Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Concurso

10/02/2011

Marinha abre inscrição para 2,2 mil vagas de aprendizes-marinheiros

Candidato deve ser solteiro e ter entre 18 e 22 anos


Aprendizes de marinheiro: instrução

A Marinha abriu processo seletivo para 2,2 mil vagas de aprendizes-marinheiros Os candidatos podem se inscrever pelo site www.ensino.mar.mil.br ou nas Organiza?es Militares da Marinha listadas no edital, nos dias ?teis, das 8h30 ?s 16h30, at? 28 de fevereiro. A taxa ? de R$ 12.

O candidato (s? pode ser do sexo masculino) deve ser solteiro e n?o ter uni?o est?vel; ter 18 anos completos e menos de 22 anos de idade no primeiro dia do m?s de janeiro do ano do in?cio do curso, previsto para 23 de janeiro de 2012 (nascidos entre 2 de janeiro de 1990 e 1 de janeiro de 1994); ter conclu?do, com aproveitamento, o ensino fundamental at? a data prevista no calend?rio de eventos para a verifica??o de documentos.

O Curso de Forma??o de Marinheiros para a Ativa ser? conduzido nas Escolas de Aprendizes-Marinheiros (EAM), sob regime de internato, e tem dura??o de um ano letivo, realizado em 48 semanas, no qual ser?o ministradas disciplinas do ensino b?sico e do ensino militar-naval.

Durante o curso, al?m de alimenta??o, uniforme, assist?ncia m?dico-odontol?gica, psicol?gica, social e religiosa, o aprendiz-marinheiro receber? remunera??o.

As EAM s?o estabelecimentos de ensino militar da Marinha do Brasil (MB), cujo prop?sito ? formar marinheiros para o Corpo de Pra?as da Marinha. Atualmente existem quatro escolas: Escola de Aprendizes-Marinheiros do Cear?, em Fortaleza (EAMCE); Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco, no Recife (EAMPE); Escola de Aprendizes-Marinheiros do Esp?rito Santo, em Vit?ria (EAMES) e Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina, em Florian?polis (EAMSC).

Ser? facultado ao candidato manifestar prefer?ncia por cursar em uma das EAM na inscri??o. Entretanto, a Marinha reserva-se o direito de designar o candidato para qualquer outra das escolas, atendendo, se poss?vel, ? classifica??o do candidato.

Na apresenta??o em uma das EAM, o candidato classificado dentro do n?mero de vagas previsto ser? incorporado com a gradua??o de aprendiz-marinheiro.

Durante o curso, os alunos ser?o submetidos a exame psicol?gico para avaliar os aspectos de personalidade, motivacionais e a compatibilidade com o perfil psicol?gico exigido para a carreira de pra?as. A aprova??o no exame ser? requisito para a promo??o a grumete e continuidade no curso da EAM.

Ao concluir o curso com aproveitamento, o grumete prestar? juramento ? bandeira, assumindo compromisso de tempo de servi?o por um per?odo de 2 anos, contados a partir do dia imediato ao do t?rmino do Curso de Forma??o de Marinheiros.

A seguir, ser? designado para servir a bordo de navio ou Organiza??o Militar da Marinha em qualquer parte do territ?rio nacional, onde ser? promovido a marinheiro e cumprir? est?gio inicial destinado ? avalia??o do desempenho ao longo do primeiro ano da gradua??o.

Apenas os marinheiros aprovados no est?gio Inicial, considerados ent?o plenamente adaptados ? carreira naval, poder?o permanecer no Servi?o Ativo da Marinha (SAM). Desde que alcance os requisitos m?nimos previstos no Plano de Carreira de Pra?as da Marinha, pela legisla??o em vigor, a ?ltima gradua??o na carreira de Pra?a ? a de Suboficial.

O processo seletivo ? constitu?do das seguintes etapas: prova escrita objetiva ?nica, com 50 quest?es de conhecimentos gerais de matem?tica, portugu?s e ci?ncias; e eventos complementares, constitu?dos de sele??o psicof?sica, teste de sufici?ncia f?sica e verifica??o de dados biogr?ficos. A prova objetiva ser? no dia 26 de abril, das 10h ?s 14h. O in?cio do curso ? em 23 de janeiro de 2012.



G1

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.