Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Ciência e Saúde

13/08/2011

Teólogos conservadores questionam a existência de Adão e Eva

Conservadores passaram a afirmar em público que já não conseguem acreditar no relato de Gênesis como antes


Pesquisas do Instituto Gallup e do Pew Research Center afirmam que quatro em cada 10 americanos acreditam na exist?ncia literal de Ad?o e Eva. Esta ? uma das cren?as centrais de grande parte do cristianismo conservador, e dos evang?licos em particular.

No entanto, recentemente alguns estudiosos conservadores passaram a afirmar em p?blico que j? n?o conseguem acreditar no relato de G?nesis como antes. Perguntado sobre o fato de sermos todos descendentes de Ad?o e Eva, Dennis Venema, bi?logo crist?o da Trinity Western University, respondeu: ?Isso vai contra todas as evid?ncias gen?micas que reunimos ao longo dos ?ltimos 20 anos, ent?o n?o ? algo prov?vel?.

A pesquisa do Genoma Humano

Venema diz que n?o h? maneira de rastrear a humanidade at? um ?nico casal. Ele diz que com o mapeamento do genoma humano, est? claro que os humanos modernos surgiram a partir de outros primatas ? muito antes do per?odo literal de G?nesis, que seria apenas alguns milhares de anos atr?s. Dada a varia??o gen?tica da popula??o atual, ele diz que os cientistas n?o conseguem conceber uma popula??o abaixo de 10.000 pessoas, em qualquer momento em nossa hist?ria evolutiva.

Para reduzir tudo a apenas dois antepassados, Venema explica: ?Voc? teria que postular que houve uma taxa de muta??o absolutamente astron?mica que produziu todas estas novas variantes, em um per?odo de tempo incrivelmente curto. Esses tipos de taxas de muta??o n?o s?o poss?veis?.

Venema ? membro da BioLogos Foundation, um grupo crist?o que tenta reconciliar f? e ci?ncia. Esse grupo foi fundado por Francis Collins, um evang?lico que atualmente lidera o Instituto Nacional de Sa?de.

Venema faz parte de um grupo crescente de estudiosos crist?os que dizem desejar ver sua f? entrar no s?culo 21. Outro ? John Schneider, que at? recentemente ensinou teologia no Calvin College, em Michigan. Ele diz que ? hora de encarar os fatos: ?N?o houve Ad?o e Eva hist?ricos, nem serpente, nem ma??, nem queda que derrubou o homem de um estado de inoc?ncia?.

?A evolu??o torna bastante claro que na natureza e na experi?ncia moral dos humanos, nunca houve qualquer para?so perdido?, diz Schneider. ?Acho que os crist?os t?m um desafio, um trabalho grande em suas m?os para reformular algumas das suas tradi?es em rela??o os prim?rdios da humanidade.?

Dennis Venema indica o caminho que reconciliaria as posi?es: ?Se ler a B?blia como poesia e alegoria, assim como tem partes hist?ricas, voc? poder? ver a m?o de Deus agindo na natureza ? e na evolu??o. N?o h? nada a temer fazendo isso. N?o h? com o que se preocupar ? realmente uma boa oportunidade para termos uma compreens?o cada vez mais precisa do mundo. A partir de nossa perspectiva crist?, esse ? um entendimento cada vez mais preciso de como Deus nos trouxe ? exist?ncia?.

Este debate sobre um Ad?o e Eva hist?ricos n?o ? apenas mais uma disputa, pois parece estar dividindo a intelectualidade evang?lica norte-americana. ?O evangelicalismo tem uma tend?ncia a matar seus jovens talentos?, diz Daniel Harlow, professor de religi?o no Calvin College, uma escola crist? reformada que tem a queda literal de Ad?o e Eva como parte central de sua f?.

O Calvin College n?o aceitou ele ter escrito um artigo questionando o Ad?o hist?rico. Seu colega, o te?logo John Schneider, escreveu um artigo semelhante e foi pressionado a demitir-se ap?s 25 anos trabalhando na faculdade. Schneider est? vivendo agora de uma bolsa de pesquisa da Universidade Cat?lica Notre Dame.

V?rios outros te?logos bem conhecidos de universidades crist?s t?m sido for?ados a se demitir por causa desse debate. Alguns veem um paralelo com um momento hist?rico anterior, quando a ci?ncia entrou em conflito com a doutrina religiosa.

?A controv?rsia da evolu??o hoje ? um momento t?o crucial quando o julgamento de Galileu?, diz Karl Giberson, autor de v?rios livros que tentam conciliar cristianismo e evolu??o, incluindo A Linguagem da C i?ncia e da F?, escrito em parceria com Francis Collins.

Giberson ? que ensinava f?sica no Eastern Nazarene College, entende que esse ponto de vista tornou-se muito desconfort?vel na academia crist? ? e o questionamento de Ad?o e Eva ? semelhantes ao que experimentou Galileu no s?culo 17, quando desafiou a doutrina cat?lica que afirmava que a Terra girava em torno do sol e n?o o contr?rio. Galileu foi condenado pela igreja e levou mais de tr?s s?culos para o Vaticano para expressar arrependimento por seu erro.

?Quando voc? ignora a ci?ncia, acaba pagando caro?, diz Giberson. ?A Igreja Cat?lica pagou um alto pre?o durante s?culos por causa de Galileu. Os protestantes fariam muito bem se olhassem para esse fato e aprendessem com ele.?

Outros te?logos dizem que os crist?os n?o podem mais se dar ao luxo de ignorar as evid?ncias do genoma humano e dos f?sseis apenas para manter uma vis?o literal de G?nesis. ?Este assunto ? inevit?vel?, diz Dan Harlow do Calvin College. ?Os evang?licos precisar?o enfrent?-lo ou apenas enfiar a cabe?a na areia. Se fizerem isso, perder?o qualquer respeitabilidade intelectual que possuem.?

Albert Mohler, do tradicional Semin?rio Batista do Sul, explica: ?No momento em que voc? diz ?temos que abandonar nossa teologia para ter o respeito do mundo?, acaba ficando sem a ortodoxia b?blica e sem o respeito do mundo?. Mohler e outros dizem que, se outros protestantes querem acomodar-se ? ci?ncia, n?o devem se surpreender se isso os fizer negar a f?.

Siga-nos no Twitter: @PortalADAlagoas



Gospel +
[email protected]

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.