SANTO.

8 - Porque a um, pelo ESPÍRITO, é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo ESPÍRITO, a palavra da ciência; 9 - e a outro, pelo mesmo ESPÍRITO, a fé; e a outro, pelo mesmo ESPÍRITO, os dons de curar; 10 - e a outro, a operação de maravilhas; e a outro, a profecia; e a outro, o dom de discernir os espíritos; e a outro, a variedade de línguas; e a outro, a interpretação das línguas. (1 Co 12.8-1).

Realmente a listagem dos Dons de JESUS CRISTO (homens dados a igreja) está contida em Efésios 4.11 - E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores.

Realmente a listagem dos Dons do PAI está contida em 1 Co 12.28b; Rm 12.8 -

E a uns pôs DEUS na igreja, ... socorros, governos. 1 Coríntios 12:28b

ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria. Romanos 12:8

III - A CLASSIFICAÇÃO DOS DONS:

Os dons mencionados em seguida são classificados em três grupos de três dons (vv.8- 11).

A divisão mais conhecida é a seguinte: 

a) dons de revelação, palavra da sabedoria, palavra da ciência e discernimento dos espíritos; 

b) dons de poder, fé, dons de curar e operações de maravilhas; 

c) dons de inspiração, profecia, variedade de línguas e interpretação.

Essa é uma das várias classificações, todas elas são didáticas.

CONCLUSÃO:

Paulo, sob a inspiração do ESPÍRITO SANTO nos exorta a conhecer melhor sobre os dons (1 Co 14.1). Os dons são Pneumáticos porque são espirituais e são carismáticos porque são poderosos e recebidos pela graça de DEUS..

Os dons espirituais são capacitações sobrenaturais para líderes, auxiliares e ministradores, visando a edificação da igreja, a evangelização e o testemunho de JESUS CRISTO.

A lista dos dons do ESPÍRITO SANTO mais aceita e considerada satisfatória é a que está em 1 Coríntios 12 de 8-11; sendo que a lista dos dons ministeriais de JESUS estão em Efésios 4.11 e a lista dos de socorros e governos (dons assistencias de DEUS PAI)está em Romanos 12.6-8 e 1 Coríntios 12.28.

Sempre os dons são dados aos crentes “Para o que for útil” (v.7). Quem batiza no ESPÍRITO SANTO é JESUS, porém quem escolhe quem vai ser usado em dons do ESPÍRITO SANTO é Ele próprio. Os dons são dados aos crentes e estes ficam com esses dons enquanto estiverem aqui na Terra.

“Para o que for útil” (v.7). Os dons são sempre para o que for útil para a obra de DEUS, seja na evangelização, seja para edificação dos crentes, seja no testemunho de JESUS CRISTO, revelando que Ele continua vivo e operante.

O ESPÍRITO reparte “particularmente a cada um como quer” (v.11). Os Dons são dados aos crentes pelo ESPÍRITO SANTO. Ficam residentes no crente para serem usados a qualquer momento e em qualquer lugar, desde que seja para o bem e progresso da obra de DEUS e a edificação da igreja.

Os dons são operados pela fé e pelo amor ao próximo. Se aquele que tem o dom não ministrar aos outros aquilo que recebeu, ou a igreja não der oportunidade para que o dom seja manifesto, então não haverá proveito para ninguém este dom. (1Co.12:31)”Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.



O conteúdo e as opiniões expressas são de inteira responsabilidade de seu autor.

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.