A paz do Senhor a todos! Passando para lembrar nosso culto matutino nesta quinta-feira (4), das 5:30 às 6:30. Os hinos sugeridos são 155 e 470 da Harpa Cristã. O texto bíblico para meditação e oração será Is 11.13. Continuemos aprendendo as preciosas lições divinas aqui expressas:
1) "E afastar-se-á a inveja de Efraim, e os adversários de Judá serão desarraigados; Efraim não invejará Judá, e Judá não oprimirá a Efraim.” Judá, aqui, não é uma pessoa, mas o povo descendente de Jacó que morava no Sul. Israel e Efraim são da mesma família, porém, este ficou residindo Norte. Desde o princípio, esses dois ramos de Jacó já vinham divergindo, pois ainda nos dias de Davi o povo do Norte foi o último a reconhecer a realeza de Davi. Todavia, o rompimento oficial aconteceu nos dias de Roboão, quando Jeroboão dividiu o reino e separou-se com dez tribos da obediência a casa de Davi. Depois disso, as brigas e querelas foram constantes, muitas vezes se digladiando nos campos de batalha. Efraim tinha inveja da posição espiritual privilegiada de Judá e este, por sua vez, oprimia Israel, pois Judá considerava-o um povo maldito e renegado. Aqui nesse texto o profeta prevê que essa guerra iria terminar e que acabaria a inveja e a opressão. Ainda hoje essa cena se repete, cristãos que se odeiam e se digladiam. Quando estamos nessa situação de pé-de-guerra, no trabalho, na vizinhança e na igreja, a vida perde o sentido, a alegria e a unção desaparecem e o mundo fica sem beleza e cinzento!
O salmista disse: “Oh quão bom e quão suave é que os irmãos vivam e união…porque ali o Senhor ordena a benção e a vida para sempre" (Sl 133.1-3). Essa profecia é direcionada literalmente a Israel, todavia, Deus nos conhece e sabe que nós, sua igreja, muitas vezes estamos cheios de inveja, amargura e furor. Como o Senhor nos há de abençoar, vivendo nós à semelhança de Israel e Judá? Que nesses últimos dias o Senhor antecipe essa bênção de paz de família, na igreja e no trabalho. Que o Senhor nos envie o seu Espírito e conceda-nos essa graça.
OREMOS para que o Senhor conceda a graça de erradicar de nossos corações toda obra da carne, inclusive a inveja; para que o Senhor purifique os lares de toda contenda e opressão. Estejamos com o Senhor no jardim de oração!
Rev. José Orisvaldo Nunes de Lima
Presidente da Assembleia de Deus no Estado de Alagoas