Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

AD Alagoas / Lições Bíblicas

23/05/2020

LIÇÃO Nº 8 – EDIFICADOS SOBRE O FUNDAMENTO DOS APÓSTOLOS E DOS PROFETAS

Comentário da lição bíblica para o fim de semana com Pr. Jairo Teixeira Rodrigues


Texto: Efésios 2:20-22

INTRODUÇÃO:

Por meio da reconciliação efetivada na cruz, Cristo formou a Igreja (Ef 2:13,19). 

-Agora o apóstolo Paulo a compara como um edifício em construção (Ef 2:21). 

-E diz mais; edificados sobre o fundamento dos Apóstolos e dos Profeta. 

-Visto que tanto os apóstolos quanto os profetas eram grupos com um papel pedagógico, parece claro que o que constitui o fundamento da igreja não é a pessoa deles nem o seu ofício, mas, sim, a sua instrução. 

-Além disso, devemos pensar neles como sendo educadores inspirados, órgãos da revelação divina, portadores desta autoridade. 

-Aqui, a palavra apóstolos não é um termo genérico para os missionários ou os implantadores de igrejas, ou bispos ou outros líderes da igreja. 

-Pelo contrário, denota aquele grupo pequeno e especial que JESUS escolheu, chamou e autorizou a ensinar em seu nome, e que foram testemunhas oculares da sua ressurreição, e que consistia nos Doze, mais Paulo e Tiago, e talvez um ou dois ou três. 

-Acreditavam que a igreja aceitaria com fé e conservaria o que ensinavam, e esperavam que a igreja obedecesse ao que ordenavam. 

-A palavra profetas também indica mestres inspirados aos quais vinha a palavra de DEUS e que a transmitiam fielmente a outros. 

-Apóstolos e profetas talvez reúna o Antigo Testamento (profetas) e o Novo Testamento (apóstolos), como sendo a base do ensino da igreja. 

-Mas a ordem invertida das palavras (não “profetas e apóstolos”, mas, sim, “apóstolos e profetas”) sugere que provavelmente haja referência a profetas do Novo Testamento. 

-Se for assim, sua comparação com os apóstolos como o fundamento da igreja é significativa. 

-A referência deve ser, mais uma vez, a um pequeno grupo de mestres inspirados, associados com os apóstolos, que juntamente davam testemunho de CRISTO e cujo ensino era derivado da revelação (Ef 3:5) e era fundamental.

I - UM EDIFÍCIO ESPIRITUAL:

-O santuário judeu ou o templo, sempre fez parte da identidade de Israel como povo de Deus. No entanto, o novo povo tem um novo templo, e esse é totalmente distinto do anterior. 

-O fundamento do novo templo é o ensino cristocêntrico dos apóstolos e profetas (Ef 2:20; AT 2:42), isto é, as verdades reveladas nas Escrituras.

-A pedra angular, essencial para manter firme o edifício, é o próprio Senhor Jesus (Ef 2:20,21; 1Co 3:11; 1Pe 2:4-8).

-Nele, todo edifício, todo corpo, bem ajustado cresce. A unidade e o crescimento da igreja vêm junto (Ef 4:15,16).

-Além de Cristo, que é a pedra fundamental da igreja, nós também faremos parte Deus Construção (Ef 2:22).

-E finalmente, Paulo fala que o propósito desse templo é ser habitação de Deus (Ef 2:22).

-O templo feito por mãos humanas não pode conter a Deus (1Reis 8:27); AT 7:48,49), mas Deus habita em pessoas santas e com elas faz aliança ( 1Co 6:19,20).

-Esse edifício ainda não está completo, mas está crescendo para ser santuário dedicado ao Senhor (Ef 2:21).

-No Céu, seremos definitivamente completados (Ap 21:1-5).

II - EDIFICADOS PARA MORADA DE DEUS:

-Podemos fazer um paralelo entre a ideia de templo do Antigo Testamento com a expressão ― templo do ESPÍRITO SANTO (1Co 3:16).

-Veja como a carga semântica da expressão ―templo do ESPÍRITO, à luz do ensino do apóstolo Paulo, traz uma conotação de vida interior dominada pelo ESPÍRITO SANTO em que, nEle, somos um templo vivo no mundo. Nesse sentido, o ESPÍRITO SANTO faz morada em nós. 

-Essencialmente, a igreja representa uma comunidade de pessoas. No entanto, em muitos aspectos pode ser comparada a um edifício e, especialmente, a um templo‘ (Stott, 106). 

-A frase "edificados sobre o fundamento" é a transição para essa analogia da Igreja como um edifício em processo de construção. 

-Em (Ef 2.20-22), Paulo novamente assegura aos gentios que formarão parte integral da igreja que DEUS está construído. 

-O Templo do ESPÍRITO. É uma figura muito significativa da igreja, no Novo Testamento, "o templo do ESPÍRITO SANTO".

-Os escritores bíblicos empregam vários símbolos para representar os componentes da construção desse templo, que têm seu paralelo nos materiais necessários à construção de uma estrutura terrestre.

-Nessa Epístola, no entanto, Paulo afirma que, em outro sentido, a Igreja é edificada sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas‘ (Ef 2.20). 

-Talvez isto signifique que esses primeiros líderes tivessem sido usados de modo muito especial pelo Senhor, a fim de estabelecer e fortalecer o templo do ESPÍRITO com os ensinos e práticas que haviam aprendido de CRISTO e que continuam a ser comunicados aos crentes hodiernos através da Escrituras ( HORTON, Stanley (Ed.). Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2018, p.546).

-Devemos acrescentar que Deus deu dons a líderes visionários e santos, pessoas cheias da Palavra e do Espirito de sabedoria e de revelação‘ (1.17), para continuarem liderando e edificando a Igreja ̳até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de DEUS, a varão perfeito, à medida da estatura completa de CRISTO. (Efésios 4:11-13); (ARRINGTON, French L.; STRONSTAD, Roger).

CONCLUSÃO: Nessa conclusão quero trazer uma palavra do homem de Deus, Jonh Sttot: “Pergunto a mim mesmo se há alguma coisa mais urgente hoje, para a honra de Cristo e para a propagação do Evangelho , do que isto: A Igreja ser aquilo que que já é, segundo o Propósito de Deus é a realização dez Cristo, é ser vista como tal: Uma nova humanidade, um modelo de comunidade humana, uma família deciframos e irmãs reconciliados, que amam ao seu pai, e se amam uns aos outros, a habitação evidente de Deus pelo seu Espírito. Somente então o mundo crerá em Cristo como Pacificador. ”

-Será que temos refletido, como Igreja, essa nova essência adquirida em Cristo, sermos Templo de Deus?

-De que maneira nossa igreja tem testemunhado essa essência a comunidade descrente?

-Que possamos refletir sobre isto, e quando voltarmos após essa quarentena, possamos tornar isso, uma realidade.



O conteúdo e as opiniões expressas são de inteira responsabilidade de seu autor.

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.