Siga-nos nas redes sociais Facebook Twitter Instagram

Notícias » Ciência e Saúde

13/11/2011

Mamadeira não deve ser preparada com antecedência, ensina pediatra

O leite deve ser preparado só na hora de servir, para evitar a contaminação por bactérias.


Dar o peito ? a forma mais saud?vel, pr?tica e prazerosa de alimentar o beb?. Mas, infelizmente, nem todas as mulheres podem amamentar e, mesmo quem pode acaba recorrendo ? mamadeira em algum momento.

Como a imunidade das crian?as ainda est? em forma??o, ? preciso todo o cuidado com a limpeza desse utens?lio. Al?m disso, o leite deve ser preparado s? na hora de servir, para evitar a contamina??o por bact?rias.

Estudo recente realizado pela microbiologista Rosana Siqueira dos Santos, professora da faculdade Veris IBTA Metrocamp (do Grupo Ibmec Educacional), detectou a presen?a de uma bact?ria causadora de doen?as em 12% de 98 amostras de f?rmulas infantis em p?. A Enterobacter sakazakii, segundo ela, ? associada a infec?es intestinais. ?A quantidade encontrada nas amostras, por si s?, n?o ? suficiente para causar problemas, mas sem os cuidados apropriados essas bact?rias podem se multiplicar?, alerta a pesquisadora.

O pediatra Sylvio Renan de Barros, autor do Blog do Pediatra, lembra que o primeiro passo ? lavar bem as m?os antes de preparar o leite do beb?. Ele recomenda que a mamadeira seja esterilizada de duas a tr?s vezes por semana. ?As mamadeiras devem ser fervidas por 3 a 5 minutos em panela fechada , tempo suficiente para que a maioria das bact?rias sejam eliminadas. Pode-se tamb?m esteriliz?-las a frio, com cloro. Existem no mercado v?rias formula?es, devendo ser seguida a instru??o do r?tulo?, ensina.

Depois que o beb? termina de se alimentar, uma boa lavagem com detergente neutro e escova espec?fica ? o suficiente para limpar os res?duos. Enxague bastante para eliminar os res?duos de sab?o.

Sirva na hora

Muita gente tem o costume de preparar a mamadeira e levar na bolsa t?rmica para ser oferecida ao beb? duas ou tr?s horas depois, durante o passeio. Mas a pr?tica pode abrir portas para as bact?rias. O certo, segundo o m?dico, ? levar a ?gua filtrada e fervida e misturar o p? logo antes de servir.

Se voc? tem o costume de extrair o leito do peito para depois oferecer ao beb?, lembre-se de ferver os utens?lios antes usar. Segundo o Minist?rio da Sa?de, o per?odo de armazenamento do leite materno ap?s a coleta ? de 24 horas na geladeira e at? 15 dias no freezer.

Siga-nos no twitter:@PortalADAlagoas



UOL
[email protected]

Rádio Online

Ouça

Cadastro

Cadastre-se e receba as últimas novidades do Portal AD Alagoas.

Correspondente

Interaja com o Portal AD Alagoas e envie sugestões de matérias, tire suas dúvidas, e faça parte do nosso conteúdo.

participe »
Lições Bíblicas
Estudos Bíblicos
Correspondente - Enviar Matéria

Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Sede
Av. Moreira e Silva, nº 406, Farol

 

Horário de Cultos

Aos Domingos 09:00h - Escola Dominical

Aos Domingos 18:30h - Culto Evangelístico

As Terças-feiras 18:30h - Culto de Doutrina

As Quarta-feiras 10:00h as 17hs - Círculo de Oração

As Sextas-feiras 18:30h - Culto de Oração

Facebook Twitter Instagram Siga-nos nas Redes Sociais
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.