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AD Alagoas / Lições Bíblicas

27/04/2024

Lição 4 - Como Se Conduzir Na Caminhada

Comentário da Lição Bíblica para o fim de semana com o Pr. Jairo Teixeira Rodrigues


INTRODUÇÃO:

I - FAZENDO A CAMINHADA COM PRUDÊNCIA E SABEDORIA 

·  O que é prudência?

-PRUDÊNCIA- Um corretivo contra o pecado é a prudência, isto é, o cuidado ou a cautela: “Portanto, vede...” (v. 15). Isto pode ser entendido, ou com respeito ao que o precede imediatamente: “Caso repreendam os outros nos seus pecados, precisam ser fiéis nessas coisas, e ter comportamento e conduta dignos” (na verdade, somente estão aptos a repreender os outros aqueles que são prudentes e cuidadosos consigo mesmos); ou, então, temos aqui mais um corretivo, ou melhor, uma palavra de precaução contra os pecados anteriormente mencionados. Pessoalmente, acredito que essa segunda hipótese seja o intento do apóstolo; portanto, é impossível manter a pureza e santidade de coração sem muita cautela e cuidado. “...vede prudentemente como andais”, ou, andem corretamente, de modo exato, no caminho certo; por isso, precisamos consultar frequentemente a orientação dos oráculos sagrados. “...não como néscios”, que não têm entendimento do seu dever, nem do valor da sua alma, e que por negligência, pela inatividade e falta de cuidado, caem no pecado e destroem-se a si mesmos; “...mas como sábios”, como pessoas abençoadas por DEUS e dotadas de sabedoria do alto. O resultado da verdadeira sabedoria é um andar prudente, e o oposto é a insensatez. Lemos então: “...remindo o tempo” (v. 16), literalmente, comprando a oportunidade. Esta é uma metáfora tirada dos mercadores e negociantes que buscam melhorar com diligência o seu comércio. Uma importante parte da sabedoria cristã é remir o tempo. 

-Bons cristãos devem ser bons administradores do seu tempo e cuidar para usá-lo para o melhor dos seus propósitos, ao vigiarem para não cair em tentação, ao fazerem o bem enquanto tiverem condições de fazê-lo, e ao preenchê-lo com o trabalho apropriado – um conservante especial contra o pecado. Eles devem fazer o melhor uso possível do tempo da graça atual. 

-Nosso tempo é um talento dado por DEUS para um fim proveitoso e ele é dissipado e perdido quando não é empregado de acordo com o seu intento. Se deixamos de aproveitar o nosso tempo no passado, devemos empenhar-nos em remi-lo duplicando a nossa diligência em cumprir o nosso dever para o futuro. 

-O motivo é que “...os dias são maus”, ou por causa da maldade daqueles que vivem neste mundo, ou preferivelmente “pelo fato de serem tempos difíceis e perigosos”. Os tempos em que o apóstolo escreveu eram tempos de perseguição: os cristãos estavam em perigo o tempo todo. Quando os dias são maus, temos um argumento adicional para remir o tempo, especialmente porque não sabemos quando eles vão piorar ainda mais. As pessoas estão muito dispostas a reclamar de tempos difíceis. Seria muito melhor se isso as encorajasse a remir o tempo. “Pelo que”, diz o apóstolo 

-(v. 17), “por causa da maldade dos tempos, não sejais insensatos, ignorantes acerca do vosso dever e negligentes em relação à vossa alma, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. Examinai, ponderai e inteirai-vos da vontade de DEUS, para cumprirdes o vosso dever”. Considere então: A ignorância do nosso dever e a negligência da nossa alma são evidências de maior insensatez; enquanto o conhecimento da vontade de DEUS e o cuidado para cumpri-la evidenciam a melhor e mais legítima sabedoria.

-(v. 15-17. ),Ao passarem a compreender dessa forma a vontade do Senhor, eles podem se afastar das formas de agir imprudentes e míopes da maioria dos homens, 

-(v. 18), O estímulo para a vida eficaz não vem do vinho, mas de permitir que o ESPÍRITO SANTO habite completamente o coração, um eco da oração de 

-(3.16, 17.), deixem-se encher pelo ESPÍRITO, a plenitude do ESPÍRITO é objeto de uma ordem, pois aquele que é batizado com o ESPÍRITO SANTO deve procurar orar, jejuar, estudar a Bíblia e evangelizar para se manter cheio todo o tempo. Isto é algo que deve ser buscado; faz parte da experiência inicial que todo cristão deve passar por ela – o Batismo com o ESPÍRITO SANTO com a evidência do falar em línguas. Outra experiência é o ser mergulhado no corpo de CRISTO (um só batismo) por meio do qual somos incorporados ao corpo de CRISTO, a saber, a Igreja. 

-A plenitude do ESPÍRITO descreve uma experiência ou condição que pode ser perdida ou repetida (At 4.31; 6.5; 7.55; 9.17;11.24). Ser cheio do ESPÍRITO está associado à comunhão íntima com o ESPÍRITO SANTO. O encher é contínuo. O crente cheio do ESPÍRITO SANTO fala em línguas diariamente. Dons miraculosos comprovam que os que são usados neles por DEUS são crentes sinceros, tementes a DEUS, que vivem em comunhão íntima com o ESPÍRITO SANTO. “A música que segue” está em contraste com aquilo que segue a embriaguez. salmos: são os do AT, ou semelhantes (1Co 14.26, gr.), hinos e cânticos espirituais (cantar em línguas louvando a DEUS). Comentário da Bíblia NVI – F.F.Bruce e Com. Bíblico - Matthew Henry (Exaustivo).

-Tempo Chronos e Kairós – Sabedoria -

-“Andai em sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo" (Col 4:5 ) Ande com os crentes 'em sabedoria, em oposição a Loucura (5:15-17)

-(Efésios 5.15-17) 

15 - Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, 

16 - remindo o tempo, porquanto os dias são maus.

17 - Pelo que não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.

-É instrutivo que a admoestação do Apóstolo a esses crentes foi que, tendo sido iluminados por CRISTO, eles agora devem caminhar nessa luz. Esta é a sétima vez em Efésios Paulo usou esta palavra caminhada . 

-Experiência cristã nunca pode existir em um mero encontro histórico com CRISTO ou em um estado estático. Como o maná diário de Israel, é, necessariamente, um contínuo e progressiva caminhada com CRISTO, à luz da Sua pessoa e presença.

-É instrutivo, ainda, notar que o apóstolo coloca o negativo antes do positivo em sua advertência: não andar como néscios, mas como sábios. É como se ele tivesse seus leitores sempre cientes da falta de sabedoria e de seu estado anterior de sua caminhada como filhos das trevas e, assim, praticar uma caminhada cuidadosamente guardada contra qualquer lapso possível para que o viva como nova criatura em CRISTO. 

-Isso está implícito nas palavras de Paulo , portanto, olhem cuidadosamente como andais. Mas a maior segurança do crente é sempre no positivo e não o negativo: a pé ... como sábios . 

-A maior segurança contra a insensatez é a própria sabedoria. Estas palavras de Paulo corroboram a exortação de CRISTO a este respeito, onde Ele disse:

-Andai enquanto tendes luz, para que as trevas não vos apanhem; e aquele que anda nas trevas não sabe para onde vai. Enquanto tendes a luz, crede na luz, para que vos torneis filhos da luz (João 12:35b-36).

-“Eadie sintetiza bem a questão assim:

-A necessidade da santidade pessoal em si mesmos, bem como o dever especial de reprovação e iluminação que estava sobre eles em relação a seus companheiros incrédulos, ensinou-lhes esta precisão de pé. ...

Se os cristãos de Éfeso caminharam sem atentar para o seus caminhos, em seguida, eles caminharam como tolos fazer, que tropeçam e caem ou perder o caminho. Sabedoria, não na teoria, mas na prática, a sabedoria, e não mera inteligência foi caracteriza-los; a sabedoria que preserva em retidão, orienta em meio às tentações, e oferece uma lição de coerência para os espectadores ao redor.

Caminhada dos fiéis cristãos em sabedoria é representado de várias maneiras diferentes, mas complementares pelo apóstolo nesta passagem. 

1- Primeiro, a caminhada cristã sábio aproveita as oportunidades: a pé ... como sábios; remindo o tempo, porque os dias são maus . Observações Moule, Compra-se a oportunidade ... "tentar out "... de propriedade estrangeira, do simples uso de auto, prendendo-o para o seu Mestrado em detrimento da autonegação vigilância.

Paulo usa uma expressão muito semelhante ao abordar os cristãos de Colossos, embora com uma aplicação mais específica para o seu testemunho entre os incrédulos lá: "Andai em sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo" (Col 4:5 ), enquanto que em Efésios que se aplica à conduta total dos cristãos. Os maus dias de referência imediata de Paulo eram as ameaças de perseguição, e até mesmo a destruição da Igreja Cristã visível pelo governo romano, juntamente com a queda de Jerusalém, que estava prestes a ocorrer em AD 70. Assim, o que eles estavam a fazer por CRISTO naquele dia deve ser feito rapidamente. Paulo aqui usa a palavra grega kairós para o tempo, em vez de a palavra usual para tempo, Chronos que significava tempo cronológico que pode ser medido pelo calendário, as Temporadas, dispositivos mecânicos, dias e noites. 

-O Kairós – tempo de DEUS, por outro lado, é tempo conceitual que pode reunir-se do passado e do futuro para o presente. Ele olha para frente, antecipa, e até contrai o futuro cronológica para o presente conceitual. Assim, desta vez conceptual (Kairós – tempo de DEUS) trouxe os males iminentes até sua porta e colocado sobre eles a urgência de comprar as suas oportunidades para CRISTO. E assim devem os cristãos permanecerem sempre vivos, em alerta para o que estão se tornando e não permitir que suas sensibilidades espirituais sejam perdidas.

2- Em segundo lugar, a caminhada cristã sábia é uma caminhada informado: compreender qual a vontade do Senhor é . Não pode haver lugar nem fundamento para a ignorância, na Igreja de CRISTO. Os homens não- cristãos podem ter um grande estoque de conhecimento factual nos negócios desta vida, mas sem a sabedoria que a luz de CRISTO proporciona eles são lamentavelmente ignorantes dos valores espirituais sobre o qual todos os outros valores de repouso. Portanto Paulo pôde escrever aos Coríntios que "a sabedoria deste mundo é loucura diante de DEUS" ( 1 Cor 3:19a ). Temporal conhecimento nunca deve ser desprezado nem negligenciada pelos cristãos, mas seu valor consiste em sua relação com o propósito e vontade do Senhor CRISTO para o homem e para o mundo. A vontade do Senhor não é conhecido por mera contemplação ou reflexão, como é não alcançados pela simples os poderes racionais de intelecto do homem. Pelo contrário, é aprendida em ação para CRISTO. JESUS disse: "Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de DEUS" ( João 7:17a ; cf. Gen. 24:27 ). A vontade concreta e individual de DEUS deve sempre ser entendidos em relação à Sua vontade geral e corporativa. Ele nunca viola a uma pela outra.

3- Em terceiro lugar, a caminhada cristã sábio é cheio do ESPÍRITO SANTO: ser cheio do ESPÍRITO (v. 18 ). Como de costume, o apóstolo apresenta dois contrários: não vos embriagueis com vinho ... mas enchei-vos do ESPÍRITO . O uso do tabaco, com o seu contributo para o câncer de pulmão e de seus males econômicos e morais, era desconhecido nos tempos bíblicos. Da mesma forma, alguns outros males modernos e contemporâneos não são mencionados na Bíblia. Assim, eles são condenados por associação ao invés de identificação. No entanto, a condenação de intoxicação prevalece a partir do registro de Gênesis a Apocalipse. Certamente ele tem sido um dos males mais comuns e destrutivas moral, sociais e econômicos da história humana. Nem a inclinação contemporânea de psicólogos e sociólogos a considerar o alcoolismo como uma doença e não um mal moral melhorar nos menos seus efeitos maléficos. Na verdade, pode se tornar uma doença, mas este é o resultado e não a causa do alcoolismo.

O Apóstolo estabelece uma razão toda suficiente para a abstinência de bebidas alcoólicas: qual há devassidão . A KJV diz que "no qual há devassidão," e esta palavra "excesso" expressa com precisão o efeito de intoxicação em suas vítimas. Isto é particularmente verdadeiro, pois dissipa o poder de raciocínio do intelecto e, ao mesmo tempo estimulando os sentimentos e desinibidor a vontade. Assim um operador irresponsável corridas loucamente seu veículo pela estrada para a destruição final de vítimas inocentes, bem como a si mesmo. A intoxicação pode também tendem a excesso de falar irresponsável. Observações - Naquele dia, "Sob a influência relaxante de vinho a língua é solta e a conversa desenfreada demasiadas vezes passa para que as espécies da linguagem, a infâmia de que o Apóstolo já expôs" (ver v. 4 ). Além disso, a intoxicação pode expressar-se em gastos extravagantes, com raiva descontrolada, na linguagem e comportamento vergonhoso, obsceno ou vulgar, em violência física, ou uma das muitas outras formas. Eadie comenta sobre os efeitos da intoxicação,

Há no vício da intemperança esse tipo de devassidão que não tolera nenhuma restrição, o que desafia todos os esforços para reformá-lo, e que se afunda cada vez mais baixo na ruína sem esperança e desamparados. ... Este tremendo pecado da intemperança é tanto mais deve ser evitado como sua influência é tão grande em suas vítimas, para com remorso periódica há embriaguez periódica; o copo fatal é novamente cobiçado e escorrido; enquanto personagem, fortuna e vida são arriscou e perdeu na satisfação de um apetite de todos os outros, o mais brutais na forma e brutalizante no resultado. Há poucos vícios dos quais há menos esperança de se recuperar da suas assombrações são tão numerosas e sua influência é tão tremendo.

-“Eadie observa ainda que a riqueza do porto comercial de Éfeso eliminados os habitantes de luxo

excessivo. Baco, o deus do vinho, tornou-se o rival de Diana ou Artemis, e, assim, tornou-se uma epidemia embriaguez. Ele afirma que Alexandre, o Grande ofereceu um prêmio a quem podia beber mais vinho, e que trinta dos rivais morreram na competição. O filósofo Zenocrates engoliu um galão de vinho a um projeto pelo qual recebeu como recompensa uma coroa de ouro de Dionísio. Não é de admirar que Paulo afirma que o reino de DEUS é barrado contra a entrada do bêbado ( 1 Cor 06:10. ; cf. Gal 5: 19-21; Pv 23:30).

O homem está de tal modo que ele deve ser possuído por algo além de si mesmo. Sua vida não pode ficar sozinho. JESUS parece ensinar esta lição da parábola do espírito imundo ( Lucas 11: 24-26). DEUS planejou que a vida interior do homem deve ser habitado pelo ESPÍRITO SANTO: ser cheio do ESPÍRITO SANTO . Que os efeitos da experiência cheia do ESPÍRITO SANTO estão intimamente falsificada por intoxicação é evidente a partir da noção equivocada dos observadores no Dia de Pentecostes, que acusaram os cristãos cheios do ESPÍRITO com o ser "cheios de mosto" ( Atos 2:13b). Na verdade, o batismo com o ESPÍRITO SANTO, tende a um abandono imprudente com a vontade de DEUS, mas a vontade divina em si nunca é imprudente, mas é bastante razoável e construtiva (cf. Rom. 12: 1-2). O ESPÍRITO SANTO não é uma substância material de enchimento o corpo do homem, como é o vinho. Ele é uma personalidade espiritual que não ocupa espaço, mas mora junto com a personalidade espiritual do crente em complementação. O homem foi criado e constituído por DEUS, a fim de encontrar a sua complementação ou conclusão de personalidade na pessoa da divindade. Só assim é que o "homem" como DEUS planejou

ele. The Fall privou o homem do ESPÍRITO SANTO de DEUS e, assim, ele deixou algo menos do que o homem verdadeiro. Longe de DEUS, ele percebe que sua incompletude e busca para encontrá-lo de muitas maneiras falsas, a menos que ele volta a ser possuído pelo ESPÍRITO SANTO de DEUS. A possessão demoníaca é, naturalmente, o extremo oposto de posse pelo ESPÍRITO SANTO. A vida cheia do ESPÍRITO é a mais alta sabedoria que o homem pode conhecer. Nisto é só satisfação e segurança do homem (cf. Ef 2:22; 3: 5; 06:18). 

-Esta vida tem vários resultados marcados, o que Paulo passa a notar na seguinte passagem.

4- Em quarto lugar, a caminhada cristã sábio é um passeio alegre (v. 19 ). Claramente Paulo implica que o louvor alegre de cristãos cheios do ESPÍRITO tem a dupla vantagem de edificação mútua falando entre vós com salmos, hinos e cânticos espirituais (cf. Cl 3.16) e glorificação de DEUS- cantando e louvando de o seu coração para o Senhor . Esta é realmente uma verdadeira imagem da comunhão cristã primitiva e adoração. Barclay pensa que Paulo está aqui desenhando um contraste entre um encontro comunhão cristã e um encontro comunhão pagã. Este último, que ocupa, tendiam a ser um deboche, talvez o objeto da alusão de Paulo no versículo 18 . Quão diferente é o canto, grato edificante, recolhimento, que honra a DEUS dos primeiros cristãos.

Bruce diz: Se formos fazer a distinção entre os três tipos de composição musical, "salmos" pode se referir ao Saltério do Antigo Testamento, que tem proporcionado uma fonte perene de louvor cristão desde os tempos antigos; "Hinos" pode denotar cânticos cristãos, como têm sido reconhecidos em vários lugares no Novo Testamento (incluindo versículo 14 acima), "cânticos espirituais" podem ser palavras cantadas não premeditado "no ESPÍRITO" expressar louvor e sagradas aspirações.

A contrapartida contemporânea da música cristã vocal podem ser os salmos cantados ou canto da Escritura (cf. 1 Cor 14:15. ; Tiago 5:13 ), os hinos cristãos que são principalmente objetivo na medida em que são dirigidos para fora, para a exaltação e adoração de DEUS ( Mat. 26:30 ), e as músicas gospel que são em grande parte subjetiva como eles habitam sobre a experiência religiosa interior do adorador. A primeira consiste no Saltério em que DEUS fala com a experiência do homem; o segundo pode ser representado pelo bem conhecido e muito amado hino "Majestic Doçura entronizado Na face do Salvador". A terceira é bem representado pelo clássico de Newton "Amazing Grace" (Graça maravilhosa), embora esta grande música gospel combina o elemento subjetivo com o objetivo , como todas as músicas gospel dignos deve fazer.

Neste momento é oportuno notar como muito aquém da liminar muita música igreja contemporânea de Paulo cai, especialmente aquela que passa como "música especial", com seus arranjos mecânicos astuta, micro- aperto, peças personal-metragens, e carisma fase geral. Como apropriado uma repreensão a esta perversão- honrando o homem da música cristã são as palavras de Eadie:

Música é mero som vazio; para compasso de voz, a execução gracioso, e as notas emocionantes são uma oferta vão em si mesmos. Os Padres reclamou algumas vezes que a simples melodia do serviço da igreja, tirou a atenção do espírito e sentido do exercício. Assim Jerome diz justamente nesta passagem "Que os homens jovens ouvir isso: vamos ouvir aqueles que têm o ofício de cantar na igreja, que eles não cantar com sua voz, mas com o coração, para o Senhor; não gosto trágicas preparando fisicamente a sua garganta e boca, para que possam cantar depois da moda do teatro na igreja. Aquele que tem, mas uma voz doente, se ele tem boas obras, é um cantor doce diante de DEUS ... Que o servo de CRISTO, para encomendar o seu canto, que as palavras que são lidas pode agradar mais do que a voz do cantor.; que o espírito que estava em Saul pode ser expulso deles que transformaram a casa de DEUS em um palco e teatro do povo.

Elogios do Messias, pelo amor de Handel ".

Os primeiros cristãos deram dinamismo ao seu culto espiritual e viver pela edificação mútua na música (cf. Cl 3.16 ) e louvores de coração a seu DEUS.

Quando a Igreja perde suas canções de louvor a DEUS ela invariavelmente perde seu poder para viver para DEUS. A, espírito cristão de louvor alegre é um espírito poderoso e invencível, como é bem representada pela experiência de Paulo e Silas na prisão de Filipos ( Atos 16: 23-34 ).

5- Em quinto lugar, a caminhada cristã sábio é uma caminhada grato (v. 20 ). Há de fato um sentido em que o cristão pode dar justamente graças por todas as coisas (cf. Rom. 8:28 ). Crisóstomo provavelmente foi longe demais quando disse que "devemos agradecer a DEUS por o inferno", uma vez que é um aviso para impedir os homens de terminar lá. Paulo ordena ação de graças aqui para as todas as coisas que os cristãos possuem, em vez de todas as coisas que podem acontecer a eles. É a plenitude do ESPÍRITO que não só torna possível ação de graças por todas as coisas, mas que na verdade move o coração do cristão sincero agradecimento a DEUS por Sua generosa graça em CRISTO, em contraste com a indignidade do adorador. Embora nem sempre é possível tornar Ação de graças formalmente ou de forma audível a DEUS, o cristão pode ter sempre um espírito e atitude grato e agradecido para com DEUS.

Ação de Graças é a serem prestados em nome de nosso Senhor JESUS CRISTO a DEUS . Este é necessariamente assim uma vez que qualquer e todas as bênçãos recebidas de DEUS, os crentes são recebidos através de JESUS CRISTO (cf. Rom 6:23. ; . Phil 4:19 ). Além de homem, CRISTO não recebe nada de DEUS, mas a condenação legal e julgamento. Através de CRISTO vem misericórdia. Eadie diz: "Seu nome é o único elemento em que, graças devem ser prestados, isto é, pela Sua mandado de graças são oferecidos, e por causa dele que são aceitos." A expressão de DEUS, até mesmo o pai é usado da paternidade de DEUS em um sentido geral aqui. Caráter paternal de DEUS refere-se igualmente ao Seu Filho JESUS CRISTO e os crentes como os Seus filhos adotivos. 

6- Em sexto lugar, a caminhada cristã sábio é uma caminhada socialmente atencioso (v. 21 ). Este versículo parece fechar a presente seção da epístola, e ao mesmo tempo para abrir a seção seguinte sobre as relações da família cristã. Assim, é uma palavra de transição.

Conclusão: Em suma, Paulo admoesta os crentes para segurar um ao outro, no devido respeito pessoal e servir os interesses de uns aos outros como a ocasião e ética cristã demanda. Tudo isso, no entanto, é feita possível e obrigatória pelo temor do Senhor . Este não é um servil, mas sim um temor reverencial a medo que inspira respeito, tanto para DEUS e Seus outros filhos. Assim, a caminhada cristã é uma caminhada de mútuo com os outros membros do corpo de CRISTO.



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