Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Palavra do Pastor

10/05/2016

As Sagradas Escrituras

Valorizadas pelos JUSTOS, desprezadas pelos ÍMPIOS

www.adsaomigueldoscampos.com.br

Texto: Salmos 1.1-6.

INTRODUÇÃO – Considerando ser o 2º domingo de dezembro o Dia da Bíblia, nada melhor do que fazermos uma exposição sobre o Salmo 1º, que mostra com nitidez a diferença entre a pessoa que se deixa orientar pela palavra de Deus e a que vive pelo seu próprio modo de pensar a vida. Queira Deus nosso Senhor que esta exposição leve o internauta a tomar uma posição ao lado da Palavra de Deus e deixar os seus próprios conceitos, só assim alcançará a verdadeira felicidade (Bem-aventurança) que consiste unicamente em uma vida de santidade e não no hedonismo/prazer. Vejamos a seguir o que nos revela as Santas Escrituras no Salmo primeiro.

EM PRIMEIRO LUGARO justo não se deixa seduzir pelas filosofias dos ímpios, “pois ele não anda segundo o conselho dos ímpios” v.1. Todo pecador inveterado quer levar outros ao pecado. Lembremo-nos de Eva que ao ser tentada pelo diabo seduziu Adão a pecar também Gênesis 3.6. Jonadabe, primo de Amnom, orientou-o a como seduzir e estuprar a própria irmã deste, 2 Samuel 13.1-5. O conselho dos ímpios é geralmente contra a fé na Palavra de Deus. Davi disse: “Apartai-vos de mim malfeitores, para que eu guarde os mandamentos de Deus” Salmos 119.115. Muitos cristãos têm deixado de dar ouvidos a Palavra de Deus para ouvir esses malfeitores. Muitos desses malfeitores estão nas redes sociais, nas faculdades e colégios, nas repartições e instituições. Cuidado com os tais! Eles são escarnecedores de Deus, da Bíblia e dos que seguem-na.

EM SEGUNDO LUGAR: O justo orienta sua vida pelas Santas Escrituras. O seu prazer é na lei do SENHOR Salmos 1.2. Ele sabe que apesar de elas serem uma regra, um mandamento, eles são santos, justos e bons Romanos 7.12. A lei do SENHOR é semelhante as sinalizações de trânsito, se todos obedecessem acabariam os acidentes e tragédias nas estradas. Todo verdadeiro cristão tem prazer na Palavra de Deus e é satisfeito com ela, pois é a revelação da vontade de Deus para nós. Além disto, ele medita nela de dia e de noite. Nós só pensamos no que nos dá prazer. Além de refletir sobre a Bíblia o apóstolo Paulo nos orienta a falar dela com as pessoas: “A palavra de Cristo habite em vós abundantemente… ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros”, Colossenses 3.16.

EM TERCEIRO LUGAR: O justo é comparado a uma árvoreSalmos 1.3a. Que rica simbologia! Quem obedece a Bíblia tem muitas folhas para dar sombra, abrigo e frutos para todos que estão próximos dele. Tem o fruto do Espírito: “O amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio”Gálatas 5.22. Que bênção é ter perto de si pessoas dessa maneira! Tudo isso o justo recebe de Cristo (nosso Ribeiro), pois as “raízes” do crente estão arraigadas nEle, Efésios 3.17.

EM QUARTO LUGAR: O ímpio é comparado com a moinha que o vento espalhaSalmos 1.4. Moinha, segundo Aurélio é o fragmento da palha muito moída. Depois da colheita, o trigo era batido com uma vara e a palha largava-se do grão toda quebradinha, era a moinha que não prestava para nada, o vento levava e espalhava para sempre; o que ficava era queimado no fogo. As Escrituras dizem que quem não se rege pela Palavra de Deus é uma moinha; vidas vazias, inúteis, que causam problemas por onde passam. Quantos filhos moinhas, quantos maridos moinhas, quantos patrões moinhas, quantos empregados moinhas, quantos governantes moinhas. Quando o vento dava e levantava a moinha quem estava perto era capaz de morrer sufocado. Quem não obedece a Palavra é assim, só causa problemas.

EM QUINTO LUGAR: O ímpio vai enfrentar o juízo que estar por virSalmos 1.5. Eles não subsistirão no julgamento, irão sucumbir. Vão receber o castigo por tudo que fizeram quando estavam no corpo, 2 Coríntios 5.10b. Quem não crer na Palavra, pensa que ao morrer acaba-se tudo. Ledo engano! “Porque todo haveremos de comparecer ante o Tribunal de Cristo” 2 Coríntios 5.10a. Quem deixou de ouvir a Deus para ouvir os ímpios vai pagar o preço sendo excluído da“Congregação dos justos” Salmos 1.5b. Lá no céu estarão “Os espíritos dos justos aperfeiçoados” Hebreus 12.23. Se eles aqui na terra já eram pessoas maravilhosas de conviver, imagine eles depois de aperfeiçoados nos céus. Hoje anuncia-se que todo mundo vai para o céu, isto não é verdade, pois Jesus falou que muita gente vai ficar do lado de fora “Mas eu vos digo que muitos virão do Oriente e do Ocidente e assentar-se-ão à mesa com Abraão, Isaque e Jacó, no Reino dos céus; e os filhos do Reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes” Mateus 8.11-12. Em Apocalipse 21.8, está escrito “Mas os covardes, os traidores, os que cometem pecados nojentos, os assassinos, os imorais, os que praticam a feitiçaria, os que adoram ídolos e todos os mentirosos, o lugar dessas pessoas é o lago, onde queima o fogo e o enxofre, que é a segunda morte”. Afinal o caminho dos ímpios perecerá, Salmos 1.6b.

EM SEXTO LUGAR: Deus avaliará a vida dos justos. “O SENHOR conhece o caminho dos justos”Salmos 1.6. Ele sabe a vida de oração secreta deles, Mateus 6.6, a vida de jejum, Mateus 6.18 e as ações de bondade que eles praticaram com o próximo, Mateus 6.4. Embora muitas vezes, os que obedecem a Palavra de Deus, sejam, aqui na terra, desconsiderados e caluniados pelos homens, naquele Dia, “eles brilharão como o Sol no Reino de seu Pai”Mateus 13.43.

CONCLUSÃO: Espero que o nobre leitor opte por ficar al lado dos que creem e obedecem a Palavra de Deus e, seja comparado a uma árvore maravilhosa que é uma bênção para todos com sua sombra e frutos. Não queira ser uma imprestável moinha que terminará desgraçadamente por não crer na infalível Palavra de Deus.

Rev. José Orisvaldo Nunes de Lima é pastor 
formado em Teologia e Direito, advogado,
professor de Teologia, líder da Assembleia de Deus em Alagoas
Presidente da COMADAL. 

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.