Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

AD Alagoas / Lições Bíblicas

19/12/2020

Lição 12- Quando Deus se Revela ao Homem

Comentário da lição bíblica para o fim de semana com Pr. Jairo Teixeira Rodrigues


Jó 38:1-4

INTRODUÇÃO

Após os amigos de Jó falarem e Jó retrucar e depois Eliú falar, agora é a vez de DEUS falar. Jó havia feito cerca de 16 perguntas a DEUS, agora DEUS faz cerca de 70 perguntas a Jó. Do capítulo 38 a 41 do livro de Jó DEUS se revela a ele. Jó é desafiado a comparar sua habilidade e sabedoria com as divinas e a responder quem, de fato, age com justiça no mundo.

I – A REVELAÇÃO DE UM DEUS PESSOAL

1. O DEUS que tem voz.

No início do livro de Jó DEUS fala com Satanás, porém Jó e seus amigos nada sabiam a este respeito. Tanto os amigos de Jó quanto Jó falaram sobre DEUS. Jó falou, sua mulher e seus amigos falaram. Após o capítulo 37, agora é a vez de DEUS falar. DEUS estava o tempo todo presente, mas sem dizer nada a Jó. Até que quebrou o silêncio: “Depois disto, o SENHOR respondeu a Jó de um redemoinho” (Jó 38.1).

2. A poderosa manifestação de DEUS.

“Senhor, ausenta-te de mim, por que sou um homem pecador” (Lc 5.8). Pedro sentiu a santidade de JESUS.

E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado sarará, Mateus 8:8. O centurião não se achou digno de receber tam,anha autoridade em sua casa.

dizendo: Eu sou o Deus de teus pais, o Deus de Abraão, e o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés, todo trêmulo, não ousava olhar. Atos 7:32 Moisés ficou trêmulo diante de DEUS.

E eu, quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; eu sou o Primeiro e o Último Apocalipse 1:17 João caiu aos pés de CRISTO.

Jó - Imagino que Jó ficou mudo ao se deparar com o redemoinho e ouvir a voz de DEUS. Era uma manifestação teofânica de DEUS - alguém estava ali naquele redemoinho.

Abraão - Depois, apareceu-lhe o Senhor nos carvalhais de Manre, estando ele assentado à porta da tenda, quando tinha aquecido o dia. E levantou os olhos e olhou, e eis três varões estavam em pé junto a ele. E, vendo-os, correu da porta da tenda ao seu encontro, e inclinou-se à terra, (Gênesis 18:1,2).

3. O DEUS que está presente.

Muitas vezes DEUS se revela como El-Shadai - a melhor interpretação deste nome de DEUS é o DEUS poderoso que nos toma em seus braços, nos nutre e nos protege. Para os amigos de Jó DEUS apenas era um ser todo poderoso, mas não um DEUS presente.

Nesta teologia tradicional de DEUS sua soberania é reconhecida, mas omite sua compaixão, misericórdia e amor.

Jó pensa que DEUS o havia abandonado. O patriarca nada sabia dos bastidores celestiais, onde o Diabo apostou na sua falta de integridade. Ele não sabia a razão do silêncio de DEUS, daí toda a sua angústia e desespero por se sentir sozinho e abandonado. Para ele, o Criador se escondeu para não ouvir sua defesa. Mas o grande propósito do Livro de Jó revela que, mesmo quando estamos às escuras, devemos mudar de atitude e andar por fé, e não por vista, DEUS está presente e próximo de nós.

II – A REVELAÇÃO DE UM DEUS SÁBIO

1. Na mecânica celeste.

DEUS convida Jó a contemplar o universo e vê-lo como tudo funciona pelo poder de DEUS (Jó 38).

DEUS sustenta todas as coisa funcionando.

O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da Majestade, nas alturas; Hebreus 1:3

O salmista disse que “os céus manifestam a glória de DEUS e o firmamento anuncia a obra das suas mãos” (Sl 19.1).

Jó em suas conversas queria passar-se por sábio, mas sem a sabedoria de DEUS. DEUS, com suas perguntas lhe mostra que soemnte DEUS é sábio. DEUS inicia sua exposição pela contemplação do mar e do sol (Jó 38.8-15), pois ele nada sabia da origem dos oceanos, da grandeza da luz solar e, menos ainda, das dimensões da Criação.

2. Na dinâmica da vida.

Jó nada sabia sobre a criação, imagine sobre sua sustentação! (38.39-41). Jó saberia responder às seguintes questões? Como veio a existir a Criação? Como ela é preservada? Como DEUS alimenta os leões e seus filhotes? Como as cabras monteses conseguiam dar cria a seus filhotes e protegê-los dos predadores (39.1-4)? E sobre o jumento e o boi selvagem? O avestruz? O cavalo de guerra? O falcão? A águia?

Tudo é coordenado por DEUS, pois todos esses animais foram projetados por um design inteligente com suas peculiaridades, modo de ser e de viver. Ou seja, existe DEUS que criou tudo e controla tudo.

Jó deveria chegar a conclusão de que não poderia discutir com DEUS, mas submeter- se a Ele humildemente.

DEUS se revela a o ser humano pela p ́ropria natureza também.

Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça; porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder como a sua divindade, se entendem e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Romanos 1:18-23

3. Na necessidade de se conhecer melhor a DEUS.

Talvez Jó tivesse exagerado em seu orgulho próprio e auto justificação. Faltava a ele o reconhecimento de que não conhecia a DEUS pessoalmente. Jó permanecia íntegro, fiel e justo, mas faltava-lhe o principal, o conhecimento pessoal de DEUS. Questionar a majestade divina e pensar que poderia mudar DEUS era demais e impossível para o ser humano.

III - PARA QUE DEUS SE REVELA AO HOMEM:

1-Deus se revela para se dar a conhecer. O Deus apresentado nas Escrituras Sagradas não tem prazer em se envolver num jogo de “esconde-esconde” com os seus filhos. Um dos propósitos da “auto-revelação” de Deus é se fazer conhecido. Ele quer que saibamos mais a respeito da sua pessoa, da sua vontade para a nossa vida, dos seus propósitos para o seu povo e dos seus atributos (Jr 9.24; 24.7; Ez 20.5). A vida eterna que recebemos consiste no conhecimento que temos dele (Jo 17.3) e por sua vez, a morte é exatamente o resultado do desconhecimento (Os 4.6).

2-Deus se revela para relacionar-se. Um dos objetivos de Deus ao se fazer conhecido é estabelecer um relacionamento com o seu povo (Êx 6.7; Lv 26.12; Jr 7.23; 11.4; 30.22; 32.38; 2Co 6.16; Hb 8.10; Ap 21.3). A Bíblia não apresenta um Deus impessoal, pelo contrário, ele é “tripessoal”. Desde o início da criação vemos a iniciativa de Deus em desenvolver um relacionamento (Gn 3.8). Deus deseja se revelar ao ser humano (Jr 29.13; 33.3; Mt 6.6; Tg 4.8).

3-Deus se revela para ser glorificado. Por fim, podemos mencionar também como propósito da revelação de Deus o objetivo de ser glorificado. Deus se manifesta aos seus filhos proporcionando-lhes o conhecimento a respeito de si e se relacionando com eles. Esses, em atitude de reconhecimento, respondem glorificando-o (Sl 104.24).

CONCLUSÃO: Jó reconheceu que os caminhos de DEUS estão além da compreensão humana e que por falta de entendimento seu, ele declarara que eram injustos. (1) Note que Jó, no seu sofrimento e nas suas orações, não pecou contra DEUS. Mesmo assim, sua falta de entendimento e suas queixas contra DEUS quase o levaram ao orgulho e à crença de que DEUS, em certo sentido, não era perfeitamente bom. Agora, com a manifestação e revelação do seu Senhor (cf. v. 5), sua perspectiva mudou completamente. (2) Jó reconheceu o seu erro, e agora estava disposto a obedecer e servir a DEUS, não importando o que viesse a acontecer- lhe. Temeria e amaria a DEUS por causa dEle mesmo, com ou sem saúde, independente de qualquer vantagem pessoal. (3) Jó, ao submeter-se totalmente a DEUS com fé, esperança e amor, mesmo ainda sofrendo, sem saber o por quê de tudo, comprovou que a acusação de Satanás era falsa (1.9-11) e assim vindicou o poder de DEUS para redimir a raça humana e reconciliá-la consigo mesmo (ver 1.8,9). DEUS se revela como DEUS pessoal. O DEUS que tem voz, que fala diretamente com o homem. A poderosa manifestação de DEUS é chamada de Teofania.O DEUS que está presente chama DEUS de EL-SHADAI, o DEUS que é todo poderoso e nos sustenta e guarda. DEUS é todo sábio e demonstra isso pela mecânica celeste e pela dinâmica da vida, criando e controlando tudo pelo seu poder. Há necessidade de se conhecer melhor a DEUS. DEUS se revela peo controle do Bhemot e do Leviatã. A Justiça e a graça vêm de DEUS.



O conteúdo e as opiniões expressas são de inteira responsabilidade de seu autor.

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.