Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Especial

24/10/2010

Portal AD Alagoas analisa a influência da religião neste 2º turno

Temas vieram à tona e mudaram o ritmo das candidaturas tanto no Brasil como em Alagoas


Urna eletrônica

A campanha eleitoral deste segundo turno termina nesta semana e fica marcada pelo apelo religioso em busca do voto. No ?mbito federal, Dilma Rousseff (PT) e Jos? Serra (PSDB) ?suam? a camisa para esclarecer, confirmar, reafirmar, enfim, atestar que est?o em acordo com os preceitos crist?os e a favor da vida. J? em Alagoas, a religi?o aparece discreta na propaganda eleitoral, mas est? l?.

Logo no in?cio do guia pela TV, o programa do ex-governador e candidato ao Governo do Estado, Ronaldo Lessa (PDT), exibiu uma grava??o feita com o pastor Jos? Antonio dos Santos, presidente da Assembleia de Deus em Alagoas. No v?deo, o ministro foi inquirido a falar sobre o candidato e a resposta teve uma avalia??o positiva da antiga gest?o.

Ali?s, a foto do pastor Jos? Neco j? havia sido mostrada pelo candidato derrotado a deputado federal Jo?o Caldas (PSDB). O pol?tico ? dono de emissoras de r?dio e de televis?o com conte?do evang?lico de Alagoas e fez quest?o de aparecer na Conven??o Estadual da igreja, em agosto, e em eventos assembleianos no interior durante o per?odo de campanha.

Teotonio Vilela Filho (PSDB) esteve em um culto no templo-sede, no bairro do Farol, e numa das noites da Conven??o deste ano. A campanha ainda estava no in?cio do primeiro turno. Agora, na TV, o candidato ? reelei??o, num dos trechos em que critica o seu advers?rio, se compara a Jesus Cristo. O programa diz que Jesus confiou em Judas e mesmo assim foi enganado por ele.

Marina Silva, a candidata evang?lica que n?o teve o apoio maci?o dos crist?os ? talvez se tivesse poderia estar hoje disputando segundo turno ? terminou a campanha no primeiro turno e, mesmo sem querer, provocou uma avalancha de discuss?es sobre temas religiosos. Ela at? que foi questionada sobre estes assuntos em muitas sabatinas e debates que participou, mas n?o quis polemizar. Entretanto, ela n?o sabia que sua postura discreta quanto a estes ?dogmas? causaria tanto impacto nas campanhas advers?rias na etapa decisiva em busca do voto.

Dilma e Serra ainda tentam excluir as ?centrais de boatos? por e-mail, telefone, cartazes e panfletos que se espalharam como a velocidade da luz. A petista foi taxada de favor?vel ao aborto e ainda luta para se explicar aos tradicionais religiosos. Serra acompanhou calado as den?ncias contra Dilma, teve sua campanha estourada, chegando a encostar nas pesquisas de inten??o de voto, mas, agora, se v? pressionado com ataques, sobretudo no estilo de trabalho herdado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso quando se fala em privatiza?es das empresas p?blicas, um ponto negativo para ele.

No domingo, 31 de outubro, o povo brasileiro volta ?s urnas para escolher o seu presidente. Alagoas tamb?m vai selecionar o pr?ximo governador. E somente ap?s a contagem dos votos se saber? o quanto a religi?o foi importante na decis?o popular. ? aguardar para saber.



THIAGO GOMES
Rep?rter

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.