Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Geral

27/02/2020

Artigo: Irmã Edivanilda Nicácio traz uma série de reflexões sobre Ester

Confira todas as publicações na seção Artigos


#1 Texto Base: Ester 2.7

É de suma importância sabermos com quem estamos caminhando e que lição podemos aprender com esta companhia. Esse texto bíblico nos apresenta uma pessoa com boa índole e uma bela mulher. Não estou me referindo apenas a beleza física, mas principalmente à beleza interior, e esta mulher virtuosa foi agraciada por Deus (Et. 2:7b).

Ester, por um proposito divino, fica órfã de pai e mãe. Ela tinha tudo para ser uma adolescente insubmissa, marcada pelas intempéries que a vida traz, porém, a mesma não foi. Não gostaríamos de viver momentos como este, não é mesmo? O que você faria estando no lugar de Ester e passando por uma experiência semelhante?

#2 A paz do Senhor, e vamos caminhando com Ester!

O que ela nos traz hoje e que lição nos é a presentada? Segundo Chanplin, Ester deveria ter em média 15 anos. Ela não teve escolha e foi morar com seu tio ou primo Mordecai, que a tomou como filha. Os momentos presentes eram de solidão, duvidas, inseguranças e perguntas sem respostas, porém Deus colocou no coração dele cuidar de Ester.

Você não está só, Deus sempre prepara um pai para quem passa por caminhos desconhecidos. Ele é no nosso verdadeiro pai. “Eu disse essas coisas para que em mim tenham paz. No mundo vocês terão aflições; contudo tende bom animo! Eu venci” (Jo 16:33). Creia que você tem um Pai amoroso, bondoso, longânimo e rico em perdoar.

#3 Mais um momento caminhando com Ester, esta menina que tanto nos ensina com a sua maneira gentil de aceitar o que é oferecido pelo seu tio, que a partir de então seria seu cuidador.

Mordecai fica sabendo que o rei estava à procura de uma moça virgem, formosa a vista, e ele prontamente leva Ester como uma candidata (Et. 2:2 / 2:8). Submissa. Essa é a sua primeira característica. Andando com Ester você aprende que o maior presente de Deus ao ser humano é o dom da submissão. Temos o exemplo de Eva, que não quis ser submissa às ordens dadas por Deus e caiu na astucia do diabo, prejudicando não só ela, mas toda humanidade.

Queridos (as), Deus escolheu você e te ama! Traçou todo o teu caminho e tão somente quer ver você dizer: “Deleito me fazer a tua vontade o Deus”. (Sl. 40:8), submissão é fazer por amor, confiando que tudo vai dá certo.

#4 Chegamos na quarta semana de caminhada e lembrando do post anterior, pensando em submissão, realmente a vitória de Ester foi em ser uma jovem submissa.

Agora, além do seu tio, teve que ser submissa a Hagai, servo do rei (Et. 2:8), mas isso não era problema para Ester. Ela compreendeu bem o que significava. Submissão não é imposição, é uma questão de amor e compreensão. Ester sabia muito bem que submissão é aninhar-se entre o amor e a proteção.

Queridas (os), deixa Deus dominar tua vida. Ele vai te ensinar como ser submisso à esposa, ao esposo, aos filhos, aos pais, às ovelhas, ao pastor, e o resultado é uma família feliz e uma igreja abençoada.

Um dos maiores problemas destes últimos dias é insubordinação. Não existe mais respeito pelos superiores hierárquicos e o que estamos vendo é uma arrogância que nada mais é que um sinal da vinda de Jesus.

Que possamos a cada dia aprender com Ester a ser um servo de valor!

#5 A caminhada que teremos com Ester hoje, nos traz uma grande lição!

Continuando o nosso estudo da semana passada sob submissão onde aprendemos que quem é submisso é obediente (Et. 2:7). O texto nos deixa claro que ela não tinha pai nem mãe, mas Ester continua sendo aquela moça procurada por todos (Et.2:2). Não são as perdas que nos fazem ser ruim e nem insubmisso.

Observamos no texto sagrado que foi focalizado duas palavras  que descrevem Ester, beleza e formosura (Et.2:7), estas duas palavras foram essenciais para a moça que iria agradar ao Rei. O Rei Jesus está à procura de pessoas com esta característica, pura, diferente e separada do mundo. Jesus comprou você e agora você é reservada (o) para ser dEle (Ex. 22:16).

Não podemos nos misturar com o mundo( Tg 4:4), ou não estás ciente que a amizade com o mundo é inimizade contra Deus, O apostolo João confirma em 1.Jo. 2:15. Não ameis o mundo, o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.  Deus disse a Abrão ... Eu sou o Deus todo poderoso anda em minha presença e ser perfeito. Gn.17.1

#6 Que prazer andar com quem tem o que nos ensinar, não é mesmo? O que será que Ester nos ensina hoje?

Bem, Ester agradou à Hegai, o eunuco responsável pela sua guarda e preparação das jovens, que beleza! Esta menina causou admiração pela sua educação, seu comportamento, humildade e respeito. Perdeu pai e mãe, mas não perdeu a graça. Esta maneira agradável de tratar o outro através de suas palavra e atitude. E você, como está tratando o outro mediante a sua dificuldade?

Não precisa ficar inquieto, o Rei Jesus quer te dar graça para saber transformar coisas ruins em coisas boas. Quem desfruta desta graça é feliz e você tem muitos motivos para ser feliz. Mesmo quando tudo parece escuro, você tem vida eterna com Cristo. Fl.4:4. Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem se! Nossa alegria depende do nosso relacionamento com Deus!


Maceió, 25 de fevereiro de 2020


Irmã Edivanilda Nicácio
Presidente da União Feminina
da Assembleia de Deus em Alagoas

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.