Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Geral

26/07/2020

Aos 65 anos, irmã Maria das Vitórias dorme no Senhor

O velório será amanhã, às 16 horas, no Campo Santo Parque das Flores


A Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Estado de Alagoas vem a público externar seu profundo sentimento de pesar pelo falecimento da irmã Maria das Vitórias de Souza Santos, na noite deste domingo (26), aos 65 anos. O velório será nesta segunda-feira (27), às 16 horas, no Campo Santo Parque das Flores.

Nascida no dia 16 de outubro de 1954, a irmã Maria das Vitórias teve uma vida dedicada à obra do Senhor, atuando junto aos órgãos de louvor e sendo, inclusive, a fundadora de grandes departamentos da capital como o grupo Mensagem e o Coral Louvor Jovem. Chamada à eternidade, para junto do Senhor, agora desfruta de todas as bem-aventuranças e riquezas celestiais guardadas para aqueles que servem ao Mestre de corpo, alma e espírito.

O pastor-presidente Rev. José Orisvaldo Nunes de Lima, em nome do ministério e de toda a igreja em Alagoas, presta suas condolências aos familiares e amigos pedindo a Deus que conforte os corações e dê forças para transformar a dor desta perda em fé e esperança. Dedica para a meditação de todos o texto bíblico presente no livro de 2 Timóteo 4.7-8, que diz: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia”.

A irmã Maria das Vitórias deixa o esposo, maestro Azarias Cordeiro, e seis filhos: Aline, Áquila, Anthony, Thales, Thiago e Adiel.


"Cantem de alegria ao Senhor, vocês que são justos; aos que são retos fica bem louvá-lo.
Louvem o Senhor com harpa; ofereçam-lhe música com lira de dez cordas.
Cantem-lhe uma nova canção; toquem com habilidade ao aclamá-lo.
Pois a palavra do Senhor é verdadeira; ele é fiel em tudo o que faz."

Salmos 33.1-4


SÍNTESE BIOGRÁFICA DA IRMÃ MARIA DAS VITORIAS DE SOUZA SANTOS


Histórico acadêmico

Natural de Maceió-AL, foi membro atuante na igreja sede, especificamente na área musical como regente. A irmã Maria das Vitória possuía graduação em Ciências pela UFAL (1985), graduação em Música/Licenciatura pela UFAL (1994), graduação em Canto/Bacharelado também pela UFAL (2000). Em 2007, concluiu o mestrado em Educação Musical pela Campbellsville University School of Music - KY/USA e estava com o projeto de pesquisa encaminhado para o doutorado. Foi professora substituta concursada da Universidade Federal de Alagoas nos anos de 2001 a 2008, e em 2015 na Escola Técnica de Artes/UFAL. Também em 2015, recebeu da Câmara Municipal Maceió a comenda Abdias Guilherme da Silva pelos relevantes serviços prestados na área musical do gênero gospel.

Foi professora concursada do conservatório de música de Sergipe no curso técnico nos anos 2009-2010 e de 2013-2015. Fez cursos na área de Artes com ênfase em Música, Canto, Regência Coral e Educação Musical. Ministrou cursos, palestras, workshop em várias instituições de ensino em Maceió. Participou com frequência de masterclasses, oficinas, encontros de coros, painéis de regência da Fundação Nacional de Artes-FUNARTE, encontros da Associação Brasileira de Educação Musical-ABEM e cursos de atualização e aperfeiçoamento na área de canto barroco e ópera com renomados professores das Américas e da Europa. Como cantora lírica, foi evidenciada em concertos, recitais e eventos sociais, musicais e culturais do Estado.  Trabalhou como preparadora vocal no Coro Rugas de Ouro, onde desenvolveu seu projeto de pesquisa para a dissertação do mestrado. Foi regente fundadora do Coral do Instituto do Meio Ambiente/AL - Coro IMA EM CANTO e também foi regente do CORUFAL - Coral da Universidade Federal de Alagoas.


Atuação na igreja

Iniciou seus estudos musicais na igreja, onde tocou na Banda de Música Louvores de Sião por muitos anos. Foi uma das fundadoras do Departamento de Música da igreja sede, onde lutou para implantar a Escola de Música com um único objetivo: fornecer o ensino da música com qualidade para igreja, e fomentava a ideia de aprimorar a metodologia musical dos nossos cultos. Incentivou e formou muita gente na área musical dentro da igreja, principalmente na regência, área que dominava com maestria. Encabeçou vários projetos musicais na igreja, como as Oficinas de Música, os grandes coros para os eventos estaduais da igreja, cantatas de natal etc. Regeu vários corais nas congregações da capital, deixando um grande legado com seu trabalho. Foi membro fundadora do Grupo Mensagem e atualmente regia o Coro Feminino da UFeF e era vice-regente do Coral Celeste junto a seu esposo, irmão Azarias Cordeiro.

A irmã Maria das Vitórias foi idealizadora e fundadora do Coral Louvor Jovem e esteve à frente desde Fevereiro de 1974 (45 anos). O coro é um dos órgãos musicais oficiais da igreja sede, sendo o primeiro coro jovem da Instituição. Sempre com o objetivo primordial de adorar e propagar do nome de Jesus. Ela tinha o coro como uma extensão de sua casa, e o objetivo primordial sempre foi engrandecer, enaltecer e bendizer o nome do Senhor. Todas as vezes que se apresentava sob sua batuta, tinha a esperança que cada palavra cantada pudesse trazer ao ouvinte uma mensagem de conforto, esperança e fé.

Devido à sua formação musical acadêmica, o repertório do coral sempre foi variado em estilos, com grandes compositores da música erudita sacra e também com compositores contemporâneos, sem deixar de lado os grandes clássicos evangélicos do repertório coral e até mesmo músicas em outras línguas, mostrando com isso sua versatilidade e desenvoltura em alcançar um de seus objetivos que é fazer missões.

O Coro sempre participava de eventos musicais seculares, levando sempre a boa música cristã a congressos, encontros, casamentos, formaturas, festivais de coros, etc. Entre essas apresentações, destaca-se a participação na formatura de uma das turmas da Academia Militar das Agulhas Negras - AMAN, em Resende/RJ. O coro é membro da Fundação Nacional de Arte - FUNARTE, uma fundação do governo brasileiro ligada ao Ministério da Cidadania.


“...devemos sempre fazer o melhor para quem é o maior: JESUS CRISTO.”

Maria das Vitória de Souza Santos
(1954-2020)




Da Redação/AD Alagoas
[email protected]

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.