Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Artigos

Irmã Edvanilda Nicácio
Irmã Edvanilda Nicácio é esposa do pastor-presidente José Orisvaldo Nunes de Lima e coordena os trabalhos femininos da Assembleia de Deus em Alagoas. Nasceu em lar evangélico e absorveu desde cedo o conhecimento bíblico, tendo os pais como referência para a vida espiritual e principais incentivadores da fé. Psicóloga, tem pós-graduação em Psicopedagogia, Neuropsicologia, Psicologia Clínica e Saúde Mental com diversas especializações. Promove atendimento psicológico a crianças, adolescentes e adultos que necessitam de adaptação psicológica.
27/02/2020

Começaremos uma série de reflexões sobre Ester, fique atento!

Confira todas as publicações na seção Artigos


#1 Texto Base: Ester 2.7

É de suma importância sabermos com quem estamos caminhando e que lição podemos aprender com esta companhia. Esse texto bíblico nos apresenta uma pessoa com boa índole e uma bela mulher. Não estou me referindo apenas a beleza física, mas principalmente à beleza interior, e esta mulher virtuosa foi agraciada por Deus (Et. 2:7b).

Ester, por um proposito divino, fica órfã de pai e mãe. Ela tinha tudo para ser uma adolescente insubmissa, marcada pelas intempéries que a vida traz, porém, a mesma não foi. Não gostaríamos de viver momentos como este, não é mesmo? O que você faria estando no lugar de Ester e passando por uma experiência semelhante?

#2 A paz do Senhor, e vamos caminhando com Ester!

O que ela nos traz hoje e que lição nos é a presentada? Segundo Chanplin, Ester deveria ter em média 15 anos. Ela não teve escolha e foi morar com seu tio ou primo Mordecai, que a tomou como filha. Os momentos presentes eram de solidão, duvidas, inseguranças e perguntas sem respostas, porém Deus colocou no coração dele cuidar de Ester.

Você não está só, Deus sempre prepara um pai para quem passa por caminhos desconhecidos. Ele é no nosso verdadeiro pai. “Eu disse essas coisas para que em mim tenham paz. No mundo vocês terão aflições; contudo tende bom animo! Eu venci” (Jo 16:33). Creia que você tem um Pai amoroso, bondoso, longânimo e rico em perdoar.

#3 Mais um momento caminhando com Ester, esta menina que tanto nos ensina com a sua maneira gentil de aceitar o que é oferecido pelo seu tio, que a partir de então seria seu cuidador.

Mordecai fica sabendo que o rei estava à procura de uma moça virgem, formosa a vista, e ele prontamente leva Ester como uma candidata (Et. 2:2 / 2:8). Submissa. Essa é a sua primeira característica. Andando com Ester você aprende que o maior presente de Deus ao ser humano é o dom da submissão. Temos o exemplo de Eva, que não quis ser submissa às ordens dadas por Deus e caiu na astucia do diabo, prejudicando não só ela, mas toda humanidade.

Queridos (as), Deus escolheu você e te ama! Traçou todo o teu caminho e tão somente quer ver você dizer: “Deleito me fazer a tua vontade o Deus”. (Sl. 40:8), submissão é fazer por amor, confiando que tudo vai dá certo.

#4 Chegamos na quarta semana de caminhada e lembrando do post anterior, pensando em submissão, realmente a vitória de Ester foi em ser uma jovem submissa.

Agora, além do seu tio, teve que ser submissa a Hagai, servo do rei (Et. 2:8), mas isso não era problema para Ester. Ela compreendeu bem o que significava. Submissão não é imposição, é uma questão de amor e compreensão. Ester sabia muito bem que submissão é aninhar-se entre o amor e a proteção.

Queridas (os), deixa Deus dominar tua vida. Ele vai te ensinar como ser submisso à esposa, ao esposo, aos filhos, aos pais, às ovelhas, ao pastor, e o resultado é uma família feliz e uma igreja abençoada.

Um dos maiores problemas destes últimos dias é insubordinação. Não existe mais respeito pelos superiores hierárquicos e o que estamos vendo é uma arrogância que nada mais é que um sinal da vinda de Jesus.

Que possamos a cada dia aprender com Ester a ser um servo de valor!

#5 A caminhada que teremos com Ester hoje, nos traz uma grande lição!

Continuando o nosso estudo da semana passada sob submissão onde aprendemos que quem é submisso é obediente (Et. 2:7). O texto nos deixa claro que ela não tinha pai nem mãe, mas Ester continua sendo aquela moça procurada por todos (Et.2:2). Não são as perdas que nos fazem ser ruim e nem insubmisso.

Observamos no texto sagrado que foi focalizado duas palavras  que descrevem Ester, beleza e formosura (Et.2:7), estas duas palavras foram essenciais para a moça que iria agradar ao Rei. O Rei Jesus está à procura de pessoas com esta característica, pura, diferente e separada do mundo. Jesus comprou você e agora você é reservada (o) para ser dEle (Ex. 22:16).

Não podemos nos misturar com o mundo( Tg 4:4), ou não estás ciente que a amizade com o mundo é inimizade contra Deus, O apostolo João confirma em 1.Jo. 2:15. Não ameis o mundo, o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.  Deus disse a Abrão ... Eu sou o Deus todo poderoso anda em minha presença e ser perfeito. Gn.17.1

#6 Que prazer andar com quem tem o que nos ensinar, não é mesmo? O que será que Ester nos ensina hoje?

Bem, Ester agradou à Hegai, o eunuco responsável pela sua guarda e preparação das jovens, que beleza! Esta menina causou admiração pela sua educação, seu comportamento, humildade e respeito. Perdeu pai e mãe, mas não perdeu a graça. Esta maneira agradável de tratar o outro através de suas palavra e atitude. E você, como está tratando o outro mediante a sua dificuldade?

Não precisa ficar inquieto, o Rei Jesus quer te dar graça para saber transformar coisas ruins em coisas boas. Quem desfruta desta graça é feliz e você tem muitos motivos para ser feliz. Mesmo quando tudo parece escuro, você tem vida eterna com Cristo. Fl.4:4. Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem se! Nossa alegria depende do nosso relacionamento com Deus!

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.