Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

AD Alagoas / Lições Bíblicas

14/03/2020

Lição 11 - O HOMEM DO PECADO

Comentário da lição bíblica para o fim de semana com Pr. Jairo Teixeira Rodrigues


INTRODUÇÃO: A Bíblia fala de um indivíduo que será agente de Satanás para fazer o mal nos últimos dias. Sua identidade, natureza e missão opõem-se frontalmente a identidade, natureza e missão do Filho de DEUS, JESUS. É verdade que o Anticristo há de se revelar plenamente num momento histórico de nossa era; entretanto, segundo a Palavra de DEUS, também é verdade que seu espírito, já opera no mundo. Os planos diabólicos do Anticristo já se encontram na Terra. É possível ver lampejos de suas influências no sistema religioso, sócio-cultural, político e econômico que dominam o mundo. Nossa postura, como cristão, é a de compreender essas coisas e aguardar com fé o arrebatamento da Igreja e a vinda gloriosa de nosso Senhor JESUS CRISTO. O Homem do Pecado é a encarnação máxima da maldade. Antes de iniciarmos nosso estudo devemos primeiro ter a certeza de que não passaremos pela Grande Tribulação. Seremos arrebatados antes. Estaremos na Nova Jerusalém (Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também. João 14:2,3). Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados; 2 Pedro 2:9 Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra. Apocalipse 3:10.

I - O HOMEM DO PECADO

1. Origem do Homem do Pecado.

O Anticristo

a) Será um homem normal;

b) Será revestido de poderes malignos para execução das suas obras nefastas, nunca vistas;

c) Será satânicamente usado para fazer sinais maravilhosos, II Ts 2.9 e Apoc 13.3;

d) Será um ditador, Apoc 13.16-17;

e) Usará a religião para atingir seus objetivos, II Ts 2.4 e Ap 13.8-12;

f) Promoverá feroz perseguição, aos que não se submeterem, Apoc 13.7;

-Não confundir anticristos com o anticristo.

-O apóstolo João fala sobre os Anticristos.

1Jo 2:18,19 muitos se têm feito Anticristos.

2Jo 7 não confessam que JESUS veio em carne.

1 Jo 2:22 Negam que JESUS é o CRISTO, negam o pai e o filho.

-Satanás tem preparado um anticristo desde Gênesis 3:15, para assumir o governo do mundo.

-Anticristos são figuras do anticristo.

-Os mais famosos foram Faraó do Êxodo, o perverso Amã e o sanguinário Herodes (Êx 1.8-16; Et 3.1-6; Mt 2.13). 

-Na história humana, Nero, Stalin, Napoleão Bonaparte, Hitler, etc...

-Característica mais clara do ANTICRISTO:

Tem que ser judeu e descendente do rei Davi.

Só há esta possibilidade para poder se passar pelo CRISTO e enganar os Judeus. Terá que provar ser descendente do rei Davi.

Fará aliança com Israel que será quebrada depois de 3 anos e meio.

-Outra grande probalidade:

Muito provavelmente erá descendente também de uma mãe Árabe, muçulmana (maior religião do mundo). Isso porque conseguirá reconstruir o templo ao lado da Mesquita de Al-Aqsa, também conhecida como O Domo da Rocha, em Jerusalém. Ali colocará sua imagem para ser adorada na segunda metade da Grande Tribulação.

Outra grande probalidade: 

-MUITO PROVAVELMENTE O ANTICRISTO SERÁ UM EFEMINADO 

- E esse rei fará conforme a sua vontade, e se levantará, e se engrandecerá sobre todo deus; e contra o Deus dos deuses falará coisas incríveis e será próspero, até que a ira se complete; porque aquilo que está determinado será feito. E não terá respeito aos deuses de seus pais, #nem terá respeito ao amor das mulheres#, nem a qualquer deus, porque sobre tudo se engrandecerá. Daniel 11:36,37

2. Títulos do Homem do Pecado.

Seus nomes revelam quem ele é e o seu caráter: Anticristo ‖ (1 Jo 2.18), Iníquo, Besta (Ap 13.1, Príncipe que há de vir (Dn 9.26), Filho da Perdição e Homem do Pecado (2 Ts 2.3), mentiroso e enganador (Jo 5.43).

3. A natureza do Homem do Pecado.

Bíblia fala de um indivíduo que será agente de Satanás para fazer o mal nos últimos dias. Sua identidade, natureza e missão opõem-se frontalmente a identidade, natureza e missão do Filho de DEUS, JESUS. É verdade que o Anticristo há de se revelar plenamente num momento histórico de nossa era; entretanto, segundo a Palavra de DEUS, também é verdade que seu ―espírito‖ já opera no mundo. Os planos diabólicos do Anticristo já se encontram na Terra. É possível ver lampejos de suas influências no sistema religioso, sócio-cultural, político e econômico que dominam o mundo. Nossa postura, como cristão, é a de compreender essas coisas e aguardar com fé o arrebatamento da Igreja e a vinda gloriosa de nosso Senhor JESUS CRISTO.

II- A MISSÃO DO ANTI-CRISTO:

O anticristo aparecerá com o desaparecimento daquele que agora o detém.

A verdade é que o mistério da iniqüidade já está em ação, restando apenas que seja afastado aquele que agora o detém (2Ts 2.7) Alguém ou algo está tapando o pequeno buraco do dique para que a água do lado de lá não o derrube e passe para o lado de cá, inundando e destruindo tudo. Não seria este o Espírito Santo, que está na terra preparando a Igreja?

O mistério da iniqüidade já está em ação, a megaapostasia já está a caminho e o “homem do pecado” poderá se manigestar a qualquer hora. O desastre final, de grandes proporções, que antecede a vinda de Jesus em poder e muita glória, ainda não aconteceu porque alguém ou algo está detendo ou barrando a [...]

III- O Mistério da Iniqüidade em Alta:

O que se ouve, o que se lê e o que se comenta hoje dão a forte impressão de que o mistério da iniqüidade está em alta. O check-up do panorama em curso é de fato preocupante. Não há otimismo nem esperança frente à tensão provocada, em todas as frentes, pelo estranho e incontido comportamento humano. E não são os religiosos que estão declarando esta espécie de calamidade pública. Não estamos satisfeitos nem seguros nem tranqüilos. A palavra irreversível está no ar, está nos discursos, está nas notícias. A corrupção parece irreversível O médico Dioclécio Campos Júnior, professor de Universidade declara que o vírus convid-19, o Corona vírus, está deixando o mundo em pânico. Mais Jesus já predissera que antes de sua vinda haveria pestilenciais em toda terra(Mt 24:7).

IV - A vinda do homem do pecado e a vinda do Filho do homem

Em 2Tessalonicenses, Paulo fala abertamente sobre duas vindas. Mas não se trata das duas vindas de Cristo à terra, a primeira em fraqueza e muita humilhação, e a segunda em poder e muita glória. As duas vindas anunciadas pelo apóstolo nessa passagem são a vinda do homem do pecado e a vinda do Filho do homem, nessa ordem (2Ts 2.1-12). Prega-se muito mais a vinda gloriosa de Jesus e muito menos a vinda horrorosa do homem do pecado. Ainda assim, fala-se e escreve-se pouco sobre ambos os acontecimentos escatológicos. Eles estão interligados. Um precede o outro.

V- Cristo e o anticristo: E diferenças vitais:

Sabemos que a mentira não sobrevive. O que existe é a corrupção da verdade. Uma grande mentira nasce de uma pequena mudança na verdade. Nossos primeiros pais foram enganados quando a serpente manipulou a verdade lançando a semente do engano. E assim tem sido na longa história da humanidade. O que Cristo oferece ao ser humano, o anticristo também oferece, com pequenas variações. As ofertas vêm sempre aos pares. As semelhanças são grandes, porém, as diferenças são fatais, tanto para o corpo como para o espírito.

Nem sempre é fácil distinguir uma coisa da outra. Principalmente em uma época de conceitos subjetivos e moral relativa. Geralmente, quando os valores tornam-se vagos e o narcisismo rompe com qualquer princípio absoluto, nosso julgamento é reduzido aos interesses privados de um ego carente. Neste cenário, as ofertas do anticristo tornam-se mais atraentes. 

O anti-cristo deseja que tenhamos uma vida sem culpa. É claro que todos nós queremos viver sem culpa. O anticristo propõe eliminá-la. Você não é culpado de nada, quando muito, apenas cometeu uma pequena e justificada falta. O melhor a fazer é negá-la ou, quem sabe, minimizá-la. É isto que se vê nos livros de autoajuda, nas palestras motivacionais. Cristo também deseja que vivamos sem culpa, porém ele não a nega, mas a redime. A culpa existe, é real e traz consequências dramáticas para a vida. Ninguém resolve o problema da culpa simplesmente negando-a. Cristo resolve assumindo-a e oferece ao ser humano perdão, reconciliação e restauração por meio do arrependimento e da confissão.

Cristo deseja que sejamos felizes. A felicidade é um anseio básico do ser humano. O anticristo apresenta a felicidade como um direito, ou melhor, uma obrigação. Não importa o que é necessário fazer para obtê-la. Mereço ser feliz, devo ser feliz e serei feliz mesmo que isto gere infelicidade para os outros. É isto que seus porta-vozes estão afirmando por todos os cantos. Cristo também deseja que sejamos felizes. Não porque temos o direito nem porque merecemos. A felicidade que Cristo oferece é resultado de uma vida de confiança e entrega. Não é a que encontramos no final de uma conquista, mas a que nos acompanha à medida que andamos em humildade e mansidão. É no ato de nos doar em amor a Deus e ao próximo que experimentamos a vida feliz, e não na busca egoísta da satisfação de nossos desejos mesquinhos e infantis.

A liberdade é também um desejo comum de Cristo. A liberdade que o anticristo oferece é para fazer o que quiser, como quiser e quando quiser, como se isto fosse possível. Uma liberdade que, no final, nos transforma em reféns de nós mesmos, mergulhados em um mundo de ilusões e frustrações. Cristo também quer que sejamos livres. Paulo afirma que “foi para a liberdade que Cristo nos libertou”. E conclui dizendo: “Porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor” (Gl 5.13). É somente no ato de amar que o ser humano encontra e expressa sua liberdade. 

As semelhanças são sutis. Os profetas do anticristo estão por toda parte oferecendo o que Cristo oferece. A diferença entre um e outro está na cruz. Tudo aquilo que nega a cruz, nos conduz à morte. Tudo o que vem da cruz, nos conduz à vida. C. S Lewis, no final do livro “Cristianismo Puro e Simples”, afirma: “Submeta-se inteiramente a Cristo e você encontrará a vida eterna. Não retenha nada. Nada em você que não tenha sido entregue será realmente seu. Nada em você que não tenha morrido ressuscitará da morte. Se você procurar a si próprio, encontrará, no decorrer do tempo, somente ódio, solidão, desespero, rancor, ruína e decadência. Porém, se você procurar a Cristo, você o encontrará, e com ele tudo o mais que você tiver renunciado”.

VI- A RUÍNA DO IMPÉRIO DO ANTI-CRISTO:

 A limitação do anticristo (Ap 13:5)

a) O anticristo tem um poder limitado - visto que pode matar os santos, mas não vencê-los (12:11; 20:4). Os verdadeiros crentes preferirão a morte à apostasia (13:8), vencendo assim a besta (15:2). Eles não temem aquele que só pode matar o corpo e não a alma. O anticristo também não pode fazer nada contra DEUS e contra os remidos na glória, a não ser falar mal (13:6).

b) O anticristo tem um tempo limitado (13:5) - Quando o seu tempo acabar, ele mesmo será lançado no lago do fogo (19:20).

  Sua total destruição (2 Ts 2:8)

• JESUS o matará com o sopro da sua boca e o destruirá pela manifestação da sua vinda (2 Ts 2:8).

• Ele será quebrado sem esforço de mãos humanas (Dn 8:25).

  • JESUS vai tirar o domínio do anticristo para o destruir e o consumir até o fim (Dn 7:26).

• O anticristo será lançado no lago do fogo que arde com enxofre (Ap 19:20).

• CRISTO colocará todos os seus inimigos debaixo dos seus pés (1 Co 15:24- 25).

• A igreja selada por DEUS (Ap 9:4), preferirá a morte à apostasia e assim vencerá o dragão e o anticristo (Ap 12:11). Aqueles cujos nomes estão no livro da vida não adorarão o anticristo (Ap 13:8). Esses reinarão com CRISTO para sempre.

CONCLUSÃO: ―O apóstolo Paulo tinha de lidar com falsos mestres que diziam que o Dia do Senhor já tinha chegado (2 Ts 2.2 - NVI). Os tessalonicenses tornaram-se inquietos e alarmados porque esses mestres, segundo parece, negavam a volta literal do Senhor e ̳nossa reunião com ele‘ no arrebatamento (2.1). Obviamente, já não se encorajavam uns aos outros de maneira que Paulo lhe ordenara (1 Ts 4.18; 5.11). Por isso, Paulo explicou que aquele dia não viria ̳sem que antes venha a apostasia e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição‘ (2 Ts 2.3). Isto é: essa apostasia e a revelação do Anticristo seriam as primeiras coisas a acontecerem no Dia do Senhor.

 Assim não aconteceria enquanto ̳o mistério da injustiça‘ estivesse refreado (2 Ts 2.7). Posto que tais coisas ainda não era chegado, e ainda podiam eles encorajar-se uns aos outros com a esperança certa de serem arrebatados para encontrar-se com o Senhor nos ares‖ (HORTON, Stanley (Ed.). Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, p.636). Estejamos alerta Jesus está voltando. Maranata, Ora vem Senhor Jesus.



O conteúdo e as opiniões expressas são de inteira responsabilidade de seu autor.

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.