Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

AD Alagoas / Lições Bíblicas

20/07/2019

Lição 3 - A MORDOMIA DA ALMA E DO ESPÍRITO

Comentário da lição bíblica para o fim de semana com Pr. Jairo Teixeira Rodrigues


INTRODUÇÃO:

A Lição de hoje é um chamado para os cuidados essenciais que todo cristão precisa ter com a sua alma e espírito. A princípio trabalharemos uma parte mais teórica e teológica, quando conceituaremos alma espírito no tópico, traremos orientações práticas sobre como proceder a correta mordomia do nosso “homem interior” (2Co 4.16).   A mordomia que nos propomos estudar durante este trimestre não tem a ver apenas com administração de bens terrenos, mas também com os cuidados que devemos ter com a nossa própria vida. Nas palavras de Paulo a Timóteo: “tem cuidado de ti mesmo…” (1Tm 4.16).

I -O CONCEITO DE ALMA

1.1. No Antigo Testamento, a palavra “alma” é nephesh

1.2. No Novo Testamento, a palavra ‘alma’ é psiquê

. Tem o sentido de ‘alma’ e ‘vida’

1.4. Levítico 17.10-15 revela uma diversidade de sentidos para a palavra “alma”

. A pessoa física (v.10)

. A vida de um animal (v.11)

. A vida de uma pessoa (v.11)

1.5. Do ponto de vista teológico, a alma é a sede das emoções e dos sentimentos (Mc 14.34)

1.6. A alma está unida ao espírito, e, por isso, é humanamente impossível separá-los. Só a Palavra de Deus pode fazê-lo (Hb 4.12).

2. A origem da alma.

Introdução: Há três teorias que tentam explicar a origem da alma: a teoria da preexistência, do criacionismo e da participação.

2.1. Teoria da preexistência.

2.1.1. Segundo essa teoria, as almas existem nas diversas esferas do mundo espiritual e entram no corpo gerado, num processo denominado “reencarnação”.

. O objetivo desse processo é levar a pessoa a sofrer pelos “pecados cometidos em pretensas existências anteriores”.

. Esse é um dos pontos fundamentais do Espiritismo.

2.1.2. Essa teoria não tem fundamento bíblico

. O pecado original passou para todos os homens (Rm 5.12)

. Não há homem que não peque (Ec 7.20)

. O sangue de Jesus nos purifica (1Jo 1.7)

. É necessário arrependimento (Pv 28.13)

2.2. Criacionismo.

2.2.1. Essa teoria diz: Deus dedica-se à criação de almas diariamente, para que habitem nos corpos que forem sendo concebidos

2.2.2. Não tem fundamento bíblico

2.3. Teoria participativa.

2.3.1. Essa teoria diz: Deus dá a vida a toda pessoa gerada de acordo com as leis da reprodução biológica geradas por Ele.

. homem e mulher geram um novo ser com a cooperação divina (At 17.28; Hb 1.3).

. Está baseado na Bíblia (Zc 12.1)

. Contudo, ainda continua sendo um mistério da fé

II - CONCEITO DE ESPÍRITO 

2.1-Espírito (pneuma)

2.2-O termo pode se referir:

. a parte imaterial da personalidade humana (cf.1 Co 7.1,34)

. o próprio ser da pessoa (1 Co 16.18; 2Tm 4.22)

. a fonte do discernimento de uma pessoa (Mc 2.8)

. a fonte das emoções de uma pessoa (Jo 11.33)

2.3-. O espírito humano regenerado, submetido a Cristo, torna-se sensível ao Espírito Santo e é capaz de manifestar o fruto do Espírito, as virtudes do Reino de Deus (Gl 6.1; cf. Mt 5 – 7).

. Por isso há o crente espiritual e o carnal (Rm 8.1)

. O espiritual é dominado pelo Espírito Santo (Gl 5.16-18,22-25)

. O carnal é dominado pela natureza carnal (Gl 5.19-21)

III – A MORDOMIA DA ALMA E DO ESPÍRITO

A respeito da mordomia da alma e do espírito o apóstolo Paulo adverte: “[…] e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1Ts 5.23). Paulo destaca a responsabilidade que devemos ter, em cuidar também da parte imaterial do nosso ser, ao usar o termo “conservados”, em grego a palavra é: “têreo” que quer dizer: “atender cuidadosamente, tomar conta de, guardar, manter, reservar”, apontando para a atitude pessoal do crente quanto ao cuidado da parte espiritual. Vejamos como:

3.1 PRIORIZANDO AS NECESSIDADES DA ALMA.

Assim como o corpo tem necessidades, a alma também. A alma tem sede de Deus (Sl 42.1; 63.1). Jesus advertiu quanto a preocupação exagerada com as coisas materiais em detrimento da alma, dizendo: “Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?” (Mt 16.26). Aos que ignoram esta verdade serão surpreendidos como foi o rico insensato: “[…] Louco! Esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?” (Lc 12.20). Sendo assim, devemos priorizar as necessidades da alma: “Pois a vida (psiché) é mais do que o alimento [...]” (Lc 12.23).

3.2 CONSERVANDO A ALMA SAUDÁVEL.

Uma vez que na alma está a sede das emoções do ser humano é de suma importância que ela seja mantida com saúde. O cristão cuidadoso, sabendo que partes tão importantes da sua vida estão centradas na alma, aprende a administrar bem seus sentimentos e emoções a fim de não se deixar levar por impulsos descontrolados (Hb 12.15; Gl 5.18-23), crendo e submetendo-se a Palavra de Deus (Hb 10.39; Fp 4.6; Pv 19.16).

3.3 PURIFICANDO-SE DAS IMPUREZAS DO ESPÍRITO.

A Declaração de Fé das AD (2017, p. 101 – grifo nosso) nos diz: “A corrupção do gênero humano atingiu o homem em toda a sua composição: corpo (Rm 8.10), alma (Rm 2.9) e espírito (2 Co 7.1). Por essa razão o apóstolo exorta: “[…] purifiquemo-nos de toda imundícia da carne e do espírito [...]” (2Co 7.1). A impureza da carne inclui todas as formas de impurezas físicas, enquanto a impureza do espírito cobre as impurezas interiores da vida, motivações, desejos e pensamentos. As palavras carne e espírito não são usadas aqui no sentido técnico que Paulo faz dos princípios éticos opostos (Rm 8.1-11; Gl 5.16-24), mas na maneira popular da época, para abranger todas as facetas da existência de um homem (2Co 2.13; 7.5; 1Co 7.34; 1Ts 5.23). Todos os atos e atitudes que possam comprometer a singularidade da devoção deles à vontade de Deus devem ser completamente evitados (BEACON, 2006, p.442). 

CONCLUSÃO:

Vivemos numa sociedade materialista em que o corpo, em quase todas as esferas, é a prioridade. Muitos levam mais a sério malhar o corpo em detrimento de exercitar práticas que desenvolvam mais a saúde da mente e a vida espiritual. A mordomia da alma e do espírito implica desenvolver a esfera material do corpo. Podemos desenvolver a nossa mente com as coisas boas com que nos alimentamos (Fp 4.8,9), e também podemos tonificar o espírito com exercícios de piedade os quais as Escrituras nos ensinam (Mt 6.9-13,16-18). Portanto, nesta lição aprendemos acerca do bem-estar da alma e do espírito. Portanto aprendamos com Maria e não com Marta, a dar Prioridade as coisas mais importantes. A intimidade da sala de estar que Maria teve com JESUS nunca resultará da agitação da cozinha de Marta. Agitação, por si só, causa distração. Vemos em Lucas 10.38 uma mulher com a virtude da hospitalidade. Marta abriu sua casa para JESUS, mas isso não significa que ela automaticamente tenha aberto seu coração. Em sua ânsia de servir a JESUS, ela quase perdeu a oportunidade de conhecê-lo. Lucas nos diz que ‘Marta, porém, andava distraída em muitos serviços’. Em sua mente, ela se preocupava em fazer o melhor. Tinha que fazer o máximo por JESUS.

Podemos ser pegas pela mesma cilada de desempenho, sentido que devemos provar nosso amor a DEUS através de grandes feitos. Então, nos apressamos em deixar a intimidade da sala de estar para nos ocupar por Ele na cozinha – realizando grandes ministérios e projetos maravilhosos, no esforço de divulgar as Boas Novas. Fazemos todo o nosso trabalho em seu nome. Nós o chamamos ‘Senhor, Senhor’. Mas, no fim, será que Ele nos reconhecerá? Nós o conheceremos?

O reino de DEUS, como você vê, é um paradoxo. Enquanto o mundo aplaude as grandes façanhas. DEUS deseja comunhão. O mundo clama ‘Faça mais! Seja tudo o que puder!’, mas nosso Pai sussurra: ‘Aquietai-vos e sabei que eu sou DEUS’. Ele não procura tanto por trabalhadores como procura por filhos e filhas – um povo no qual possa fluir” (WEAVER, Joanna A. Como ter o coração de Maria no mundo de Marta: Fortalecendo a comunhão com DEUS em uma vida atarefada. Rio de Janeiro: CPAD, pp.9,10).



O conteúdo e as opiniões expressas são de inteira responsabilidade de seu autor.

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.