Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

AD Alagoas / Lições Bíblicas

22/02/2020

Lição 8 - O Início da Civilização Humana

Comentário da lição bíblica para o fim de semana com Pr. Jairo Teixeira Rodrigues


INTRODUÇÃO:

Não estamos sozinhos no mundo. O ser humano faz parte de uma família que teve origem em DEUS. O livro do Gênesis diz: “E DEUS os abençoou e DEUS lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a” (1.28a). De um casal, DEUS planejou a raça humana. A ordem divina para “Frutificar” e “Multiplicar” demandava o ensejo de constituir uma civilização humana. DEUS ordenou ao ser humano que se espalhasse pelo mundo. Hoje, segundo os dados do Banco Mundial em 2017, somos aproximadamente 7,53 bilhões de habitantes no mundo. China e Índia são os países mais populosos da Terra, respectivamente: 1,413 e 1,350 bilhões.

Imaginemos a civilação humana sem pecado - quão maravilhosa, inteligente, tecnológica, desenvolvida, seria.

I - O que é Civilização:

1.  Conceito:

-Civilização é o conjunto de caracteres próprios da vida social, política, econômica e cultural de um país ou região. É o ato ou efeito de civilizar (se), ou seja, de tornar (se) civil, cortês, civilizado.

-Civilização é o estado de cultura social, caracterizado por um relativo progresso no domínio das ciências, da religião, da política, das artes, dos meios de expressão, das técnicas econômicas e científicas, e de um grau de refinamento dos costumes.

-As civilizações foram se formando ao longo de diferentes épocas e são estudadas através da análise e interpretações dos historiadores que se utilizam de vestígios deixados pelo homem, entre eles, restos arqueológicos, monumentos, tradições e documentos escritos que são fundamentais para o conhecimento da história de uma civilização.

2. O casamento como base da civilização.

A civilização humana teve início quando Adão recebeu Eva como esposa (Gn 2.18- 25). A partir daí, não somente a família, mas a nação, o povo e o Estado tornaram-se possíveis (Gn caps. 5 e Gn.10.1).

Portanto, sem o casamento, cujo real modelo encontramos na Bíblia Sagrada, a civilização humana seria impossível. Aliás, até a própria Igreja de CRISTO, apresentada como a sociedade perfeita, tem, no casamento bíblico, a sua base espiritual, moral e emocional (Ef 5.22-30).

3.  ADÃO E EVA FORAM SALVOS?

- CREMOS QUE SIM. Percebemos isso nos testemunhos que Eva dá após o pecado, nos nascimentos de seus filhos Gn 4: 1. E CONHECEU Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem.

Após Caim ter matado Abel, lemos no versículo 25 o relato do nascimento de Sete: Gn 4: 25.E tornou Adão a conhecer a sua mulher; e ela deu à luz um filho, e chamou o seu nome Sete; porque, disse ela, DEUS me deu outro filho em lugar de Abel; porquanto Caim o matou.

-Quem criou a civilização foi DEUS.

No Jardim DEUS já vinha falando com Adão imprimindo nele Sua personalidade. Quem instiuiu o casamento foi DEUS, dando Eva para Adão. Dai nasceu a família, a sociedade, a civilização. Os principais aspectos da civilização são: Política, artes, educação, religião, moral, saúde, segurança, pecuária, agricultura, tecnologia, etc...

-HOMEM - ADÃO (Strong Português) - אדם ’adam aw-dawm’ - 1) homem, humanidade (designação da espécie humana) , 1a) homem, ser humano 1b) homem (como indivíduo), humanidade (sentido intencionado com muita freqüência no AT), 1c) Adão, o primeiro homem

-EVA - (Strong Português) - חוה Chavvah - Eva = “vida” ou “vivente”, 1) a primeira mulher, esposa de Adão

-SUBSTITUTO DE ABEL

-SETE - (Strong Português) - שת Sheth Sete = “compensação”

1) o 3o filho de Adão com Eva

-FILHO DE SETE

-ENOS - (Strong Português) - אנוש ’Enowsh Enos = “homem”

1) filho de Sete

daí se começou a invocar o nome do SENHOR.

·O que é invocar?

-INVOCAR - (Strong Português) - קרא qara’

1) chamar, clamar, recitar, ler, gritar, proclamar - 1a) (Qal) - 1a1) chamar, gritar, emitir um som alto, 1a2) chamar, gritar (por socorro), invocar (o nome de DEUS), 1a3) proclamar

Foi através da uñião conjugal entre Adão e Eva quie a civilização passou a existir - DEUS estava presente e discipulando o casal. Havia uma norma a se submeter. Havia trabalho a fazer. Havia objetivo a cumprir. Havia vigilância a ser exercida. Havia amor, paz e união. Havia espiritualidade.

4.  A subsistência da civilização.

O trabalho não pode ser o objetivo e ocupação total na vida de um crente salvo. A vida do crente deve ter como principal objetivo servir a DEUS e ser instrumento de DEUS na evangelização dos povos. É preciso priorizar a oração, o estudo da Bíblia, o jejum, a família, a igreja e só depois o trabalho secular.

-O PAI trabalha até agora, como disse JESUS que também foi e é um trabalhador, bem como o ESPÍRITO SANTO. O homem foi criado para lavrar e guardar o jardim, bem como para ser mordomo fiel no cuidado do mundo todo. Apesar de dificultoso, devido ao pecado, o trabalho dignifica o homem.

-Cada ser humano tem uma função importante na civilização humana, cada um tem sua profissão, sua aptidão. Porém, nunca se deve deixar dominar pelo salário do trabalho.

-A Bíblia Sagrada apresenta o trabalho não como um fim em si mesmo, mas como um meio à subsistência humana (Sl 128.2; 2 Ts 3.10). Quer o homem tivesse pecado, quer não, não poderia escapar ao trabalho, pois o próprio DEUS é apresentado por JESUS como um exemplo nessa área (Gn 2.1-3; Jo 5.17). Além disso, DEUS criou Adão para governar o mundo, uma atividade que requer atenção e esforço concentrado (Gn 1.26- .)28

Após a queda, o trabalho humano tornou-se um enfado, devido à enfermidade do planeta (Gn 3.19; Jo 5.7; Rm 8.19-22).

-TRABALHAR - (Strong Português) עבד Ìabad

1) trabalhar, servir - 1a) (Qal), 1a1) labutar, trabalhar, fazer trabalhos, 1a2) trabalhar para outro, servir a outro com trabalho, 1a3) servir como subordinado, 1a4) servir (DEUS), 1a5) servir (com tarefa levítica)

1b) (Nifal), 1b1) ser trabalhado, ser cultivado (referindo-se ao solo), 1b2) tornar-se servo

1c) (Pual) ser trabalhado,

1d) (Hifil) , 1d1) compelir ao trabalho, fazer trabalhar, fazer servir, 1d2) fazer servir como subordinado, 1e) (Hofal) ser levado ou induzido a servir

-TERRA - (Strong Português) - אדמה ’adamah

1) terra, solo - 1a) solo (em geral, lavrada, produzindo sustento), 1b) pedaço de terra, uma porção específica de terra, 1c) terra (para edificação e construção em geral), 1d) o solo como a superfície visível da terra, 1e) terra, território, país, 1f) toda terra habitada, 1g) cidade em Naftali.

II – CIVILIZAÇÃO E CONFLITO

 1. Caim e Abel.

Caim ofertou e fez culto como todo mundo faz. Muito louvor, pregação, avisos, etc... Abel fez culto de adoração, ofereceu sua própria vida (animal em seu lugar). Derramou o sangue de um animal, sangue é vida. Abel deu sua vida para DEUS.(Hebreus 11:4)

Primeiro. todos estavam expulsos do Éden, portanto no Éden ninguém mais entrou. 

Segundo. os filhos de Adão aprenderam com seu pai a adorar a DEUS.

Terceiro. Um filho era adorador e puxou para o lado bom.

Quarto. O outro filho era do maligno. Prestou culto, mas não adorou. [Não como Caim, que era do maligno e matou a seu irmão [...]." (1 Jo 3.11,12)]

Quem estava em Caim sabia o que era matar e instigou Caim a matar seu irmão. Ele veio para matar, roubar e destruir. Roubou a paz dos irmãos, destruiu a família de Adão, matou a semente boa de Adão, seu filho Abel.

João diz que Caim invejava Abel, pois suas obras eram más, enquanto os do seu irmão eram mais justas (1Jo 3.12), e nós Lemos em Hebreus que "pela fé Abel ofereceu a DEUS maior sacrifício que Caim" (Hb 11.4).

O sacrifício de Abel Prefigurava o sacrifício de JESUS por nós. O Sangue de Abel, perseguido por agradar a DEUS prefigurava o sangue de JESUS, perseguido por dar sua vida em favor de todos os pecadores, foi derramado por nós.

e a JESUS, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel. (Hebreus 12:24)

-JESUS dá testemunho de Abel, chamando-o de Justo.

para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que matastes entre o santuário e o altar. Mateus 23:35

-CAIM - (Strong Português) - קין Qayin - Caim = “possessão” n. pr. m. - 1) filho mais velho de Aão e Eva e o primeiro homicida, o qual assassinou seu irmão Abel, queneu = “ferreiros” n. pr. gentílico, 2) a tribo à qual pertencia o sogro de Moisés e que vivia na região entre o sul da Palestina e as montanhas do Sinai

-A oferta de Caim

-FRUTO - (Strong Português) 

 1) fruto - 1a) fruto, produto (do solo)

-ABEL - (Strong Português) - הבל Hebel

-Abel = “fôlego”

1) segundo filho de Adão e Eva, morto por seu irmão Caim

-Profissão de Abel: pastor de ovelhas.

-PASTOREAR - (Strong Português) - רעה ra Ìah

1) apascentar, cuidar de, pastar, alimentar

1a) (Qal), 1a1) cuidar de, apascentar, 1a1a) pastorear, 1a1b) referindo-se ao governante, mestre (fig.), 1a1c) referindo-se ao povo como rebanho (fig.), 1a1d) pastor, aquele que cuida dos rebanhos (substantivo), 1a2) alimentar, pastar

1a2a) referindo-se a vacas, ovelhas, etc. (literal), 1a2b) referindo-se ao idólatra, a Israel como rebanho (fig.), 1b) (Hifil) pastor, pastora

Abel deu do melhor - Animal escolhido como o melhor de todo o rebanho - mais forte e saudável.

-PRIMÍCIAS - (Strong Português) - בכורה b ê kowrah ou (reduzido) בכרה b ̂ekorah

1) direito do primogênito, primogenitura, direito do primeiro filho

O que é oferta?

OFERTA - (Strong Português) - מנחה minchah

1) presente, tributo, oferta, dádiva, oblação, sacrifício, oferta de carne 1a) presente, dádiva, 1b) tributo, 1c) oferta (para DEUS)

1d) oferta de cereais

Atitude de DEUS para com as ofertas de Abel e de Caim

AGRADOU-SE (Strong Português) - שעה sha Ìah

De Abel - 1) olhar para, considerar, fitar ou observar ao redor - 1a) (Qal) fitar, considerar, contemplar, observar ao redor

De Caim - 1b) (Hifil) desviar o olhar, levar a desviar o olhar - 1c) (Hitpael) olhar assombrado, olhar a redor (com ansiedade)

Como o sangue desse animal prefigurava o sangue de JESUS na cruz e o sacrifício desse animal prefigurava o sacrifício de JESUS na cruz:

Pela fé Abel ofereceu a DEUS maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando DEUS testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala.

DESCENDÊNCIA DE CAIM

IRADE - (Strong Português) - עירד ÌIyrad

Irade = “fugaz”

1) filho de Enoque, neto de Caim, e pai de Meujael

MEUJAEL - (Strong Português) - מחויאל M ̂echuwya’el ou מחייאל M ̂echiyya’el Meujael = “ferido por DEUS”

1) filho de Irade e bisneto de Caim

METUSAEL - (Strong Português) - מתושאל M ̂ethuwsha’el

Metusael = “aquele que é de DEUS”

1) filho de Meujael, 4o na descendência de Caim, e pai de Lameque.

LAMEQUE - (Strong Português) - למך Lemek

Lameque = “poderoso”

1) o 5o. descendente na linhagem de Caim, marido de Ada e Zilá, pai dos filhos Jabal, Jubal, e Tubalcaim e da filha Naamá

ADA - (Strong Português) -עדה ÌAdah

Ada = “ornamento”

1) a primeira das 2 esposas de Lameque e mãe de Jabal e Jubal

ZILÁ - (Strong Português) - צלה Tsillah

Zilá = “sombra”

1) a 2a. esposa de Lameque e mãe de Tubalcaim, mestre d os artesãos em bronze e ferro

JABAL - (Strong Português) - יבל Yabal

Jabal = “ribeiro de água”

1) o filho de Lameque com Ada e irmão de Jubal; descrito como o pai daqueles que habitam em tendas e possuem gado.

JUBAL - (Strong Português) - יובל Yuwbal

Jubal = “ribeiro”

1) o filho de Lameque com Ada e o inventor de instrumentos musicais.

TUBALCAIM - (Strong Português) - תובל קין Tuwbal Qayin

Tubalcaim = “tu serás trazido de Caim”

1) filho de Lameque com sua esposa Zilá e o primeiro a trabalhar em metal

NAAMÁ - (Strong Português) - נעמה Na Ìamah

Naamá = “encanto” n pr f

1) filha de Lameque com sua esposa Zilá e irmã de Tubalcaim nos dias anteriores ao dilúvio

Inicio » Homem » Humanidade

Quem era a mulher de Caim ? "

Esta pergunta é, em geral, acompanhada de um ligeiro histórico sobre a tragédia que envolveu a família de Adão, histórico que em geral não está em harmonia

com o relato Bíblico.

Dizem: - "Adão teve dois filhos: Caim e Abel, Caim mata Abel e foge para uma terra distante; lá conhece uma mulher, e casa-se com ela. Com quem se casou se não havia habitantes na Terra?"

Tal pergunta quase nunca é feita pelos que têm o bom hábito de ler a Bíblia.

III - JESUS CRISTO, a única esperança para a civilização humana.

EM meados do ano passado, numa conferência de cientistas e líderes religiosos no Instituto Tecnológico de Massachusetts, E. U. A., descreveu-se o problema com que o mundo se confronta como sendo ‘quase que apocalíptico’. Não há nenhum “esquema para a sobrevivência”, advertiu Jerome R. Ravetz, professor de filosofia da Universidade de Leeds, na Inglaterra. “A escala e a complexidade dos problemas são tão grandes, que o mero intelecto humano não os vencerá”.

Então, o que se pode esperar do futuro? Um clérigo da Igreja Unida do Canadá afirmou: “Ninguém pode predizer com confiança que virão dias melhores. Ninguém sabe ao certo se a civilização vai desaparecer ou se haverá finalmente uma nova sociedade, com vida mais abundante para todos”.

Mas, é isso verdade? Não! Acontece que há alguém que sabe o que o futuro tem em reserva, porque ele tem o poder e a sabedoria de amoldá-lo à sua vontade. Este é o nosso Criador, DEUS. Em vista da evidente incapacidade dos homens de instituírem um bom governo, não concordamos que já é tempo de escutar a ele? DEUS diz sobre si mesmo: “Aquele que desde o princípio conta o final e desde outrora as coisas que não se fizeram; Aquele que diz: ‘Meu próprio conselho ficará de pé e farei tudo o que for do meu agrado” (Isa. 46:10) E é do agrado de DEUS prover aos homens um bom governo. JESUS governará este mundo com vara de ferro e seu governo no milênio será perfeito. Também ELE mesmo, bem antes disso acontecer, ELE vem nos buscar no arrebatamento da Igreja para estarmos para sempre com ELE na Nova Jerusalém. NÃO HÁ OUTRA ESPERANÇA MAIOR PARA O SER HUMANO - JESUS, O SALVADOR.

CONCLUSÃO:

Como Deus possui o controle tudo, é fato que o Senhor intervém nas nações: (a) destronando reis e estabelecendo reinos (Sl 75.7; Dn 2.21,44), (b) destruindo nações (Jr 51.1), como também (c) revertendo o juízo quando existe arrependimento: “No momento em que eu falar contra uma nação e contra um reino, para arrancar, e para derribar, e para destruir se a tal nação, contra a qual falar, se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe” (Jr 18.7-8). A prova bíblica mais contundente que Deus intervém nas nações é o povo de Israel; quantas nações tentaram destruí-la, mas Deus não permitiu. Sempre houve uma intervenção do Senhor no sentido de evitar a aniquilação do Estado de Israel.Isso mostra que foi Deus quem criou o homem e a humanidade, e foi ele quem a dotou de múltiplas inteligências e saberes. As marcas de uma civilização (política, cultura, artes, ciência, religiosidade) podem e devem ser expressas de forma legítima para desenvolvimento da humanidade e glória de Deus. Porém, como vimos, desde as primeiras gerações o pecado tem contaminado toda forma de expressão da nossa civilidade. Agora convém-nos deixar que Cristo em nós faça a redenção da civilização, trazendo-nos com tudo o que há em nós de volta para o Senhor que nos criou.



O conteúdo e as opiniões expressas são de inteira responsabilidade de seu autor.

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.