Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Ciência e Saúde

01/05/2012

Jovens acreditam mais na evolução do que em Gênesis

Pesquisa mostra que mais de 70% afirmaram acreditar nas doutrinas de sua religião


Planeta Terra

A B?blia, em G?nesis, afirma que Deus criou o homem, os animais e tudo mais, do jeito que existe hoje, mas a maioria dos jovens estudantes brasileiros, em torno de 15 anos, acredita na evolu??o biol?gica das esp?cies, conciliando, assim, religi?o com ci?ncia. ? o que sugere uma pesquisa do bi?logo Nelio Bizzo, professor da Faculdade de Educa??o das USP. Suas conclus?es est?o baseadas nas respostas a um question?rio de 23 perguntas submetido a 2,3 mil alunos do ensino m?dio de escolas p?blicas e privadas de todas as regi?es do pa?s.

Do total dos alunos, mais de 70% afirmaram acreditar nas doutrinas de sua religi?o. Entre eles, o n?mero de cat?licos representaram 52%, o de evang?licos, 29% e os sem religi?o, 7,5%. A maioria (64%) concordou com a afirma??o de que ?as esp?cies atuais de animais e plantas se originaram de outras esp?cies do passado?. Bizzo afirmou que tal resultado surpreende porque mostra que os jovens religiosos s?o menos fundamentalistas do que se imaginava.

Disse que a percentagem dos estudantes que rejeitam completamente a origem biol?gica do homem ? menor que a de evang?licos, que ? o grupo de religiosos mais fundamentalista em rela??o ? interpreta??o de G?nesis. ?A teoria evolutiva ? talvez a coisa mais dif?cil de ser aceita do ponto de vista moral pelos religiosos, mas mesmo assim os dados mostram que a juventude brasileira ? sens?vel ? ci?ncia?, afirmou.

A cren?a religiosa se imp?s mais nas quest?es que trataram na origem espec?fica do homem. Do total dos estudantes, 44% concordaram que a origem do homem ? igual a dos demais seres biol?gicos (?rea?es qu?micas que transformaram compostos inorg?nicos em org?nicos ?) e 45% discordaram. Houve, portanto, empate t?cnico.

Na avalia??o de Bizzo (foto), se mantiver a atual tend?ncia, cada vez mais os brasileiros religiosos v?o interpretar de maneira flex?vel os textos b?blicos, ao mesmo tempo em que ter?o uma compreens?o ?mais sens?vel? da ci?ncia.

De acordo com ele, isso ocorrer? inclusive em consequ?ncia de um maior conhecimento sobre a Teoria das Esp?cies, de Charles Darwin (1809-1882), autor do livro ?A origem das Esp?cies?, segundo o qual todos os seres evolu?ram por interm?dio da sele??o natural a partir de um ancestral comum. Uma pesquisa de 2010, do Datafolha, j? revelava que 59% de pessoas acima de 16 anos acreditavam na explica??o cient?fica para a origem da vida.



Miss?o em Cristo
[email protected]

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.