Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Biografia

17/10/2008

Solon Teixeira: a vida do pastor em um diário

A trilha de um poeta cristão


Pr. Solon Teixeira

Quem analisa a hist?ria de vida do pastor Solon Teixeira Gomes fica admirado com o di?rio que ele escreveu. O livro foi comprado na extinta Casa do Colegial, no dia 15 de mar?o de 1977, e visava relatar os fatos que marcaram a vida ministerial dele, desde a convers?o ao Evangelho, em maio de 1945, no munic?pio de Santana do Ipanema, at? um dos ?ltimos campos cuidados pelo pastor, em S?o Jos? da Laje.

Filho de Ant?nio Teixeira Cristo e de Maria Teixeira Gomes, o anfitri?o nasceu no dia 24 de julho de 1927, na cidade de Arcoverde, em Pernambuco. Perdeu a m?e quando tinha oito anos e foi morar com as tias. Cresceu ouvindo a hist?ria do padre mais conhecido dos cat?licos, por causa da extrema devo??o das que cuidavam dele.

Aos 18 anos, veio para Alagoas onde trabalhou na pavimenta??o de rodovias federais. Chegou a ser contratado por v?rias empresas e depois assinaram a sua carteira de trabalho na Chesf. Nesta companhia trabalhou 24 anos como auxiliar de escrit?rio.

Solon Teixeira registrou em seu di?rio pessoal que teve um encontro com Jesus em Santana do Ipanema. A congrega??o no munic?pio era liderada pelo pastor Jos? Santana. Ele relatou que o cora??o j? havia sido tocado profundamente pelas mensagens pregadas pelo pastor Jos? Tavares, ex-presidente da Assembl?ia de Deus em S?o Paulo.

Um fato curioso ? que ap?s a decis?o, Solon Teixeira ficou praticamente um m?s em casa porque n?o sabia como saudaria os irm?os. Um dia, foi cumprimentado com ?a paz do Senhor? e perdeu a vergonha.

Jesus o batizou com o Esp?rito Santo no dia 6 de abril de 1946, no culto em um casebre de taipa, no povoado de Capi?, entre Santana do Ipanema e Canapi. J? o batismo nas ?guas aconteceu no tanque batismal, em Mata Grande. Ele informou que desceu ?s ?guas no dia 25 de abril do mesmo ano e precisou andar v?rios quil?metros a p? para chegar ao destino. O pastor An?bal Vieira Feitoza foi quem fez a cerim?nia.

Logo quando aceitou Jesus, foi escolhido para ser o auxiliar do pastor Jos? Ant?nio. Isso aconteceu no ano de 1947, no povoado de Coit?, terras de Campo Alegre.

Mesmo com o trabalho na igreja, por duas vezes fracassou na caminhada espiritual e deixou o caminho estreito. No entanto, ele revelou que no final do culto de domingo, em novembro de 1956, ap?s um dia inteiro de bebedeira, foi levado pelo Esp?rito Santo ao templo, situado na Rua S?o Francisco, 684, em Paulo Afonso. Solon Teixeira n?o resistiu ao apelo feito pelo pastor Joaquim Moreira da Costa (in memorian) e retornou aos bra?os do Pai.

CASAMENTO

A paquera come?ou em Paulo Afonso. Enide de Queiroz Gomes, de Delmiro Gouveia, viu a fotografia de Solon Teixeira pelas amigas. Pouco tempo depois foi morar com os pais em Paulo Afonso, onde conheceu seu futuro esposo. Um dia, ela conta, que estava na porta de casa quando o paquera apareceu com um galho de ?rvore e passou no p? dela para chamar a aten??o. Na ocasi?o, pediu para conversarem. Quando o di?logo aconteceu, Solon foi bem direto e revelou que gostaria de casar. A mo?a, de 15 anos, pediu o consentimento do pastor Joaquim Moreira.

Para resumir, o ministro autorizou o enlace e os dois estavam casados seis meses ap?s aquela conversa. A cerim?nia, de acordo com o di?rio, foi simples, mas o suficiente para ser bonita.

Do casamento vieram 12 filhos, tr?s deles n?o chegaram a viver mais que um dia. Abigail Teixeira de Queiroz, Abner Teixeira de Queiroz, Azenate Teixeira de Queiroz, Adna Teixeira de Queiroz, Ali? Teixeira de Queiroz, Abilene Teixeira de Queiroz, Abnadabe Teixeira de Queiroz, Abediel Teixeira de Queiroz ainda s?o os filhos que est?o vivos para contar hist?ria. Outra Abigail Teixeira de Queiroz j? faleceu.

Agora s?o treze netos e mais dois bisnetos.

MINIST?RIO

Foi consagrado direto ao presbit?rio no dia 10 de abril de 1960, sob a lideran?a do pastor Jo?o Teodoro de Lima. Em junho de 1975, veio para Macei?, onde atuou como secret?rio da igreja quando o presidente era Manoel Pereira Lima. No dia 29 deste m?s, tomou posse na Assembl?ia de Deus no Tabuleiro do Martins e precisou se mudar para a capital definitivamente.

No dia 26 de fevereiro de 1977, chegou ao campo de Vi?osa substituindo o evangelista Manoel Francisco da Silva. Em 18 de janeiro de 1980, chegou a Paripueira, onde permaneceu at? 26 de abril de 1983, quando assumiu a congrega??o em Joaquim Gomes.

No dia 15 de agosto de 1983, chegou em S?o Jos? da Laje. Neste campo permaneceu quatro anos. De l? foi transferido para Matriz do Camaragibe (mais quatro anos) e por ?ltimo S?o Lu?s do Quitunde, onde construiu aproximadamente seis templos.

LI??ES

?Para mim ele era uma j?ia, um marido muito bom, pai exemplar, exigente, alegre, expansivo, criativo, tratava todo mundo bem, era ?m?o-aberta?. Um dia um irm?o carente em S?o Lu?s do Quitunde pediu uma oferta para comprar um sapato. Solon tirou o dele e deu para o irm?o, no meio do culto. Ele era muito bom. Quando orava Jesus curava os enfermos; quase toda festa que estava chovendo, pedia para os irm?os guardarem as sombrinhas porque a chuva iria passar. E Jesus fazia isso mesmo?, recordou Enide Teixeira, vi?va do pastor Solon Teixeira.

O pastor gostava de recitar poemas e era o respons?vel pela coluna Curiosidades B?blicas publicada mensalmente no Jornal Novas de Esperan?a.

FALECIMENTO

O pastor Solon Teixeira conviveu, durante parte da vida, com uma dor constante no est?mago. Em 1999, descobriu um c?ncer e precisou se operar no ano seguinte. Passou pelo tratamento de quimioterapia, mas nunca reclamou de nada. Partiu para a eternidade no dia 05 de abril de 2001, deixando a mulher, os filhos, os netos, bisnetos e todo um legado de bom testemunho por onde passou.



Thiago Gomes
Galeria de Fotos
  • Solon Teixeira: a vida do pastor em um diário
  • Solon Teixeira: a vida do pastor em um diário
  • Solon Teixeira: a vida do pastor em um diário
  • Solon Teixeira: a vida do pastor em um diário
  • Solon Teixeira: a vida do pastor em um diário
  • Solon Teixeira: a vida do pastor em um diário
  • Solon Teixeira: a vida do pastor em um diário
  • Solon Teixeira: a vida do pastor em um diário
  • Solon Teixeira: a vida do pastor em um diário
  • Solon Teixeira: a vida do pastor em um diário

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.