Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Fateal

23/03/2010

Convênio garante diploma reconhecido pelo MEC para alunos da Fafiteal

Mais de 500 alunos terminaram o curso de Teologia e ainda não têm a certificação dada pelo ministério


Assinatura do convênio aconteceu durante a comemoração dos 70 anos da CPAD, no Rio de Janeiro

Um conv?nio assinado no ?ltimo dia 12, no Rio de Janeiro, permite aos alunos que conclu?ram o curso de Teologia na Faculdade de Filosofia e Teologia de Alagoas (Fafiteal) a ter o direito do almejado diploma universit?rio devidamente reconhecido pelo Minist?rio da Educa??o (MEC). Por meio da Faculdade Evang?lica de Ci?ncias e Tecnologia (Faecad), ser? oferecido um curso de integraliza??o de um ano e meio e, ap?s este per?odo, o diploma ser? expedido.

A possibilidade de conferir o t?tulo de bacharel em Teologia, acompanhado da certifica??o oficial, era um desejo antigo da dire??o da Fafiteal, que est? sob a orienta??o do minist?rio da Assembleia de Deus em Alagoas. Em 2001, uma comiss?o t?cnica do MEC veio a Macei? avaliar a estrutura da institui??o, mas indeferiu o pedido de reconhecimento do curso por quest?es burocr?ticas e de estrutura f?sica.

Tr?s anos depois, o ministro da Educa??o reuniu esta mesma comiss?o de ensino superior para tentar regulamentar alguns cursos que eram ministrados h? anos em v?rios semin?rios e igrejas do Pa?s. O parecer 063/2004 solucionava os problemas dos alunos provenientes de institui?es sem reconhecimento do curso de gradua??o em Teologia. Os estudantes que haviam conclu?do teriam a possibilidade de retirar o diploma pelo MEC se o local onde ele estudou firmasse um conv?nio com uma faculdade regularizada.

O parecer dizia ainda que as institui?es reconhecidas teriam que oferecer uma carga hor?ria de 20% do total da grade curricular do curso de Teologia, o que equivaleria a 640 horas/aula. Para se entender melhor, a referida faculdade s? poderia receber o aluno acatando 80% do que ele j? havia estudado. Al?m disso, como pede as normas federais para o ingresso no ensino superior, os candidatos s?o obrigados a participar de um exame de sele??o.

E foi o que aconteceu com a Fafiteal. Segundo revelou o diretor da faculdade, pastor Sebasti?o Oliveira, desde 2008 os di?logos com a dire??o da Faecad, do Rio de Janeiro, foram iniciados com a inten??o de consolidar uma parceria.

?Depois desta abertura que o MEC deu para as faculdades buscarem conv?nios para assegurar o diploma dos alunos, decidimos procurar uma institui??o reconhecida no pa?s e com bom conceito. Encontramos a Faecad que no ano passado teve a melhor avalia??o do curso de Teologia do Pa?s, com conceito A?, disse o diretor.

Ele informou que teve um contato com a equipe de diretores e coordenadores da faculdade na cidade de Recife e conversou sobre o interesse em firmar o termo de coopera??o. Em fevereiro deste ano, o pastor Sebasti?o foi ao Rio de Janeiro conhecer a estrutura da institui??o e foi orientado a preparar um projeto de integraliza??o, com base nos requisitos sugeridos pelo Minist?rio da Educa??o.

Com o plano de a??o pronto, gra?as ao empenho da coordena??o, o pastor Sebasti?o Oliveira retornou ao Rio de Janeiro, este m?s, e aproveitou a comemora??o dos 70 anos da Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD) para assinar o conv?nio. Al?m dele, assinaram o documento o pastor Jos? Antonio dos Santos e os diretores da Faecad ? um deles era o pastor Marcos Tuller.

Curso de Integraliza??o come?a em julho

Mediante o conv?nio, a Fafiteal planeja como se dar? a sele??o dos candidatos para a forma??o de duas turmas do curso de integraliza??o. J? h? data prevista para as aulas terem in?cio ? 17 de julho ? conforme divulgou o pastor Sebasti?o Oliveira. Por enquanto, ser?o oferecidas 100 vagas, divididas em turmas de 50 alunos.

O conte?do program?tico ? ou grade curricular ? somada fica em 640 horas/aula. Para que todos os assuntos sejam ministrados em tempo h?bil, a Fafiteal anuncia que as aulas acontecer?o aos s?bados ? os dois hor?rios. O curso vai ser dividido em tr?s per?odos de seis meses cada, totalizando um ano e meio.

Os professores ser?o de Alagoas e do Rio de Janeiro. Segundo o pastor Sebasti?o, a cada per?odo pelo menos um educador da Faecad estar? em Macei? para passar o conte?do na integraliza??o. O diploma ser? expedido ao final dos tr?s per?odos, com reconhecimento da institui??o carioca. Vale ressaltar que este curso de integraliza??o somente ser? destinado ?queles que j? conclu?ram o bacharelado. Para o n?vel b?sico, n?o h? possibilidade.

Vamos buscar o registro pr?prio, revela o diretor da Fatiteal

Mesmo satisfeito com a nova modalidade do MEC incentivando os conv?nios entre as institui?es, o diretor da Fafiteal adiante que continuar? buscando o registro pr?prio para a institui??o. Ele revela que a faculdade foi a primeira do Norte/Nordeste a solicitar o reconhecimento do curso de Teologia. Isso aconteceu no ano de 2000.

?Vamos continuar trabalhando duro, incentivando a educa??o teol?gica para que em um curto espa?o de tempo consigamos o registro pr?prio junto ao MEC. Para isso, reconhecemos que vamos mudar de pr?dio e completar o volume de livros da nossa biblioteca. Em at? dois anos, creio eu, tudo isso estar? resolvido?, prometeu o pastor Sebasti?o Oliveira.

Ele ainda diz que o apoio da dire??o da Igreja foi essencial para que o conv?nio fosse consolidado com a Faecad e destacou o incentivo do pastor Jos? Antonio dos Santos para a melhoria do ensino teol?gico oferecido pela Assembleia de Deus em Alagoas.

?A parceria nos deu uma maior seguran?a para trabalhar e um impulso para batalhar por lugares melhores. A Fafiteal continuar? formando l?deres e obreiros em Alagoas gra?as a esta parceria?, ressaltou o diretor.

Atualmente, a institui??o disp?e de uma sede pr?pria, localizada no bairro do Jacintinho, ao lado da Assembleia de Deus na Cohab, e de mais 26 n?cleos espalhados pela capital e pelo interior do Estado. O n?mero de alunos matriculados passa de 850, segundo o pastor Sebasti?o Oliveira.

O curso de Teologia bacharelado, ou seja, de n?vel superior, somente ? oferecido no pr?dio da faculdade. Ao todo s?o 48 disciplinas em quatro anos de estudos. As mat?rias envolvem Teologia sistem?tica, Bibliologia, Educa??o Religiosa, Filosofia, Antropologia e Psicologia. A maioria dos professores s?o especialistas nesta ?rea do conhecimento.

?Venha para a Fafiteal voc? tamb?m. O curso de Teologia faz voc? ficar mais crente e desperta ainda mais a lideran?a que est? dentro de voc?, recomenda o pastor Sebasti?o.



THIAGO GOMES
Rep?rter
Galeria de Fotos
  • Convênio garante diploma reconhecido pelo MEC para alunos da Fafiteal
  • Convênio garante diploma reconhecido pelo MEC para alunos da Fafiteal
  • Convênio garante diploma reconhecido pelo MEC para alunos da Fafiteal
  • Convênio garante diploma reconhecido pelo MEC para alunos da Fafiteal
  • Convênio garante diploma reconhecido pelo MEC para alunos da Fafiteal
  • Convênio garante diploma reconhecido pelo MEC para alunos da Fafiteal

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.