Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Missões

04/10/2022

Relatório da obra missionária no Chile: Janeiro a Setembro de 2022

Pr. Ricardo Guedes fala sobre os últimos acontecimentos da obra de missão naquele país


A paz do Senhor Jesus Cristo ao nosso pastor-presidente Rev. José Orisvaldo Nunes de Lima, ao presidente do Conselho Estadual de Missões, pastor Carlos Gomes da Silva, ao coordenador de Missões, pastor Tony Duarte, e à Igreja Assembleia de Deus em Alagoas.


Eu e minha esposa saímos do Brasil em 28 de dezembro de 2021 e chegamos ao Chile na tarde do dia seguinte. Por exigência da Saúde Pública e de acordo com o Programa Fronteiras Protegidas, cumprimos quarentena, sendo monitorados por sete dias, sem direito a sairmos nem mesmo para a calçada da residência. No dia 5 de janeiro, fomos liberados e à noite saímos da cidade de Puente Alto, onde moramos, para a igreja na cidade de Peñalolen, onde encontramos duas famílias de irmãos e cultuamos ao nosso Deus em gratidão por nossa chegada.


No domingo, dia 9, a igreja preparou um culto de boas-vindas com a presença de 21 irmãos adultos e seis crianças, filhos destes. No dia seguinte, já saímos até a Capital Santiago à procura de livrarias evangélicas para aquisição de literaturas bíblicas. Após uma longa busca, encontramos o material ao custo de R$ 10,00 o cento. Compramos 3.000 folhetos e, logo após confecção do carimbo com meu contato, iniciamos a distribuição destes pelas ruas da cidade em que moramos. Vencemos a nossa timidez ao nos dirigirmos como estrangeiros e enfrentamos o medo de não sermos aceitos ou mesmo não sermos compreendidos com o espanhol báico nas conversações. Muitas vezes minha esposa, creio que permeada das sensibilidades, saia chorando, quando as pessoas se recusavam de receber um folheto.


Os três primeiros meses foram os mais desafiadores, porque além da saudade dos filhos, familiares, amigos e irmãos em Cristo, saudades também da nossa fervorosa igreja mais que centenária, nos deparamos com a cultura chilena de longas férias coletivas durante os meses de janeiro e fevereiro, inclusive das igrejas. Em alguns cultos de doutrina pude ministrar unicamente para um irmão idoso, que mora na mesma rua da igreja, enquanto minha esposa orava e chorava. Mas Deus foi nos ajudando, nos dando forças e estratégias e durante a semana saímos de metrô e ônibus (dois transportes de cada vez para se chegar à igreja), conhecendo a cidade onde está a nossa igreja, distribuindo folhetos e, assim, conhecendo o terreno onde iríamos semear.


Durante todos os sábados do mês de março, foi desenvolvido o Projeto Evangelismo Infantil. Adquirimos um som portátil e saímos pelas ruas mais próximas da igreja com músicas infantis, balões coloridos, doces e convites impressos. Batíamos nas portas perguntando se tinham crianças e convidávamos para a festa na igreja, garantindo um lanche no final. Assim, algumas irmãs e irmãos se alternavam e nos ajudaram ao longo dos dois meses.


Como resultado, oito crianças aceitaram a Jesus como salvador. Duas mães que acompanharam seus filhos e um adolescente também aceitaram a Cristo quando foram a um culto no domingo. Aos poucos o avivamento do Espírito Santo vem contagiando nossos irmãos, já que todos tem entre 8 e 15 anos de evangelho, porém, necessitando de um maior compromisso com o Reino de Deus.

Ainda em março, foi promovido um Encontro de Mulheres com o tema “Mujeres Cristiana y sus Emociones”. Enquanto isso, a igreja sendo sempre instruída que todo evento terá fim evangelístico e, portanto, temos o compromisso de levar amigos, parentes e convidados não evangélicos para não perdermos oportunidades.


Em 20 de março foi inaugurado o grupo de louvor jovem, chamado Grupo Ágape, com seis jovens, dos quais três já eram crentes desde a infância. Neste mesmo dia, foi criado o grupo de louvor infantil, chamado Jardim de Deus, inicialmente com seis crianças, filhas de irmãos nossos.


No dia 10 de abril, a igreja me surpreendeu preparando um culto em ação de graças pelo meu aniversário. Um momento de emoção! Em maio, foi realizado mais um evento evangelístico alusivo ao Dia das Mães, onde as irmãs se sentiram abraçadas e alcançadas pela poderosa palavra de Deus ministrada pela irmã Arlete , com o tema “Nossos filhos não serão levados pelo credor”.


Em 21 de maio foi realizado o Seminário Preparatório para Escola Bíblica Dominical, convite lançado para toda a igreja a fim de que todos entendessem como deve funcionar uma EBD na igreja, sua importância para fortalecimento das famílias e para o crescimento obra de Deus, onde enfatizamos o compromisso do crente para aprender e para ensinar. Foi um dia de bençãos, muito aprendizado e despertamento. Também foi promovida uma oficina para professores infantis, sendo ministrada pela irmã Arlete com o tema “Ministério Infantil: Um chamado, um compromisso”.


Seguimos organizando todo material para iniciarmos a EBD e depois de muita busca pelas revistas, lamentavelmente não encontramos nas livrarias evangélicas. Para nossa tristeza, donos de livrarias relatam que não se investe mais no material, porque desde 2020 não há mais EBD nas igrejas e os pastores não procuram mais esse tipo de material.


Com muita dificuldade traduzimos e construímos nosso próprio material infantil. Para os adolescentes e jovens encontramos um saldo de revistas de 2017 apenas para alunos. Já para os adultos encontramos revistas compartilhadas pelos irmãos de 2018, da igreja que eles pertenciam.


Assim, para glória de Deus, a igreja está animada e envolvida com o ensino-aprendizagem através da EBD, iniciada em 17 de julho e que acontece das 16h00 às 17h30. São duas classes Infantis, uma classe de Adolescentes e Jovens, uma classe de Senhoras e uma classe de Senhores. Contamos com secretaria, fichas de matrículas devidamente preenchidas e relatório. Após a Escola, há um intervalo de 30 minutos até o início do culto, às 18h00.


Após as irmãs participarem do círculo de oração on-line, transmitido pelo Portal AD Alagoas todas as quartas-feiras, sentiram sede e necessidade de orar como os irmãos do Brasil e imediatamente aceitaram o desafio de fazermos esse trabalho. No dia 28 de maio tivemos nosso 1º Círculo de Oração com a presença do Pai, do Filho e do Espírito Santo, eu, minha esposa e mais sete pessoas, nos reunindo das 10h00 às 15h00. Hoje, para glória de Deus, os irmãos já acompanham suas esposas na oração e no jejum, em um mesmo espírito e contritos. A glória do Senhor tem se manifestado nesses momentos e alguns irmãos já foram renovados.


Todos os domingos realizamos o Culto da Família com o desafio de despertar entre os irmãos o hábito de convidar familiares, amigos e vizinhos não crentes ou afastados para os cultos. Desde o mês de maio esse trabalho vem sendo realizado, os cultos têm sido avivados e Jesus Cristo tem salvado almas.


Para discipular os novos convertidos, foi implantado o curso Princípios de Vida Cristiana, do pastor Carlos Gomes da Silva, que é presidente do Conselho de Missões. Para os que se dispõe foi fixado as quartas-feiras e para os que não se dispõe neste dia, eu e minha esposa nos dispomos para realizar este trabalho nas casas dos novos convertidos em dia e horário mais acessível para família.

Durante esses nove meses, temos semeado a mensagem do Evangelho nos mais diferentes lugares, como visitas a famílias enfermas do corpo ou da alma, cultos em lugares públicos, evangelismo pessoal com folhetos, projeto de evangelismo infantil, entre outros meios e oportunidades. 17 pessoas adultas e oito crianças já dobraram seus joelhos e aceitaram ao Senhor Jesus como seu único e suficiente salvador.


Foram pessoas da cidade que vivemos, da cidade onde está a nossa igreja, pessoas do sul do país e de outras regiões, mas que passaram por nós. Também oramos pela D. Flora, uma peruana católica que visitava seu filho, irmão Júlio, e também uma turista brasileira de Recife chamada Claudiana. Com a visão de Reino de Deus, semeamos, mesmo sabendo que umas sementes cairiam à beira do caminho, outras entre os pedregais e outras entre os espinhos, mas felizes, seguindo semeando e cuidando daquelas que caíram em boa terra e de todas que alcançamos para fazer parte do Reino de Deus.


Portanto, amada igreja, sempre nos ajude em oração, pois temos certeza de que vossas orações têm chegado ao céu, porque sentimos o cuidado de Deus sobre nossas vidas e já percebemos os sinais do avivamento entre nós.


Em Cristo, 

Missionários:

Pr. Ricardo Guedes Cavalcante
Arlete Domingos Pereira Cavalcante

Confira abaixo o vídeo da SEMANDEAL sobre a obra missionária no Chile:

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.