Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

AD Alagoas / Lições Bíblicas

02/01/2021

Lição 1 - A Pessoa do ESPÍRITO SANTO

Comentário da lição bíblica para o fim de semana com Pr. Jairo Teixeira Rodrigues


TEXTO ÁUREO

“E não entristeçais o ESPÍRITO SANTO de DEUS, no qual estais selados para o Dia da redenção.” (Ef 4.30)

VERDADE PRÁTICA

Somente a Bíblia revela a verdadeira identidade e as obras do ESPÍRITO SANTO; um tema que nós, pentecostais, vivenciamos.

Introdução:

Neste trimestre, estudaremos as principais doutrinas que identificam um crente pentecostal e assembleiano. Aprofundaremos os assuntos que formam parte do legado pentecostal deixado pelos pioneiros de um movimento que alterou os rumos dos protestantes evangélicos no mundo.

Os pentecostais, e mais especificamente os assembleianos do Brasil, amam o ESPÍRITO SANTO, glorificam a JESUS em suas pregações, afirmam o batismo no ESPÍRITO SANTO com a evidência de línguas, a atualidade dos dons espirituais e levam a sério a iminência da volta de seu Senhor, JESUS CRISTO. Isso e muito mais serão estudados ao longo desses três meses.

Para nos auxiliar neste maravilhoso estudo, o comentarista de Lições Bíblicas Adultos é o pastor Esequias Soares. Ele é o líder da Assembleia de DEUS em Jundiaí, presidente do Conselho de Doutrina da CGADB, presidente da Comissão de Apologética da CGADB. É graduado em Hebraico pela Universidade de São Paulo. Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Mackenzie. É também autor de diversos livros, entre eles: Manual de Apologética Cristã, Heresias e Modismos e A Razão da Nossa Fé, todos publicados pela CPAD.

PONTO CENTRAL - A Bíblia revela a verdade sobre a pessoa do ESPÍRITO SANTO. 

 I - A IDENTIDADE do ESPÍRITO SANTO:

-Quem revela o Filho? - O ESPÍRITO SANTO é quem revela o Filho (Jo 16.14; 1 Co 12.3).

-O que revela o relacionamento do ESPÍRITO SANTO com o Pai e o Filho? - O relacionamento do ESPÍRITO SANTO com o Pai e com o Filho revela a sua divindade e a sua consubstancialidade com Eles.

-O que o Credo Niceno-Constantinopolitano declara sobre o ESPÍRITO SANTO? - O Credo Niceno-Constantinopolitano declara: "E no ESPÍRITO SANTO, o Senhor e Vivificador, o que procede do Pai e do Filho, o que juntamente com o Pai e o Filho é adorado e glorificado, o que falou por meio dos profetas".

-O que significa ser batizado em nome do Pai, e do Filho e do ESPÍRITO SANTO? - Isso significa ser o ESPÍRITO SANTO objeto de nossa fé, pois em seu nome somos batizados, indicando reconhecimento igual ao do Pai e do Filho.

-Quais são os três elementos constitutivos da personalidade no ESPÍRITO SANTO? Intelecto, pois Ele penetra todas as coisas (1 Co 2.10,11), inteligência (Rm 8.27), emoção, sensibilidade (Rm 15.30; Ef 4.30) e vontade.

-O ESPÍRITO SANTO É DEUS.

Uma das citações bíblicas de maior clareza que comprova que o ESPÍRITO SANTO é DEUS está em Atos 5.1-4

Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade, E reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos. Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao ESPÍRITO SANTO, e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a DEUS. Atos 5:1-4 - A DEUS - O ESPÍRITO SANTO É DEUS.

1. A revelação divina.

a- A Bíblia mostra que no Antigo Testamento houve uma mais clara manifestação da pessoa de DEUS PAI, ficando um tanto obscura a presença do Filho JESUS e do ESPÍRITO SANTO, nesta época. O judeus entendiam DEUS como unicamente sendo o PAI. Adotaram o Shemá e não viam nele a Trindade.

b- No Novo Testamento, mais precisamente nos evangelhos, temos a clara manifestação da pessoa do Filho JESUS que veio pessoalmente à Terra, em forma corpórea como ser humano, se fazendo em tudo semelhante aos homens (com exceção do pecado).

c- Também no Novo Testamento e em nossos dias, temos uma farta revelação da manifestação da pessoa do ESPÍRITO SANTO como DEUS. Ele foi enviado por JESUS, Mora conosco e em nós, nos ajuda em tudo para o sucesso de nossa vida cristã.

O Senhor JESUS revelou o Pai (Jo 1.18), e o ESPÍRITO SANTO é quem revela o Filho (Jo 16.14; 1 Co 12.3).

  1. O ESPÍRITO SANTO e os primeiros cristãos.

A primeira geração não teve problemas em reconhecer o ESPÍRITO SANTO como DEUS - eram cheios do ESPÍRITO SANTO, eram acostumados a orar 3 horas por dia, a jejuarem pelo menos dois dias por semana, a estudar a bíblia pelo menos 3 horas por dia. Eram todos batizados no ESPÍRITO SANTO e a maioria deles era usada em dons do ESPÍRITO SANTO. Todos ganhavam almas. Era uma geração que tinha líderes cheios do ESPÍRITO SANTO e que marchavam na frente do povo com sinais, prodígios e maravilhas. Após 100 anos a igreja iniciou o declínio espiritual. Seus líderes se comprometeram com a política (imperadores e altos funcionários do reino romano), a oração diminuiu, o jejum sumiu, o estudo da bíblia rareou, o dinheiro apareceu, a avareza aumentou. O povo cristão se corrompeu e as heresias foram introduzidas no meio da Igreja. Começaram a duvidar da trindade e a desacreditar na deidade de JESUS e do ESPÍRITO SANTO.

II - A DIVINDADE DO ESPÍRITO SANTO À LUZ DA BÍBLIA

1. A divindade declarada.

Ora, o Senhor é o ESPÍRITO; e onde está o ESPÍRITO do Senhor, aí há liberdade. Aqui a palavra “Senhor” está indicando o ESPÍRITO SANTO.

ESPÍRITO do SENHOR ou o ESPÍRITO de DEUS são nomes atribuídos ao ESPÍRITO SANTO. Isaías 11:2, repousará sobre Ele; 1 Samuel 16:14, retirou-se de Saul; 2 Samuel 23:2, falou por mim; Juízes 13:25, incitava Sansão; 2 Crônicas 15:1, ESPÍRITO de DEUS; 2 Crônicas 20:14, veio na congregação; Ezequiel 37:1, pôs Ezequiel no meio de um vale; 1 Coríntios 6:11, ESPÍRITO do nosso DEUS; Atos 8:39, arrebatou a Filipe; 2 Coríntios 3:18, transformados de glória em glória; Lucas 4:18, é sobre mim; etc...

Podemos notar que muitas vezes os nomes "DEUS" e "ESPÍRITO SANTO" aparecem alternadamente na Bíblia, indicando a deidade do ESPÍRITO SANTO: "Por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao ESPÍRITO SANTO, e retivesses parte do preço da herdade? [...] Não mentiste aos homens, mas a DEUS" (At 5.3,4b).

Veja o que o apóstolo Paulo afirma sobre o ESPÍRITO SANTO - "Não sabeis vós que sois o templo de DEUS e que o ESPÍRITO de DEUS habita em vós?" (1 Co 3.16). "Não sabeis vós que sois o templo de DEUS" - Templo de DEUS - morada de DEUS, tabernáculo de DEUS. Paulo diz que é de DEUS, emprega o nome DEUS.

"ESPÍRITO de DEUS habita em vós?" - Agora diz que esse DEUS é o ESPÍRITO SANTO que habita no templo.

No Antigo Testamento também esta linguagem era usada, mas não muito observada pelos judeus. Os judeus, assim como muitos hoje, também entendiam que o ESPÍRITO SANTO era somente um poder, uma unção, e não DEUS.

-JESUS o chama de "outro Consolador" (Jo 14.16).

-“OUTRO

JESUS prometeu dar aos seus discípulos “outro Consolador” (Jo 14.16). A palavra “outro” aqui corresponde ao original grego “allos”, que significa “outro”, mas da mesma natureza, da mesma espécie e da mesma qualidade. As Pessoas da deidade eternamente são coexistentes em uma união perfeita de uma só natureza, substância e essência.

-“CONSOLADOR

-(João 14.16) - O CONSOLADOR. JESUS chama o ESPÍRITO SANTO de "Consolador". Trata-se da tradução da palavra grega parakletos, que significa literalmente "alguém chamado para ficar ao lado de outro para o ajudar". É um termo rico de sentido, significando Consolador, Fortalecedor, Conselheiro, Socorro, Advogado, Aliado e Amigo. O termo grego para "outro" é, aqui, allon, significando "outro da mesma espécie", e não heteros, que significa outro, mas de espécie diferente. Noutras palavras, o ESPÍRITO SANTO dá prosseguimento ao que CRISTO fez quando na terra. (1) JESUS promete enviar outro Consolador. O ESPÍRITO SANTO, pois, faria pelos discípulos, tudo quanto CRISTO tinha feito por eles, enquanto estava com eles. O ESPÍRITO estaria ao lado deles para os ajudar (cf. Mt 14. 30,31), prover a direção certa para suas vidas (v. 26), consolar nos momentos difíceis (v. 18), interceder por eles em oração (Rm 8.26,27; cf. 8.34) e permanecer com eles para sempre. (2) A palavra parakletos é aplicada ao Senhor JESUS em 1 Jo 2.1. JESUS, portanto, é nosso Ajudador e Intercessor no céu (cf. Hb 7.25) enquanto que o ESPÍRITO SANTO é nosso Ajudador e Intercessor, habitando em nós, aqui na terra (Rm 8.9,26; 1 Co 3.16; 6.19; 2 Co 6.16; 2 Tm 1.14).

Dicionário Strong em Português - παρακλητος parakletos

1) chamado, convocado a estar do lado de alguém, esp. convocado a ajudar alguém 1a) alguém que pleiteia a causa de outro diante de um juiz, intercessor, conselheiro de defesa, assistente legal, advogado

1b) pessoa que pleiteia a causa de outro com alguém, intercessor

1b1) de CRISTO em sua exaltação à mão direita de DEUS, súplica a DEUS, o Pai, pelo perdão de nossos pecados

1c) no sentido mais amplo, ajudador, amparador, assistente, alguém que presta socorro.

III - PERSONALIDADE DO ESPÍRITO SANTO

1. As faculdades da personalidade.

O ESPÍRITO SANTO É UMA PESSOA DA TRINDADE

UMA PESSOA SE ENTRISTECE

E não entristeçais o ESPÍRITO SANTO de DEUS, no qual estais selados para o dia da redenção. Efésios 4:30

-UMA PESSOA FALA

E disse o ESPÍRITO a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro. Atos 8:29

E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o ESPÍRITO SANTO: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Atos 13:2

Bem falou o ESPÍRITO SANTO a nossos pais pelo profeta Isaías, Atos 28:25b Portanto, como diz o ESPÍRITO SANTO: Se ouvirdes hoje a sua voz, Hebreus 3:7

E disse-me o ESPÍRITO que fosse com eles, nada duvidando; e também estes seis irmãos foram comigo, e entramos em casa daquele homem; Atos 11:12.

-UMA PESSOA SE ALEGRA

Naquela mesma hora se alegrou JESUS no ESPÍRITO SANTO, Lc 10.21

Com gozo do ESPÍRITO SANTO. 1 Tessalonicenses 1:6b

Porque o reino de DEUS não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no ESPÍRITO SANTO. Romanos 14:17

-UMA PESSOA QUE CONSTITUI LÍDERES

Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o ESPÍRITO SANTO vos constituiu bispos. Atos 20.28a

-O ESPÍRITO SANTO DÁ DONS COMO QUER

Porque a um pelo ESPÍRITO é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo ESPÍRITO, a palavra da ciência; E a outro, pelo mesmo ESPÍRITO, a fé; e a outro, pelo mesmo ESPÍRITO, os dons de curar; E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. Mas um só e o mesmo ESPÍRITO opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. 1 Coríntios 12:7-11

A graça do Senhor JESUS CRISTO, e o amor de DEUS, e a comunhão do ESPÍRITO SANTO seja com todos vós. Amém. 2 Coríntios 13:14

-O ESPIRITO SANTO ENSINA E FAZ LEMBRAR

As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o ESPÍRITO SANTO ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. 1 Coríntios 2:13.

CONCLUSÃO: Na doutrina bíblica cristã, não existe um deus de segunda categoria, um que deve ser adorado e outro não [...] (SOARES, 2020, p. 25). Somos ordenados a adorar a Deus (Sl 18.3; 48.1; Mt 4.10, Ap 19.10; 22.9). O Espírito Santo é chamado de Senhor nas Escrituras: “Ora, o SENHOR é o Espírito” (2Co 3.17 - ARA). Se, então, o Espírito Santo é Deus (2Sm 23.2,3), como uma pessoa da Trindade, então, Ele é digno de adoração. O Espírito Santo possui a natureza da divindade - Ele compartilha os atributos de Deus. Ele não é nem angélico nem humano, mas na sua essência Ele é divino (At 5.3,4). Paulo mostra claramente que as três pessoas da Trindade são adoradas: a) o Pai (Ef 1.3-6); b) o Filho (Ef 1.7-12); e, c) o Espírito Santo (Ef 1.13,14). Nesta passagem temos percebemos a Divindade nas três pessoas de maneira distinta em prol da salvação do homem. Em todas as três funções os três são dignos do mesmo louvor, glória e adoração. Por isso, glorifiquemos ao Deus Espírito Santo, que está entre nós. Amém.

UM FELIZ ANO NOVO A TODOS!



O conteúdo e as opiniões expressas são de inteira responsabilidade de seu autor.

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.