Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

AD Alagoas / Lições Bíblicas

01/08/2020

Lição 5 - ZOROBABEL RECOMEÇA A CONSTRUÇÃO DO TEMPLO

Comentário da lição bíblica para o fim de semana com Pr. Jairo Teixeira Rodrigues


Ageu 2:10,18

INTRODUÇÃO:

Na lição de hoje, Vamos Compreender como se deu a reconstrução do Templo sobre a liderança de Zorobabel. Também 

Mostrar como DEUS levantou os profetas Ageu e Zacarias para incentivar o povo a reconstruir o Templo; Também como o ministério profético é uma prova da manifestação de Deus. Veremos o ministério profético a luz da Bíblia. O reinício e conclusão da construção do templo só foi possível graças aos ministérios proféticos de Ageu e Zacarias (ver Ag 1.9-11). Suas profecias incluíam: (1) ordens diretas de DEUS (Ag 1.8); (2) advertência e repreensão (Ag 1.9-11); (3) exortação (Ag 2.4); e (4) alento mediante a promessa de bênçãos futuras (ver Ag 2.6-9 nota; Zc 8.3 nota). A palavra de DEUS através de Jeremias pusera em marcha o início da reconstrução do templo (1.1); da mesma forma, agora, a palavra do Senhor através de Ageu e Zacarias impulsionava a conclusão da obra (Ed 6.14). BEP - CPAD. Na lição anterior, vimos que o povo de DEUS havia dado início à obra de reconstrução do Templo. Eles fizeram um culto de adoração ao Senhor quando as últimas pedras do alicerce foram fincadas. Mas, logo os samaritanos e outros povos da redondeza se levantaram para impedi-los de reconstruírem o Templo e estabelecerem Jerusalém. Eles se sentiram ameaçados, por isso armaram traiçoeiramente emboscadas contra o povo de DEUS, atrapalhando assim a obra. Segundo o Comentário Bíblico Beacon eles "alugaram conselheiros e aparentemente deram uma impressão enganosa sobre os judeus ao rei da Pérsia."

Parecia que o Templo jamais iria ser reconstruído novamente. O povo estava sem fé, sem coragem e sem esperança. Ficava evidente que somente DEUS poderia ajudá-los. Então, o Senhor usou os profetas Ageu e Zacarias para incentivar e exortar o seu povo a concluírem a sua Casa e depois de uns 18 anos, aproximadamente, a reconstrução do Templo foi concluída.

I - DEUS SUSCITA OS PROFETAS AGEU E ZACARIAS:

-DEUS, vendo o desânimo do povo e de seus líderes, escolhidos por Ele mesmo, envia dois profetas para reanimá-los.

1 . DEUS LEVANTOU DOIS PROFETAS(ESDRAS 5.1)

- AGEU E ZACARIAS. E esses profetas profetizaram aos judeus.

-Deus é quem levanta não adianta alguém querer se levantar por conta própria porque só vai causar danos a Obra de Deus(Zc 4:-6).

2- O RESULTADO DA MENSAGEM DOS PROFETAS.(Ed 5.2 )

-OS PROFETAS DE DEUS, QUE OS AJUDAVAM. A piedosa liderança de Zorobabel e Jesua, levou a efeito a reconstrução do templo. Porém, Esdras nota dois outros fatores que contribuíram para a vitoriosa restauração da Casa de DEUS.

-O ministério dos profetas Ageu e Zacarias, em muito contribuiu para a conclusão das obras, apesar dos muitos obstáculos e reveses. A obra de DEUS sempre requer a participação dos seus profetas, na realização do seu propósito concernente a qualquer geração. (2) Outro elemento-chave na bem-sucedida restauração da Casa de DEUS, foi a dedicação dos anciãos e do povo (vv. 5,8; cf. 7.23). Eles não se tornaram apáticos, nem aceitaram o desafio com indiferença, antes, empreenderam a tarefa com grande diligência, e DEUS abençoou a obra das suas mãos. O reino de DEUS sempre progride através das palavras e ações dos dirigentes e do povo que, ao trabalharem juntos, dedicam-se plenamente ao propósito de DEUS para esse mesmo povo. BEP - CPAD.

-O impulso espiritual dado pelos profetas continuou dominando os construtores até à conclusão da construção.

3- QUEM VOS DEU ORDEM PARA EDIFICARDES ESTA CASA

-Os fiéis obedeceram à palavra do Senhor, através dos seus profetas (v. 1). Dedicaram-se a trabalhar para a glória de DEUS (v. 2), e DEUS estava com eles de modo especial (v. 5). Todavia, o inimigo surgiu e se opôs à obra (v. 3). Sempre que houver progresso espiritual, podemos prever que virão oposição e provação da parte de Satanás e dos inimigos de CRISTO. O povo de DEUS deve enfrentar tal oposição com oração contínua a DEUS, confiança nEle e avançando até à conclusão da obra ( Ef 6.11 ).

4- OS OLHOS DE DEUS ESTAVAM SOBRE OS ANCIÃOS

-Aqueles que dedicam a sua vida à causa e obra de DEUS, são objetos especiais do seu cuidado vigilante. Se você está empenhado em exaltar o reino do Senhor e a sua justiça, Ele sempre estará com o seu olhar sobre você (Jó 36.7; cf. Mt 6.33). Nesse caso, a você pertence a promessa: "Os olhos do SENHOR estão sobre os justos" (Sl 34.15). BEP - CPAD

II – O MINISTÉRIO PROFÉTICO, UMA PROVA DA MANIFESTAÇÃO DE DEUS

1. Manifestações sobrenaturais no Antigo Testamento.

-(2 Reis 2.9-14)

9 Sucedeu, pois, que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim. 10 E disse: Coisa dura pediste; se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará; porém, se não, não se fará. 11 E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho. 12 O que vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai, carros de Israel e seus cavaleiros! E nunca mais o viu; e, tomando das suas vestes, as rasgou em duas partes. 13 Também levantou a capa de Elias, que lhe caíra; e voltou-se e parou à borda do Jordão. 14

E tomou a capa de Elias, que lhe caíra, e feriu as águas, e disse: Onde está o SENHOR, DEUS de Elias? Então, feriu as águas, e se dividiram elas para uma e outra banda; e Eliseu passou.

(2.9 ) PORÇÃO DOBRADA DE TEU ESPÍRITO. O termo "porção dobrada" não significa terminantemente o dobro do poder espiritual de Elias; refere-se, antes, ao relacionamento entre pai e filho, em que o filho primogênito recebia o dobro da herança que os demais (Dt 21.17). -Eliseu estava pedindo que seu pai espiritual lhe conferisse uma medida abundante do seu espírito profético, para, deste modo, ele executar a missão de Elias. DEUS atendeu ao pedido de Eliseu, sabendo que o jovem profeta estava disposto a permanecer fiel a Ele, apesar de toda a apostasia espiritual, moral e doutrinária a seu redor.

-Tanto através da vida de Moisés, como Elias, Eliseu, Deus se manifestou de maneira sobrenatural. Às vezes o dom de sabedoria, palavra de conhecimento, discernimento de espírito, milagres de provisão, etc.

  1. Manifestações sobrenaturais no Novo Testamento.

-Os Dons do Espírito foram dados aos apóstolos como revestimento para realizar a Obra de Deus(1Co 12:6; 1Tm 4:14; 2Tm 1:6).

-DEVEM OS CRISTÃOS BUSCAR MILAGRES HOJE?

Não podemos negar que existem falsos milagres, como aconteceram nos tempos do Antigo Testamento, nos tempos do Novo Testamento e acontecem também hoje. Mas isso não invalida em nada a realidades dos milagres.

-É errado buscar milagres para ter fama (At 8.21-22), para se divertir (Lc 23.8), ou para fazer críticas (Mt 14.1-4). Mas se o propósito for autenticar a mensagem do evangelho, testemunha do Reino de DEUS, ajudar os necessitados, libertar as pessoas para servirem a DEUS, e dar glória a DEUS, certamente que é correto pedir que DEUS faça milagres hoje (At 4.29-30).

-OS MILAGRES E OS DONS: Fica claro que os milagres no Novo Testamento são operados pelo ESPÍRITO SANTO no crente e hoje temos mais variedades de milagres do que no Antigo Testamento, pois sob o ponto de vista pentecostal podemos adotar todos os dons do ESPÍRITO SANTO como milagres, senão vejamos:

1-Palavra de Sabedoria - Capacitação do ESPÍRITO SANTO para ver o futuro.

2-Palavra de Conhecimento - Capacitação do ESPÍRITO SANTO para saber o que ocorre em outra parte sem estar lá.

3-Discernimento de espíritos - Capacitação do ESPÍRITO SANTO para ver no reino espiritual.

4-Fé - Capacitação do ESPÍRITO SANTO para tornar possível o impossível (exemplo: ressuscitar mortos)

5-Maravilhas - Capacitação do ESPÍRITO SANTO para mudar a natureza das coisas (Aqui inclusas todas as interferências de DEUS no curso natural das coisas).

6-Curas - Capacitação do ESPÍRITO SANTO para curar doenças.

7-Profecia - Capacitação do ESPÍRITO SANTO para trazer mensagens de edificação, consolação e exortação, vindas de DEUS.

8-Línguas - Capacitação do ESPÍRITO SANTO para se falar em diversas linguagens sem se ter aprendido nenhuma delas naturalmente (inclusas aqui linguagens celestiais e terrenas).

9-Interpretação de Línguas - Capacitação do ESPÍRITO SANTO para se interpretar diversas linguagens sem se ter aprendido nenhuma delas naturalmente (inclusas aqui linguagens celestiais e terrenas).

-O milagre é o canal de comunicação entre DEUS e o pecador e também entre DEUS e seus filhos, mas o fim é sempre a salvação, o maior milagre de todos. DEIXE DEUS USAR VOCÊ TAMBÉM.

III – O MINISTÉRIO DE PROFETA À LUZ DA BÍBLIA:

1. O profeta na dispensação do Antigo Testamento. Mediador entre DEUS e o povo.

-No Antigo Testamento, o ofício do profeta era de âmbito nacional. Quando DEUS levantava um profeta, conferia-lhe a missão de falar em seu Nome para toda a nação e até para povos estranhos.

-O Antigo Testamento foi marcado pela atividade e testemunho dos profetas. Quando JESUS se despedia dos seus discípulos, lhes disse: ―São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, e nos Profetas, e nos Salmos(Lc 24.44). Os escritos dos profetas faziam parte da tríplice divisão da Bíblia hebraica.

-Nos cinco primeiros livros do Antigo Testamento, vemos a presença de Abraão, o pai da nação Israelita, que foi considerado um profeta (Gn 20.7); quando Moisés, o líder do Êxodo, estava em aperto, na sua chamada para tirar o povo do Egito, DEUS lhe disse que Arão, seu irmão, seria seu profeta (Êx 7.1); os 70 homens, levantados por DEUS para ajudar Moisés profetizaram só uma vez; dois israelitas, Eldade e Medade, que ficaram na tenda, também profetizaram, provocando ciúmes em Josué (Nm 11.24-29). Em Números, DEUS diz como usaria um profeta, em visão ou sonhos (Nm 12.6). Em Deuteronômio, vemos DEUS ensinando ao povo como distinguir os verdadeiros e os falsos profetas (Dt 13.1-5). Aqueles homens não tinham um ministério profético. Foram usados por DEUS em mensagens ou missões de caráter profético. Seus nomes não fazem parte dos ―Profetas‖, na divisão da Bíblia hebraica, porque a profecia não era a sua missão principal.

2) Eram chamados ‘Nabi‘. (a) Esta é a principal palavra hebraica para ―profeta‖, e ocorre 316 vezes no AT. Nabi‘im é sua forma no plural. Embora a origem da palavra não seja clara, o significado do verbo hebraico ―profetizar é: ―emitir palavras abundantemente da parte de DEUS, por meio do ESPÍRITO de DEUS‖ (Gesenius, Hebrew Lexicon). Sendo assim, o ‘nabi‘ era o porta-voz que emitia palavras sob o poder impulsionador do ESPÍRITO de DEUS. A palavra grega prophetes, da qual se deriva a palavra ―profeta em português, significa ―aquele que fala em lugar de outrem. Os profetas falavam, em lugar de DEUS, ao povo do concerto, baseados naquilo que ouviam, viam e recebiam da parte dEle. (b) No AT, o profeta também era conhecido como ―homem de DEUS(ver 2Rs 4.21 .), ―servo de DEUS(cf. Is 20.3; Dn 6.20), homem que tem o ESPÍRITO de DEUS sobre si (cf. Is 61.1-3), ―atalaia(Ez 3.17), e ―mensageiro do Senhor(Ag 1.13). Os profetas também interpretavam sonhos (e.g., José, Daniel) e interpretavam a história — presente e futura — sob a perspectiva divina.

3)O profeta na dispensação do Novo Testamento.

-João Batista, o último profeta? Existiam profetas na época do início da igreja? Existem profetas hoje?

-João Batista foi o último profeta do Antigo Testamento - profetas do AT profetizaram sobre primeira vinda de JESUS e quase nada sobre depois disso, com raríssimas exceções. Alguns muito usados em milagres, alguns sem milagres, mas com grandes profecias messiânicas, alguns sem milagres e sem profecias messiânicas, mas com mensagens de juízo. Os verdadeiros eram temidos e pouco desejados em meio à sociedade em geral, principalmente entre os ricos. Eram pessoas de grande fé e santidade. Suas vidas eram inteiramente comprometidas com DEUS e sua palavra inspirada. A bíblia nos diz que nossa fé deve estar em conformidade com os ensinos dos apóstolos e dos profetas.

-No Novo Testamento, como ocorre com os apóstolos, temos o ministério de Profeta. (Efésios 2.20; 4.11) fala sobre isso e em muitas outras partes do NT, como por exemplo: (Atos 11:27 ) - profetas; (Atos 15:32 ) - Judas e Silas; (Atos 21:10 ) Ágabo; (1 Co 12.28, 29; Tito 1.12 ) 

-Lembremo-nos de que todos aqueles que escreveram nossos livros que estão contidos na bíblia e falam sobre alguma coisa no futuro, principalmente a escatologia, todos eles formam profetas de DEUS. 

-Não existiria o livro de Apocalipse se não existisse profeta no Novo Testamento. Os ministérios podem ser mudados ao longo do tempo. Por exemplo, João que começou como apóstolo, terminou como profeta, escrevendo Apocalipse. Paulo que começou como Apóstolo, passou pelo ministério de profeta, evangelista, pastor e mestre.

O ministério é dado por CRISTO de acordo com a necessidade do momento. Paulo preso pode e é usado por JESUS como um legítimo profeta de DEUS, combatendo o pecado nas igrejas e falando sobre coisas futuras.

-Dom de Profecia é para edificação, exortação e consolação, não prediz nada, pode vir de 3 fontes, DEUS, homem e o Diabo; deve ser julgada.

-. Proclamação direta. O profeta deve proclamar, em linguagem direta e simples, a mensagem que DEUS lhe há dado. A comunicação  ̳boca a boca‘, como no caso de Moisés, ou através de uma visão ou sonho. Mas a mensagem sempre lhe era concedida através de uma inspiração divina direta, para que os profetas continuem a escrever, assim diz o Senhor‘.

-. Linguagem figurada. Como regra geral, as profecias do Antigo Testamento são claras e diretas, embora algumas certamente sejam propositadamente figuradas. As principais. As principais razões seriam: (a) para transmitir de modo mais efetivo e expressivo algum fato ou verdade (cf. Is 66.12,13; Am 9.13), e (b) para revelar o conhecimento de eventos futuros, de tal forma que não pudesse ser imaginado pelo descrente, por um lado, e, por outro, para que só pudesse ser entendido pelo crente depois de um estudo cuidadoso. DEUS não lança pérolas aos porcos.

Entretanto, geralmente as figuras de retóricas são prontamente entendidas quando examinadas sob o contexto da cultura do Antigo Testamento (Dicionário Bíblico Wycliffe. 7.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, pp.1600-01).

CONCLUSÃO:

Que Deus levante homens e mulheres usados por Ele, nesta última hora. E compreendamos que somos Templo de Deus (1Co 13.16), que também somos o sacrifício (Rm 12.1) e que Deus está à procura de adoradores que o adorem em espírito e em verdade (Jo 4.24), não resta dúvidas de que a figura do Templo tem uma grande importância nas Escrituras e consequentemente para os nossos dias. 

-O Templo é um lugar de comunhão (Sl 27.4; At 2.42);  é um lugar de adoração (Sl 65.4; At 2.4); é um lugar de oração (2Cr 7.15; At 4.31; At 12.5); é o lugar da manifestação da vontade de Deus (1Sm 1.17; At 13.1-3); O Templo é o lugar para buscar refúgio (Sl 18.6; At 12.11-12); é o lugar de louvor (Sl 138.2; Ef 5.19,20).

-Aprendemos nesta lição que quando a obra sofre por empecilhos levantados pelo inimigo o povo pode esperar em Deus uma resposta, e se sua vida e compromisso forem restaurados haverá uma intervenção divina. Devemos crer que o nosso Deus continua à frente de sua obra, Ele usará homens e mulheres que se disponham a fazer a sua vontade e a obra seguirá avante. A Igreja do Senhor também tem essa promessa e como diz o hino: Ninguém detém é Obra Santa!



O conteúdo e as opiniões expressas são de inteira responsabilidade de seu autor.

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.