Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Geral

31/05/2020

As contradições da morte

Texto para reflexão escolhido pelo pastor-presidente Rev. José Orisvaldo Nunes de Lima

Fonte: Revista Ultimato nº 383, Ed. maio/junho 2020

“A morte subiu pelas nossas janelas, e entrou em nossos
palácios; 
exterminou das ruas as crianças, e os jovens
das praças” (Jr 9.21)


A morte persegue

A morte não tem sentimentos. É cruel. Ela vai atrás dos recém-nascidos, das crianças, dos jovens, dos adultos e dos velhos. Penetra nas favelas e nos condomínios fechados. Entra nos barracos e nas coberturas. Colhe homens e mulheres. Não respeita os chefes de estado, as moças bonitas, os atletas nem os cientistas. Não envia aviso prévio para ninguém. Surge de supetão, doa a quem doer. É sempre campeã. É vaidosa e prepotente. Gosta de ser notícia. Por culpa da morte, o primeiro livro da Bíblia, que narra a criação e a beleza dos céus e da terra, termina com uma nota fúnebre: “Morreu José com cento e dez anos, embalsamaram-no e o puseram em um caixão no Egito” (Gn 50.26).


A morte foge

A morte é tão sem elegância que desaparece do cenário quando alguém, por qualquer motivo pessoal, passa a desejá-la. É isso que se lê em Apocalipse: “Naqueles dias os homens buscarão a morte e não a acharão; também terão ardente desejo de morrer, mas a morte foge deles” (96). É um poço de contradição: quando não se quer a morte por perto, ela se aproxima; quando não se quer a morta à distância, ela se afasta. É a vontade de morrer que estimula a eutanásia. Por causa de uma doença prolongada, de um escândalo que vem à tona, de uma humilhação insuportável, do tédio em sua forma mais aguda, da perda de um ente muito querido, da ausência de paz interior e de paz com Deus ou por causa de uma crise emocional de fundo doentio. Ora, a eutanásia nada mais é do que ir em encontro da morte. Exatamente nessa hora, nesse estado de espírito e nessa circunstância – a morte foge.


A morte morre

Quem disse que a morte é campeã invicta? Ela é apenas a vencedora de muitas batalhas, de Adão até Moisés (Rm 5.14), de Moisés até Paulo, de Paulo até Agostinho, de Agostinho até Lutero, de Lutero até Wesley, de Wesley até os dias de hoje, de hoje até amanhã, mas não de amanhã até depois de amanhã. Depois de amanhã, “ao ressoar da última trombeta”, a morte vai morrer. É verdade. Está escrito. Está prometido. Está garantido. Aquela pálida e distante promessa contida nas profecias de Isaías vai transbordar: “Tragará a morte para sempre, e assim enxugará o Senhor Deus as lágrimas de todos os rostos” (Is 25.8).

Aquela perguntinha maldosa, arrogante, destemida que aparece na profecia de Oseias vai se transformar num grito de libertação: “Onde estão, ó morte, as tuas pragas?” (Os 13.14). Paulo foi muito feliz ao colocar lado a lado o texto de Isaías e o texto de Oseias, como se vê no mais famoso capítulo da Bíblia sobre a morte da morte: “Quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir da imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?” (1 Co 15.54-55).

Se Gêneses termina com um “caixão no Egito”, a Bíblia inteira termina com a vitória de Jesus sobre a vitória da morte. Essa vitória precisa ser enxergada desde hoje. Enxergada e antegozada!


Elben César

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.