Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Palavra do Pastor

10/05/2016

O Crente e o Mundo – Parte 2

CRISTÃOS INFLUENCIADOS PELO MUNDO

www.adsaomigueldoscampos.com.br

Lamentavelmente, muitos cristãos “amoldaram-se ao padrão deste mundo” (NVI); pois alguns já permitem o namorado dormir com a filha em casa, afirmando que é melhor assim do que passarem a noite fora; casamentos e aniversários de muitos já são regados com bebidas alcoólicas e música profana; para se conseguir lucro ou posição usa-se fraude, mentira, calúnia e todo o tipo de ações sórdidas; não importa, prevalece o ensino de Maquiavél: “os fins justificam os meios”. Já há jovens cristãos fazendo parte de torcida organizada e muitos políticos cristãos agem do mesmo modo dos seus colegas incrédulos. Shows gospel, em sua maioria, não têm diferença dos shows mundanos e a liturgia de muitas igrejas tem no púlpito animadores de palco e o que menos parece é com um culto à Deus. Em nosso meio alguns líderes estão imitando as igrejas-empresas que fazem da religião uma mercadoria de consumo e quando alguém contesta que o evangelho de Cristo pregado pelos apóstolos não era assim, eles dizem: “O que importa não é o que é certo, mas, o que dá certo!”. Em muitos lugares os cristãos estão se divorciando, não pelos motivos da orientação bíblica, mas a seu bel prazer, do mesmo modo das pessoas do mundo. Paulo nos adverte que o mundo estava crucificado para ele e ele para o mundo. (Gl 6.14). Apesar da expressão aqui “mundo” ser “kosmos” no NT grego obviamente trata-se de uma metonímia onde a palavra que representa o continente substitui o conteúdo pois no mundo “Kosmos”, está o mundo “aeon”. Não somente nesta referência como em outras que tratam do mundo hostil aos crentes como no capítulo 17 do evangelho de João e em sua primeira epístola. COMO TORNAR-SE IMUNE A INFLUENÇIA DO MUNDO A Bíblia Sagrada Africana foi feliz em traduzir (Rm 12.2b) assim: “Não vos acomodeis a este mundo. Pelo contrário, deixai-vos transformar adquirindo uma nova mentalidade.” Aqui o crente é o agente passivo que se deixa transformar e Deus (por inferência) é o agente ativo que provoca a transformação da mente. Isto coaduna com (2 Co 3.18) que diz-nos que o agente transformador é o Espírito Santo: “Somos transformados de glória em glória, na mesma imagem como pelo Espírito do Senhor”. Desde a nossa conversão, o Espírito Santo age em nossas vidas. Ele nos convence do pecado (Jo 16.8), Ele nos faz nascer de novo. (Jo 3.6) e como vimos em (2 Co 3.18) Ele produz em nós a transformação paulatina (de glória em glória) até chegar-nos a “varão perfeito” (Ef 4.13). Podemos fomentar essa renovação da mente pelo emprego dos meios da graça: o estudo diário das Escrituras com a devida meditação (quando Deus fala aos nossos corações) (Sl 1.2), a prática constante da oração (1 Ts 5.17), a prática da lei do amor (1 Jo 4. 7,8) o uso dos dons espirituais que servem para a edificação (1 Co 14.4) e sempre ir a igreja para receber a ministração de homens que têm dons ministeriais dados por Cristo para que sejamos aperfeiçoados, edificados, recebamos conhecimento e cresceremos à medida de estatura completa de Cristo. (Ef 4. 11-13). Quando nossa mente é renovada pela ação do Espírito de Deus, não somos mais dirigidos pelo príncipe deste mundo, mas pela vontade de Deus. Por isso o Senhor Jesus nos ensinou a orar ao Pai! “Seja feita a tua vontade”. O mais glorioso disso é que experimentaremos que fazer a vontade de Deus não é um peso, mas sim moralmente bom psicologicamente agradável e, como nos diz David Stern, na prática “fadada ao êxito” capaz de alcançar o objetivo, do grego teleion, traduzido muitas vezes por perfeita. CONCLUSÃO Apesar de estarmos cercados pelo pecado que tão de perto nos rodeia (Hb 12. 2b), pecado este produzido por este mundo (século) com seu poder influenciador, a Bíblia nos revela, que mesmo ainda aqui, já podemos receber virtudes do século vindouro (Hb 6.5). Isto significa que Deus pode dar-nos, antecipadamente um pouco da glória, justiça e santidade que iremos desfrutar no (aeon) século futuro. 

Soli Dei Gloriae

Rev. José Orisvaldo Nunes de Lima é pastor
formado em Teologia e Direito, advogado,
 professor de Teologia, líder da Assembleia de Deus em Alagoas
Presidente da COMADAL. 

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.