Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Ciência e Saúde

31/07/2011

Suplemento vitamínico e mineral pode melhorar a memória

Com dieta, adultos apresentam melhoras significativas em habilidade cognitiva


A ingest?o de suplementos com vitaminas e minerais pode ajudar a melhorar a mem?ria de adultos conforme eles envelhecem. ? o que aponta uma pesquisa francesa publicada no American Journal of Clinical Nutrition. Segundo os pesquisadores, a ingest?o desses suplementos no longo prazo pode melhorar as habilidades de pensamento e de mem?ria.

Para Geraldine McNeil, nutricionista da Universidade de Aberdeen, na Gr?-Bretanha, os resultados n?o s?o t?o alarmentes a ponto de que a ingest?o de suplementos vire uma indica??o geral. Segundo ela, o achado ainda deixa quest?es em aberto aberto. Por?m, a especialista afirma que uma melhoria na dieta de pessoas com defici?ncias de vitaminas e minerais pode vir a ajudar na mem?ria.

Levantamento - Para tentar entender essa correla??o, a equipe francesa analisou mais de 4.500 volunt?rios, entre homens e mulheres. Em 1994, quando os participantes tinham de 45 a 60 anos, os pesquisadores os separaram em dois grupos. Metade deles tomou suplementos di?rios com vitaminas C e E, sel?nio, zinco e betacaroteno por oito anos. Os demais tomaram placebo. Ap?s os oito anos, os pesquisadores pararam de dar as p?lulas aos participantes, e eles puderam escolher por eles mesmos se continuariam a tomar os suplementos ou n?o.

Seis anos depois disso, eles foram trazidos de volta para testes de mem?ria, que inclu?am problemas com palavras e n?meros para mensurar diferentes tipos de mem?ria e flexibilidade mental. Enquanto o grupo que tomou placebo teve performances similares na maioria dos testes, os participantes que tomaram os suplementos bateram seus pares em testes de mem?ria de longo prazo, nos quais eles tinham de se lembrar de palavras em diferentes categorias.

?Nossos resultados devem ser considerados com cuidado?, os autores ressaltaram, no entanto. Segundo Geraldine, a maioria das pessoas pode encontrar as vitaminas e nutrientes ingeridas nos suplementos na pr?pria dieta ? por exemplo, bebendo sucos de frutas e ?leos vegetal. ?Tomar suplementos deve ser uma ?ltima op??o?.

Siga-nos no Twitter: @PortalADAlagoas



Veja Online
[email protected]

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.