Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

AD Alagoas / Lições Bíblicas

11/01/2020

Lição 2 - A Criação de Eva, a primeira mulher

Comentário da lição bíblica para o fim de semana com Pr. Jairo Teixeira Rodrigues


INTRODUÇÃO:

A missão do homem outorgada pelo Criador é glorificar a DEUS, propagar a espécie e administrar o planeta.

A mulher no plano de DEUS,  a criação da mulher e a missão da .mulher, e’ o que vamos estudar hoje. A Palavra de DEUS revela que tanto o homem quanto a mulher são imprescindíveis ao Reino de DEUS. Isso foi perfeitamente demonstrado no ministério de JESUS, bem como no dos apóstolos. A quantidade de mulheres que acompanhavam e atuavam de forma protagonista no ministério de JESUS é imensa (Lc 1.5-53; 2.36-38; Lc7.11-17).

Sem JESUS, as mulheres não seriam emancipadas ao longo dos séculos, pois isso só foi possível por causa do enaltecimento de CRISTO em relação a elas. É marcante a diferença da condição da mulher em países que foram influenciados pelo cristianismo dos que não o foram. Nesse sentido, o ministério de JESUS foi revolucionário para a condição da mulher no mundo.

I – A MULHER NO PLANO DE DEUS

1. A mulher já estava nos planos de DEUS.

Observemos que o homem foi criado no Éden, porém a mulher, no Jardim do Éden.

E formou o Senhor DEUS o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. E plantou o Senhor DEUS um jardim no Éden, da banda do Oriente, e pôs ali o homem que tinha formado. Gênesis 2:7,8

Observemos que antes de DEUS criar a mulher, já disse: "E disse o SENHOR DEUS: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele" Gênesis 2.18

DEUS, agora, vai provocar no homem o desejo por uma companheira para depois lhe conceder seu desejo. O homem é chamado para colocar nome nos animais e assim perceberá que só ele não tinha uma fêmea.

E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo animal do campo; mas para o homem não se achava adjutora que estivesse como diante dele. Gênesis 2:20

Observemos que, agora, DEUS cria a mulher:

Então, o Senhor DEUS fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar. E da costela que o Senhor DEUS tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão. Gênesis 2:21,22

Adão Hebraico (Strong português) - אדם ’Adam aw-dawm’ Adão = “vermelho”

1) o primeiro homem: Adão Grego (Strong português) - Αδαμ Adam

Adão = “a terra vermelha”. Adão, o primeiro homem, o pai de toda a humanidade.

2)Eva em hebraico - (Strong português) - חוה Chavvah Eva = “vida” ou “vivente”. A primeira mulher, esposa de Adão.

  Eva em Grego - (Strong português) - Ευα Eua. Eva = “vida”

 A primeira mulher, segundo as escrituras; mãe de toda a raça humana.

IIA MULHER, UMA CRIAÇÃO NECESSÁRIA;

-Adjutora (Strong Português) - עזר Ìezer 1) ajuda, socorro

aquela que ajuda, auxilia.

-A postura da mulher na vida do marido, precisamos considerar o papel que ela é chamada a exercer. O homem é a mais elevada das criaturas de DEUS, mas a mulher é o mais sublime dos ideais. DEUS fez para o homem um trono; para a mulher, um altar. O homem é o cérebro; a mulher, o coração. O cérebro produz a luz; o coração produz o amor. A luz fecunda; o amor ressuscita. E ressuscitar, amparar e amar é o que dá sentido à vida.

-Mulher, se você deseja ajudar seu marido, procure antes ser ajudada por DEUS. Palavras de incentivo e gratidão fazem bem a qualquer pessoa, mas quando brotam do coração de quem amamos, tem o poder de curar nossa alma. Seu marido precisa ser elogiado

e reconhecido por aquilo que é e faz, para continuar crescendo.

A maioria das mulheres gostam de manter a casa arrumada com as coisas no seu devido lugar. Ótimo! Porém, mais importante que isso é fazer com que seu esposo se sinta bem em casa, sem a tensão constante de não poder desarrumar nada. Ele prefere ficar ao seu lado de bom humor, do que ter a casa impecável e você estressada. Quando chega do trabalho o marido espera entrar no céu e não no inferno. O compromisso em amar, respeitar e ser fiel ao seu esposo é algo sério que você assumiu diante de DEUS, não o quebre por nada neste mundo. Lembre-se que ser fiel envolve todos os aspectos da vida, desde o material até as aspirações mais profundas de sua alma. Esteja ao seu lado e jamais fale mal de seu marido para alguém. Se ele cair, estenda-lhe a mão e não o condene. Todos nós comentemos erros na tentativa de acertar. Ajude-o a se levantar. DEUS estará ai para ajudar. 

IIIDOIS UNIVERSOS DIFERENTES: HOMEM-MULHER.

—Existem diferenças a serem respeitadas. São dois universos diferentes, o masculino e o feminino. Exigir que seu marido pense e aja igual a você não é uma boa ideia. Procure ouvir as razões dele, observe-o, esteja atenta aos seus gostos, respeite suas escolhas e tente entender o mundo dele, ou melhor fazer parte do mundo dele. Com isso quem ganha é você. São as pequenas renúncias em nome do amor que trazem alegria e força ao relacionamento. Ser feliz é muito melhor do que ter sempre razão.

A mulher não deve ser apenas esposa, mas também amiga. Como viver uma vida com alguém que não fosse seu amigo? É com o amigo que conseguimos ser quem somos, abrir o coração, falar da vida e dos sonhos, com a certeza de que somos acolhidos. Se você já é amiga do seu A mulher não deve ser apenas esposa, mas também amiga. Como viver uma vida com alguém que não fosse seu amigo? É com o amigo que conseguimos ser quem somos, abrir o coração, falar da vida e dos sonhos, com a certeza de que somos acolhidos. 

Seja um presente para seu marido e o veja como tal em sua vida. Presente é para ser doado, e dentro do casamento o maior presente que podemos dar é nossa entrega total no relacionamento, inclusive vivendo com plenitude a sexualidade. Um sempre deve buscar a satisfação sexual do outro. Evite excesso de carinhos no esposo antes do sexo, pois ele é diferente de você que necessita de muito carinho antes. O segredo do sexo bem-sucedido é o antes e não o durante para a mulher, mas para o homem é o durante. A mulher é atraída por palavras e carinhos e o homem pela visão. Cuidar da saúde, vestir-se com zelo e manter acesa a chama do amor, é uma escolha que você pode fazer, todos os dias, para tornar seu casamento uma expressão do amor de DEUS neste mundo. Lembre-se de sexo anal é pecado e que sexo oral não prenderá seu marido a você, antes, o fará substituir o sexo natural que DEUS criou por uma masturbação que é pecado.

Se parece um desafio colocar essas dicas em prática, lembre-se de que, você não estará sozinha. Busque a graça de DEUS pela oração e leitura da Palavra, pois é d’Ele que virá sempre toda força e sabedoria para cumprirmos nossa missão neste mundo. Dê um passo de cada vez e siga em frente; sem jamais deixar de amar, porque quem ama sempre vence! Seja uma princesa. Para se ter um príncipe dentro de casa só se consegue sendo uma princesa.

IV– A MISSÃO DA MULHER NA BÍBLIA:

A Bíblia está repleta de exemplos de grandes mulheres de Deus, Sara, Ana, Maria só para citar algumas, que aceitaram o projeto e a missão divina. Vivemos dias difíceis aonde uma competição demoníaca tem aparecido no mundo. Infelizmente homens e mulheres em muitos casos se tornaram inimigos, quando na realidade foram feitos para serem companheiros. Vejamos então o que Deus tem de forma singular para a mulher que deseja exercer sua missão:

1- Governar bem a sua casa. Em Provérbios 31.27 o proverbista fala sobre a mulher virtuosa: “Olha pelo governo de sua casa e não come o pão da preguiça”. O termo hebraico traduzido como “olha”, é a expressão “saphah” e significa: “investigar a distância, observar, estar sobre, vigiar, espiar, ficar esperando, estar de guarda, atalaia”. A mulher virtuosa foi posta como atalaia de sua casa. Ela tem a capacidade de observar cada membro da família e perceber antecipadamente quando algum perigo ou ameaça os rodeiam, assim como faziam os atalaias em Israel (2Rs 9.17,18,20).

2-Ser uma excelente mãe. Ainda observando a mulher virtuosa, vemos que ela desempenha de tal forma o seu papel de mãe que os seus filhos a louvam, dizendo que ela é “bem-aventurada” (Pv 31.28 ver também Sl 138). Essa expressão no hebraico é “asar” ou “aser”, que significa “ser equilibrado, correto, feliz, próspero, abençoado”. Além de reconhecer que sua mãe era muito feliz, os seus filhos reconheciam a sua retidão, o seu caráter íntegro. Ela era admirada e respeitada pelos filhos. O marido também a louvava (Pv 31.28,29).

3-Ser submissa ao seu marido. Essa é a declaração Bíblia em (Ef 5.22-24; Cl 3.18), em ambos os casos tal submissão deve ser como ao Senhor, isso significa que quando o marido cumpre seu papel de amar sua mulher (Ef. 5. 25-29) como Cristo ama a Igreja, o dever da mulher é ser submissa esta palavra deriva-se de duas palavras: “sub”, que quer dizer: “debaixo de” e “missão”, que significa “vocação”. Em resumo, submissão é exercer missão de apoio, missão de auxílio. A submissão deve ser a mais forte demonstração de amor da esposa pelo esposo. O lar não é local de competição, antes de apoio.

4- Ser auxiliadora de seu marido. Apesar de Eva ser a “auxiliadora idônea” de Adão, ela não foi criada para ser uma escrava. O conhecido comentarista bíblico Matthew Henry escreveu: “Ela não foi feita da cabeça para governar sobre ele, nem dos pés para ser pisada por ele, mas da sua costela para ser igual a ele, sob seu braço para ser protegida por ele, perto de seu coração para ser amada por ele”. Paulo escreveu que "a mulher é glória do homem" (1Co 11.7); pois se o homem é o cabeça (1Co 11.1-16; Ef 5.22-33), então a mulher é a coroa que a enobrece (WIERSBE, 2010, p. 25).

CONCLUSÃO:

A mulher foi o último ser criado por Deus; foi o ápice da criação: cheia de beleza, meiguice, delicadeza, força espiritual; foi criada para ser mãe e esposa, carinhosa e sensível. Foi o coroamento da natureza. Ela é a imagem e semelhança mais sensível de Deus. A sua beleza e charme encanta o coração do homem, porque foi criada para ele. Há uma música que diz: “creio na mulher que se enfeita e se embeleza para ser a mais bonita criação de nosso Pai”.

A Bíblia está repleta de passagens falando da mulher, exaltando a sua grandeza, mas também chamando a atenção quando ela se desvirtua. O livro dos Provérbios diz: “Uma mulher virtuosa, quem pode encontrá-la? Superior ao das pérolas é o seu valor” (Pr 31,10).



O conteúdo e as opiniões expressas são de inteira responsabilidade de seu autor.

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.