Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Geral

28/02/2020

Cientistas israelenses: ´Dentro de algumas semanas, teremos vacina contra coronavírus´

Uma vez desenvolvida a vacina, levará pelo menos 90 dias para concluir o processo regulatório para entrar no mercado

Fonte: The Jerusalem Post / Fotos: Lior Journo

Os cientistas israelenses estão prestes a desenvolver a primeira vacina contra o novo coronavírus, segundo o ministro da Ciência e Tecnologia Ofir Akunis. Se tudo correr como planejado, a vacina poderá estar pronta dentro de três semanas e disponível em 90 dias, disse o ministro nesta semana.

"Parabéns ao MIGAL [Instituto de Pesquisa da Galiléia] por este avanço emocionante", disse Akunis. "Estou confiante de que haverá um progresso rápido, permitindo-nos fornecer a resposta necessária à grave ameaça global ao COVID-19", disse Akunis, referindo-se à doença causada pelo novo coronavírus.

Nos últimos quatro anos, uma equipe de cientistas do MIGAL vem desenvolvendo uma vacina contra o vírus da bronquite infecciosa (IBV), que causa uma doença brônquica que afeta as aves. A eficácia da vacina foi comprovada em ensaios pré-clínicos realizados no Instituto Veterinário.

MIGAL está localizado na Galiléia

"Nosso conceito básico era desenvolver a tecnologia e não especificamente uma vacina para esse tipo ou esse tipo de vírus", disse o Dr. Chen Katz, líder do grupo de biotecnologia da MIGAL. "A estrutura científica da vacina é baseada em um novo vetor de expressão proteica, que forma e secreta uma proteína solúvel quimérica que entrega o antígeno viral nos tecidos da mucosa por endocitose auto-ativada, fazendo com que o corpo forme anticorpos contra o vírus".

A endocitose é um processo celular no qual as substâncias são trazidas para a célula circundando o material com a membrana celular, formando uma vesícula contendo o material ingerido. Em ensaios pré-clínicos, a equipe demonstrou que a vacinação oral induz altos níveis de anticorpos anti-IBV específicos, disse Katz.

"Vamos chamar de pura sorte", disse ele. "Decidimos escolher o coronavírus como modelo para o nosso sistema apenas como prova de conceito para a nossa tecnologia".

Mas depois que os cientistas sequenciaram o DNA do novo coronavírus causando o atual surto mundial, os pesquisadores do MIGAL o examinaram e descobriram que o coronavírus de aves de capoeira tem alta semelhança genética com o humano e que usa o mesmo mecanismo de infecção, o que aumenta a probabilidade de alcançar uma vacina humana eficaz em um período muito curto de tempo, disse Katz.

"Tudo o que precisamos fazer é ajustar o sistema para a nova sequência", disse ele. “Estamos no meio desse processo e esperamos que em algumas semanas tenhamos a vacina em nossas mãos. Sim, em algumas semanas, se tudo der certo, teremos uma vacina para prevenir o coronavírus".

O MIGAL seria responsável pelo desenvolvimento da nova vacina, mas teria que passar por um processo regulatório, incluindo ensaios clínicos e produção em larga escala, disse Katz.

Akunis disse que instruiu o diretor-geral de seu ministério a acelerar todos os processos de aprovação com o objetivo de levar a vacina humana ao mercado o mais rápido possível.

"Dada a necessidade global urgente de uma vacina contra o coronavírus humano, estamos fazendo todo o possível para acelerar o desenvolvimento", disse David Zigdon, CEO da MIGAL. A vacina pode "obter aprovação de segurança em 90 dias", disse ele.

Será uma vacina oral, tornando-a particularmente acessível ao público em geral, disse Zigdon.

"No momento, estamos em intensas discussões com parceiros em potencial que podem ajudar a acelerar a fase de testes em humanos e acelerar a conclusão das atividades regulatórias e de desenvolvimento do produto final", disse ele.


Da Redação/AD Alagoas

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.