O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Kassio Nunes Marques autorizou autorizou hoje (3) a liberação de cultos e missas por todo o país. As cerimônias haviam sido suspensas por decretos que buscam restringir a quantidade de pessoas nas ruas, mas, para Nunes Marques, as determinações ferem o "direito fundamental à liberdade religiosa e proibir pura e simplesmente o exercício de qualquer prática religiosa viola a razoabilidade e a proporcionalidade".
O ministro, indicado ao cargo no ano passado pelo presidente Jair Bolsonaro, liberou as cerimônias desde que cumpram as medidas de distanciamento, protocolos de higiene e ocupação de 25% da capacidade dos templos. A decisão de Marques atende a um pedido da Associação Nacional de Juristas Evangélicos (ANAJURE).
O magistrado apresentou dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para argumentar que o país é majoritariamente cristão e que a prática religiosa pode auxiliar os fiéis a enfrentar momentos difíceis. Ainda, mencionou o feriado de semana santa e a importância dele para o cristianismo.
"Reconheço que o momento é de cautela, ante o contexto pandêmico que vivenciamos. Ainda assim, e justamente por vivermos momentos tão difíceis, mais se faz necessário reconhecer a essencialidade da atividade religiosa, responsável, entre outras funções, , por conferir acolhimento e conforto espiritual", afirmou Nunes Marques.
Da Redação/AD Alagoas
[email protected]
Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.
participe »Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol
Horário de Cultos
Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical
Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico
As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina
As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração
As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração