Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Missão e Mundo

12/11/2020

Jihadistas intensificam ataques em Moçambique

A intensa violência resultou em diversos mortos e feridos

Fonte: Portas Abertas

Os ataques extremistas aumentaram em Moçambique. No incidente mais recente, em 6 de novembro, jihadistas tiveram como alvo a vila de Nanjaba, ao norte do país. Eles chegaram ao local durante a noite e, aos gritos de “Alá é o maior”, queimaram casas. Uma testemunha disse ao portal americano Mediafax que “não sobrou nada em Nanjaba”.

Nesse ataque, os agressores decapitaram duas pessoas e sequestraram seis mulheres. Quando voltaram para o acampamento na área costeira, eles também atacaram a aldeia Napala, onde queimaram cabanas e assassinaram mais três pessoas. Esse foi o segundo ataque no vilarejo, de acordo com o jornal de notícias australiano Special Broadcasting Service (SBS, da sigla em inglês). De acordo com o Mediafax, não houve tentativa de contingência por parte das forças de segurança do país.

Histórico de conflitos

Grupos extremistas também invadiram o distrito de Muidumbe, ocupando várias aldeias da região desde o dia primeiro de novembro. Um relato de moradores locais contou que pelo menos 50 pessoas foram brutalmente assassinadas e decapitadas no último final de semana. Em um comunicado no dia 10 de novembro, o secretário-geral da ONU, António Guterres, disse estar "chocado" com os relatos do distrito de Muidumbe, que incluíam ataques a mulheres e crianças, e pediu a Moçambique que montasse uma investigação imediata.

O caso no início de novembro foi apenas um episódio de um conflito brutal que aconteceu em Cabo Delgado, uma província do Norte de Moçambique. As ações de extremistas que prometem fidelidade ao Estado Islâmico cresceram em 2020, tomando território e intensificando ataques brutais contra civis, que muitas vezes envolvem decapitações.

Embora os cristãos não sejam diretamente alvos nesses incidentes específicos, houve ataques crescentes contra cristãos e igrejas nos últimos meses, o que está causando muito medo entre os cristãos.


Pedidos de oração

Interceda pelos agressores, para que tenham um encontro com Cristo e a vida transformada por ele.

Ore pelos cidadãos do país, para que Deus os visite, dando paz e esperança.

Clame para que os governantes do país tenham sabedoria para tomar decisões visando o bem de toda a população.


Da Redação/AD Alagoas
[email protected]

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.