Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Ciência e Saúde

16/09/2013

Arqueólogos descobrem sinagoga onde Jesus pode ter feito milagres

Magdala ficava na antiga Galileia, localizada a apenas sete quilômetros da antiga Cafarnaum


Nos ?ltimos anos, escava?es arqueol?gicas na cidade israelense de Magdala revelaram o que os arque?logos acreditam ser a primeira sinagoga do s?culo, que o pr?prio Jesus visitou. Magdala ficava na antiga Galileia, localizada a apenas sete quil?metros da antiga Cafarnaum, uma das cidades na qual Jesus passou durante o tempo de seu minist?rio p?blico, e certamente se reuniu ali com seus seguidores para pregar e ensinar.

Nos primeiros anos do cristianismo a maioria dos crist?os eram judeus convertidos, que ainda frequentavam sinagogas. De acordo com historiadores, esta situa??o s? mudou por volta do ano 70, ap?s a destrui??o do templo de Jerusal?m.

A cidade de Magdala tem algumas caracter?sticas ?nicas, sendo um dos melhores s?tios arqueol?gicos preservados em Israel. No ano de 67, a cidade foi sitiada pelos romanos sob o general Tito, que a tomou depois de uma batalha sangrenta, e tr?s anos mais tarde, invadiu Jerusal?m em uma batalha que causou a destrui??o do Templo de Salom?o.

As escava?es na regi?o de Magdala s?o lideradas pelas arque?logas Dina Avshalom-Gorni e Arfan Najar, ambas da Autoridade de Antiguidades de Israel, e por Marcela Zapata, da Universidad Anahuac del Sur, Cidade do M?xico.

As novas escava?es revelaram que as ru?nas deste lugar era um lugar de adora??o. ? a mais antiga sinagoga da Galileia, uma dos poucas no pa?s que remonta ao primeiro s?culo da era crist?. As descobertas foram feitas durante escava?es feitas no local como medida de precau??o antes de iniciar o projeto de constru??o do ?Magdala Center?, local financiado pela institui??o cat?lica dos Legion?rios de Cristo, que ir? funcionar como uma igreja, hotel para peregrinos e um museu, com ?nfase sobre as mulheres da B?blia.

As ru?nas mostram que o local era uma pequena sala de 11 x 11 metros, que podia reunir 100 pessoas. Constatou-se v?rios pain?is e at? mesmo uma moeda rara datada de 29 dC, al?m de uma mesa de pedra pequena, com quatro pernas e uma s?rie de relevos, incluindo uma menorah [candelabro com sete bra?os]. Este ? o primeiro registro de um menorah encontrado nos arredores de Jerusal?m.

"? prov?vel que as pessoas que usaram esta sinagoga testemunharam a multiplica??o dos p?es e outros milagres descritos nos quatro Evangelhos", diz o v?deo promocional publicado no MagdalaCenter.com. A arque?loga Dina Gorni afirma que ?o achado foi um milagre?.

"Esta ? a primeira sinagoga do s?culo, lindamente decorada com obras de arte e com um altar n?o se encontra em qualquer outra sinagoga da ?poca. Do ponto de vista crist?o, n?o podemos duvidar de que Jesus esteve l? h? por algum tempo. As primeiras comunidades crist?s se reuniram nas sinagogas", argumenta Gorni.

Esta descoberta arqueol?gica ? de grande interesse para o mundo judeu, como evidenciado pelas duas visitas de Shuka Dorfmann, diretor da Autoridade de Antiguidades de Israel, que, segundo do Noticias Cristiana, descreveu a descoberta como extraordin?ria, ?nica e deve ser estudada em toda a sua profundidade.



Gospel Mais
[email protected]

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.