Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Especial

10/02/2013

Carnaval e suas principais figuras

Em artigo, pastor Ismael Reis mostra a influência nefasta do carnaval


Pastor Ismael Reis

Por ser uma festa que destr?i o casamento e a fam?lia, por ser um 'louvor ? carne' que antecede ? festa da P?scoa ofendendo o ?nico Deus que se fez homem, morreu e ressuscitou para oferecer a alegria que n?o acaba, certamente o crist?o tem outros motivos para festejar 'com pandeiros e dan?as'.

Na verdade, o crist?o tem motivos de sobra para se alegrar ?porque a vida sempre ? agrad?vel para as pessoas que t?m um cora??o alegre? (Prov?rbios 15.15).

A palavra carnaval ? oriunda do latim, da palavra CARRUM NAVALIS, os carros navais que faziam abertura para as Dion?sias Gregas nos s?culos VII e VI a.C. Eles levavam homens e mulheres nuas e eram chamados de carrum navalis, algo como ?carro naval?, pois tinham formato semelhante a navios.

O CARNAVAL ? adora??o ao Diabo. Estudando suas principais figuras, descobrimos o que se oculta nas folias. Sen?o, vejamos:

Colombina - Era uma criada de quarto esperta, sedutora e vol?vel, amante do Arlequim, ?s vezes vestia-se como arlequineta, em trajes de cores variadas, como os de seu amante.

Arlequim - Rival de Pierr? pelo amor de Colombina, usava traje feito a partir de retalhos triangulares de v?rias cores. Representa o palha?o, o farsante, o c?mico.

Pierr? ? Personagem sentimental, tem como uma de suas principais caracter?sticas a ingenuidade. Um tri?ngulo amoroso: Pierr? ama Colombina, que ama Arlequim, que, por sua vez, tamb?m deseja Colombina.

Rei momo - ? inspirado na mitologia grega, em que momos era um personagem mitol?gico que personificava a ironia e o sarcasmo. No Brasil, este personagem mitol?gico foi adaptado para as festas carnavalescas, tornando-se um dos principais s?mbolos do carnaval, em que os prefeitos entregam a chave da cidade.

M?scaras e fantasias ? Usadas para disfar?ar e oferecer liberdade nos bailes. O jarg?o ?ningu?m ? de ningu?m? ? seus aliados.

Z? Pereira ? Personagem real que tocava bombo levando blocos em desfiles. Incentivava a bebida alco?lica. Veja um poema em sua homenagem:

"E viva o Z? Pereira

Pois que ningu?m faz mal

Viva a bebedeira

Nos dias de carnaval".

Diante dessas informa?es, devemos fugir dessa festa e ensinar em nossas igrejas sua nefasta influ?ncia na sociedade.



Ismael Reis
L?der da AD no Selma Bandeira

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.