Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Especial

04/05/2010

Saiba como nasceu o Jornal Novas de Esperança

Órgão informativo da Assembleia de Deus em Alagoas foi fundado em 06 de maio de 1990


No dia 06 de maio de 1990 nasceu um embri?o que 20 anos depois se transformaria em um Sistema de Comunica??o. O Jornal Novas de Esperan?a (JNE) foi lan?ado nesta data e, diferente dos dias atuais, n?o contava com a tecnologia e com as cores. At? a moeda oficial do pa?s era diferente. O primeiro exemplar custava Cr$ 20,00 (vinte cruzeiros) e foi impresso em preto e branco. Como destaque principal estava a visita hist?rica a Alagoas do mission?rio Rodolfo Beuttem?ller, dos Estados Unidos, ocorrida em mar?o daquele ano. A palavra do pastor Jos? Antonio dos Santos e um congresso da mocidade tamb?m estavam evidenciados.

No expediente do impresso ? se??o de um informativo em que se coloca a equipe de trabalho ? estavam o irm?o Jos? Brasil (diretor geral), Enriques Alves (diretor de circula??o), Carloman Otaviano (diretor administrativo), Harry Ten?rio (diretor comercial), M?rio Soares (circula??o), Carlos Lucena (miss?es) e pastor Solon Teixeira (revisor doutrin?rio). Era essa a equipe que iniciou a comunica??o na Assembleia de Deus em Alagoas.

Atualmente morando na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, o irm?o Carloman Otaviano, contou como se deu a cria??o do jornal da igreja. ?Na verdade, a ideia da cria??o de um jornal para nossa igreja foi do pastor Jos? Antonio dos Santos, de um irm?o que n?o est? mais na AD ? irm?o Brasil ? e minha. O objetivo da cria??o do NE ? a mesma de hoje; levar ? nossa comunidade informa?es do que acontece dentro da pr?pria comunidade. Outro objetivo era o de levar mensagens edificadoras aos leitores. Todos presididos por nosso pastor Z? Neco. No in?cio n?o t?nhamos sala, pois tudo era improvisado?, relatou.

Segundo ele, a impress?o era feita de maneira simpl?ria, sem grandes recursos tecnol?gicos. ?Artesanal. Essa ? a express?o que melhor descreve como o jornal era feito. A S?nia (esposa dele) escrevia todas as mat?rias numa m?quina de escrever, depois enviamos para a gr?fica do presb?tero Jos? Correia, onde uma outra pessoa digitava tudo em uma m?quina antiga que imprimia o material na forma de vertical. Depois as tiras impressas eram repassadas para uma que montava toda a arte do jornal. Dif?cil era corrigir algum erro na montagem do jornal. Tudo muito, muito trabalhoso, mas no final a alegria de ver a edi??o pronta dava um imenso prazer?, destacou.

Conforme Carloman revelou, as informa?es, fotos, reportagens e mat?rias b?blicas eram conseguidas com os dirigentes de congrega?es, l?deres dos diversos setores da igreja. J? com a colabora??o do irm?o Jota Cavalcante, as dificuldades eram grandes para se conseguir o material. ?O Jota tirava a foto, eu escrevia o texto, a Rosiane digitava e fazia a revis?o. A irm? S?nia tamb?m fazia este trabalho?, destacou o di?cono Adriano Oliveira, atualmente diretor administrativo do JNE.

Do ponto de vista da diagrama??o, ao longo dos vinte anos do Novas de Esperan?a passou por grandes mudan?as. No in?cio, eram oito p?ginas, todas em duas cores em tamanho standard. Em maio de 2000, quando completou dez anos de exist?ncia, ganhou cores e um caderno B, onde eram destacados eventos culturais principalmente dos jovens, e passou a ser impresso em formato tabloide.

Mas, em abril de 2007, o experiente designer Ebenezer Ferreira construiu um projeto gr?fico e o apresentou a ideia para a dire??o, que acatou. O plano tinha toques modernos e foi tendo poucas altera?es at? os dias atuais. O projeto foi elogiado pelos leitores de v?rios estados do Brasil. Segundo o designer, o JNE superou v?rios entraves para que pudesse permanecer vivo. ?Chegou-se ao ponto de se criar um caixa de evangelismo para ajudar as igrejas do interior, que n?o tinham muitos recursos, a adquirir o jornal?, lembra Beno, como ? conhecido.

Com rela??o ao apoio e o desafio de implantar a comunica??o na Assembleia de Deus, o irm?o Carloman ressaltou que a parceria sempre foi positiva com os obreiros que integravam o minist?rio local. ?O minist?rio da igreja apoiou a ideia do nosso pastor, e esse apoio era demonstrado com envio de material para publica??o, compra do jornal, etc. Resist?ncia houve, mas o JNE ? um projeto divino antes de ser humano. E a prova disso ? que estamos comemorando 20 anos este m?s?, disse.

Ele ainda destacou: ?trabalhar com o pastor Z? Neco, conviver com os pastores do interior e dirigentes de congrega?es da capital, com toda certeza foi uma das coisas que marcou nossas vidas, pois resultou na obten??o da amizade de todos. O sentimento que temos em ver o JNE chegar aos 20 anos ? de gratid?o, e a certeza de que at? aqui o Senhor tem ajudado a equipe do Jornal Novas de Esperan?a.



Da Reda??o
Com JNE

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.