Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Missão e Mundo

08/01/2020

Irã considera cristianismo crime punível até com pena de morte

A República Islâmica do Irã recorre a versos do Alcorão e Hadith para justificar seus vereditos.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DO GATESTONE INSTITUTE

As pessoas que deixam o islamismo e se convertem ao cristianismo podem enfrentar prisões e até a pena de morte, de acordo com a lei islâmica do Irã. Quando acontecem casos assim, os juízes islâmicos iranianos geralmente recorrem a versos do Alcorão e Hadith (ditos e atos de Maomé) para justificar seus vereditos.

Com ações como essas, o Irã viola sistematicamente a Lei Internacional de Liberdade Religiosa dos EUA e é por isso que, desde 1999, os americanos designam a República Islâmica como "país de preocupação".

De acordo com o direito internacional, o governo iraniano tem a obrigação de respeitar a liberdade de religião. No entanto, enquanto os cristãos estão sendo cada vez mais perseguidos e seus direitos são violados no Irã em um nível sem precedentes, a comunidade internacional ainda permanece em silêncio, afirma o estrategista e consultor de Harvard, Majid Rafizadeh, ao Gatestone Institute.


“A República Islâmica do Irã está desencadeando uma repressão abrangente sobre os cristãos, particularmente aqueles que ousaram se converter do islamismo ao cristianismo”, diz Rafizadeh.

Presidente do Conselho Americano Internacional no Oriente Médio,  Rafizade diz que recentemente, nove cristãos no Irã, possivelmente convertidos, foram condenados pela corte islâmica e cada um teve a sentença de cinco anos de prisão. O Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) os prendeu por assistirem aos cultos da igreja em uma casa particular.

Violações de direito religioso

As denúncias estão em um relatório do Artigo 18, uma ONG iraniana que promove a liberdade religiosa:

"Os agentes de prisão se apresentaram como agentes do Ministério da Inteligência (MOIS). Eles invadiram as casas dos cristãos em uma operação coordenada por volta das 9 horas da manhã, confiscando Bíblias, literatura cristã, cruzes de madeira e imagens com símbolos cristãos, junto com laptops, telefones, todas as formas de cartões de identidade, cartões bancários e outros pertences pessoais”, diz o texto.

"Os agentes de detenção também revistaram os escritórios de trabalho de pelo menos dois cristãos e confiscaram discos rígidos de computador e gravações de câmeras de segurança".

As famílias cristãs são geralmente desumanizadas e humilhadas na comunidade durante os ataques do agente. Como o relatório do Artigo 18 explica: "Os policiais teriam tratado os cristãos com severidade, mesmo que crianças pequenas estivessem presentes durante as prisões".

Em todo o Irã, os cristãos estão sendo presos e encarcerados sob acusações falsas, como "promover o sionismo", "espalhar crenças cristãs corruptas", "propagando-se contra a República Islâmica em favor do cristianismo", "orientação para a terra do cristianismo" ou "pôr em risco a segurança nacional".

A Portas Abertas americana declarou que uma acusação em particular - "agir contra a segurança nacional" - é frequentemente usada pelas autoridades iranianas "para processar os cristãos por suas atividades nas igrejas domésticas".

Segurança nacional

Autor de vários livros sobre o Islã e a política externa dos EUA, Rafizadeh diz que a afirmação dos líderes iranianos de que as práticas religiosas pacíficas de um grupo minoritário representam uma grave ameaça à segurança nacional é totalmente inaceitável.

“A população total do Irã é de aproximadamente 80 milhões, sendo que entre 117.000 e 3 milhões são cristãos, segundo várias estimativas. Embora os cristãos constituam uma parte extremamente pequena da população, eles sempre foram vistos, sob a lei islâmica do Irã, como uma ameaça à ‘segurança nacional’”, explica.


Rafizadeh diz que as atividades dos cristãos na República Islâmica são monitoradas de perto pelo serviço de inteligência iraniano e pelo Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica.

“Eles não têm permissão para compartilhar sua fé com outras pessoas nem para realizar cultos na igreja em farsi, o idioma nacional do Irã”, diz.

Responsabilização

Rafizadeh diz que é importante responsabilizar os indivíduos e instituições iranianos ​​por perseguir os cristãos.

Ele diz que são três os juízes islâmicos conhecidos por presidir os julgamentos dos cristãos são Mashallah Ahmadzadeh, Mohammed Moghiseh e Ahmad Zargar. “A comunidade internacional precisa considerar a imposição de sanções contra eles”, declara.

A ONG International Christian Concern (ICC) enviou os nomes desses juízes ao Tesouro dos EUA para consideração de sanções. A ICC declarou:

"Esses três juízes da Corte Revolucionária, e a prisão de Evin, têm um longo histórico de violações dos direitos humanos dos cristãos iranianos. Os juízes são responsáveis ​​por condenar os cristãos por acusações falsas. Eles exercem o sistema legal do Irã como uma ferramenta sistêmica de repressão contra minorias religiosas. Frequentemente, quando os cristãos mantêm sua fé, os juízes do Irã os enviam para a notória Prisão de Evin, localizada nos arredores de Teerã. Histórias daqueles que sobreviveram à prisão de Evin são comoventes; a grande variedade de abusos enfrentados pelos reclusos é assustadora".

Embora a comunidade internacional rotule o governo do presidente iraniano Hassan Rouhani como um governo moderado, e embora Rouhani afirme que a República Islâmica trata todas as religiões de maneira justa, o Irã é um dos piores lugares do mundo para os cristãos.

De acordo com a Lista Mundial da Perseguição de 2019 da Portas Abertas, o Irã está atualmente classificado como o nono pior país em perseguições religiosas.

De acordo com o direito internacional, o governo iraniano tem a obrigação de respeitar a liberdade de religião. No entanto, enquanto os cristãos estão sendo cada vez mais perseguidos e seus direitos são violados no Irã em um nível sem precedentes, a comunidade internacional ainda permanece em silêncio.


Da Redação/AD Alagoas
[email protected]



Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.